Nº 1 - 2019

Eixo 1

Política e gestão da educação básica




I - ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: META 1 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CORUMBÁ - MS (2015-2025): UMA QUESTÃO DE DIREITO
             Adel Ferreira Campos Junior,
             Nadia Bigarella

II - CONSENSO EM JÜRGEN HABERMAS E GESTÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
             Adrielly Benigno de Moura,
             Joaquim Gonçalves Barbosa

III - O PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES E A FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS: O CASO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
             Alba Valéria Baensi da Silva,
             Amanda Moreira Borde da Costa Marques

IV - MODERNIZAÇÃO E REFORMAS CONSERVADORAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO EDUCACIONAL
             Alda Maria Duarte Araújo Castro

V - A ABORDAGEM DOS ARRANJOS INSTITUCIONAIS DE IMPLEMENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DA LEI DE CRIAÇÃO DA EMPRESA MUNICIPAL DE MULTIMEIOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO- MULTIRIO: LEI Nº 2029 E SUAS MODIFICAÇÕES
             Aldenira Mota do Nascimento

VI - CONDICIONANTES PARA A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS EM GRÊMIOS ESTUDANTIS DE REGIÕES DE PERIFERIA: DADOS DE PESQUISA
             Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin

VII - GESTÃO, CULTURA E IDENTIDADE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCOLAS PRIVADAS DO DISTRITO FEDERAL
             Alessandra Freire Magalhães de Campos,
             Victor Marcio Laus Reis Gomes

VIII - OS LIMITES DA DEMOCRACIA ESCOLAR E A RELAÇÃO ENTRE A MACRO E A MICROPOLÍTICA
             Alice Miriam Happ Botler

IX - IMPLICAÇÕES E CONTRADIÇÕES SOBRE OS PROCESSOS ORGANIZATIVOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA LEI N. 13.415/2017
             Alice Raquel Maia Negrão,
             Maria do Socorro Vasconcelos Pereira,
             Dinair Leal da Hora

X - ELEIÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES: MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E SOCIALIZAÇÃO DE PODER?
             Aline Bettiolo dos Santos,
             Elton Luiz Nardi

XI - A PRODUÇÃO DA AGENDA POLÍTICO-EDUCACIONAL: COMPREENDENDO OS CONCEITOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS SOBRE AS DISPUTAS ENTRE SINDICATO E GOVERNO
             Aline Chalus Vernick Carissimi

XII - ENSINO FUNDAMENTAL: TENSÕES ACERCA DO CORTE ETÁRIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
             Alzira Batalha Alcântara,
             Roseli Maritan de Aboim Costa

XIII - REVISITANDO A CORRIDA POR RESULTADOS NO IDEB EM MUNICÍPIOS CEARENSES
             Ana Lídia Lopes do Carmo

XIV - A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E POBREZA NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AFRÂNIO-PE
             Ana Lúcia Borba de Arruda,
             Karla Reis Gouveia

XV - CONSELHOS ESCOLARES EM SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO CATARINENSES
             Ana Paula da Motta

XVI - A PROPOSTA EDUCATIVA DA ESCOLA “TOCANTINS” E O MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS (MAB)
             Ana Rosa Pinheiro da Silva

XVII - A GESTÃO ORÇAMENTÁRIA DAS ESCOLAS ASSISTENCIAIS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
             André Gomes da Conceição

XVIII - OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - PROEJA: AS POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO IFSP.
             Andréa dos Santos Lopes,
             Teise de Oliveira Guaranha Garcia

XIX - O CONCEITO DE LIBERDADE NAS PROPAGANDAS SOBRE A LEI 13.415/17: BREVE ANÁLISE A PARTIR DAS CARACTERÍSTICAS DO ENSINO MÉDIO
             André Randazzo Ortega

XX - O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POLÍTICA DE ESTADO: UMA LEITURA DOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO DE 2001 E 2014
             Andressa Garcia de Macedo,
             Maria Eunice França Volsi

XXI - ELEMENTOS DOS/PARA OS ESTUDOS SOBRE OS SALÁRIOS DOCENTES
             Andreza Barbosa

XXII - PESQUISAS E INTERVENÇÕES EM ESCOLAS PÚBLICAS: ABORDAGENS NO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
             Angela Maria Martins

XXIII - ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL NO RS: DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO À AMPLIAÇÃO DAS DESIGUALDADES
             Angela Both Chagas,
             Mateus Saraiva, Brenda Jover

XXIV - O DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ESTADO DO AMAZONAS: UMA ANÁLISE DO “PROJETO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL”
             Angela Maria Gonçalves de Oliveira,
             Andréia Silva Abbiati

XXV - A LUTA DE CLASSES NO INTERIOR DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ E SUA RELAÇÃO COM O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: ELEMENTOS DELINEADORES DE PESQUISA
             Angelo Juliano Carneiro Luz,
             Simone de Fátima Flach

XXVI - CONSELHOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CARIACICA/ES: FORTALECENDO A PARTICIPAÇÃO DE TODOS
             Aníbal Saltório de Almeida Júnior,
             Itamar Mendes da Silva

XXVII - A FORMAÇÃO E O EMPODERAMENTO DO CONSELHO ESCOLAR
             Antonia Rilzonete de Castro Batista,
             Arilene Maria Soares de Medeiros

XXVIII - OS DESDOBRAMENTOS DA GESTÃO NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP
             Ariane Dabien Garrido Barroso

XXIX - POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E ACCOUNTABILITY NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DO CARIRI CEARENSE
             Arlane Markely dos Santos Freire,
             Andréia Ferreira da Silva

XXX - O “PROJETO TRILHAS/ NATURA” NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ (PA) - 2012/2018
             Aurea Peniche Martins,
             Terezinha Fátima Andrade
             Monteiro dos Santos

XXXI - A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM QUEIMADOS (RJ)
             Bethânia Bittencourt Costa e Silva

XXXII - EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BELÉM
             Brenna Nayara Monteiro Silva,
             Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos

XXXIII - AS DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR E SUAS ATRIBUIÇÕES AO TRABALHO DO DIRETOR
             Bruna Gomes de Oliveira,
             Rodrigo da Silva Pereira

XXXIV - A PRIVATIZAÇÃO ACOBERTADA: O PAPEL DO MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM (MPBNC) NA AMPLIAÇÃO DO MODELO DE GOVERNANÇA NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
             Camila Grassi Mendes de Faria

XXXV - APORTES PORTUGUESES PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: DA ENDOPRIVATIZAÇÃO À EXOPRIVATIZAÇÃO
             Camila Maria Bortot,
             Elisângela Alves da Silva Scaff

XXXVI - BASE NACIONAL COMUM DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
             Camila Tecla Mortean Mendonça,
             Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de Oliveira,
             Maria Luisa Furlan Costa,
             Renata Oliveira dos Santos

XXXVII - ASSOCIAÇÃO ENTRE A AUTOEFICÁCIA DO DIRETOR E O ESTILO DE GESTÃO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
             Carla da Conceição de Lima

XXXVIII - ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E A ATUAÇÃO DO DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA
             Carmem Lucia Santos,
             Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos

XXXIX - O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A CRIAÇÃO DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES
             Carmen Ligia Caldas,
             Regina Tereza Cestari de Oliveira

XL - A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: AGENDA GLOBALMENTE ESTRUTURADA?
             Carolina de Moura Vasconcelos,
             Telma Adriana Pacifico Martineli

XLI - DESIGUALDADE NA MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS LUTAS DO MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE
             Caroline Correia Maciel,
             Margarita Victoria Rodriguez,
             Sara Santana Armoa da Silva

XLII - ESCOLAS DE TURNO ÚNICO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR
             Caroline Domingues da Silva Teles de Assis,
             Daniela Patti do Amaral

XLIII - EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E A AGENDA NEOLIBERAL: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE FOMENTO ÀS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL
             Catarina Cerqueira de Freitas Santos

XLIV - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS CONSELHOS E FÓRUNS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE PORTO NACIONAL
             Celestina Maria Pereira de Souza,
             Aldizia Carneiro de Araujo<

XLV - A POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DE GESTAO DEMOCRÁTICA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ/ES, A LEI MUNICIPAL N 1.146 DE 2009: UM ESTUDO DE CASO
             Charles Moura Netto,
             Sandra Maria Guisso

XLVI - A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PRÁTICAS ARTICULATÓRIAS E HEGEMONIA
             Cibele Maria Lima Rodrigues,
             Karla Wanessa Carvalho de Almeida

XLVII - A EXPERIÊNCIA EDUCAÇÃO INTEGRAL/ EM TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM-PA
             Cintia Aurora Quaresma Cardoso,
             Kezya Helga de Souza Rodrigues da Silva,
             Luana Patricia Paixão Maciel,
             Ney Cristina Monteiro de Oliveira

XLVIII - POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A QUEM SE DESTINAM?
             Cintia Magno Brazorotto

XLIX - OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELA EQUIPE GESTORA NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
             Cláudia Melo da Paixão,
             Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio,
             Antônio de Macêdo Mota Júnior

L - O DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA EM MINAS GERAIS
             Cláudia Tavares do Amaral,
             Thais Almeida Martins,
             Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino

LI - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E QUALIDADE DO ENSINO: RELAÇÕES?
             Cristiane Machado

LII - AS REFORMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PROPOSTAS NEOLIBERAIS PARA A EDUCAÇÃO
             Cristine de Fatima Lima Souza

LIII - O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O DISCURSO EM TORNO DA UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
             Cymone Martins Cotrim Teixeira,
             Luzia de Marilac Pereira de Castro

LIV - GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A REDE MUNICIPAL DE NOVA ANDRADINA-MS
             Daiane de Freitas Galvão,
             Giselle Cristina Martins Real

LV - OS DESAFIOS DA GESTÃO EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM: O DIÁLOGO ENTRE LEGISLAÇÃO E O COTIDIANO DA ESCOLA.
             Dalvina Teixeira Rolim,
             Marinez França de Souza

LVI - GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PERSPECTIVA DOS GESTORES ESCOLARES DO SERIDÓ POTIGUAR
             Daniela Cunha Terto,
             Allan Solano Souza

LVII - A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE JOINVILLE/SC E PONTA GROSSA/PR E O INSTITUTO AYRTON SENNA: CONSEQUÊNCIAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
             Daniela de Oliveira Pires

LVIII - PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA SELEÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS: CENÁRIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
             Daniela Patti do Amaral

LIX - FORMA DE PROVIMENTO DOS DIRETORES DAS UNIDADES EDUCATIVAS QUE ATENDEM EXCLUSIVAMENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL NAS REDES MUNICIPAIS DAS CAPITAIS BRASILEIRAS
             Danieli D’Aguiar Cruzetta

LX - A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA PLENA EM MATO GROSSO: PRESENÇA DO SETOR PRIVADO EM ANÁLISE
             Danielle Batista Cardoso,
             Teise de Oliveira Guaranha Garcia

LXI - A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO PARAENSE: QUAL O PERFIL DE FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO PARÁ?
             Danielly Cristinne Barbosa de Campos,
             Alberto Damasceno,
             João Lucio Mazzini da Costa,
             Marta Macedo Matos de Araújo

LXII - GESTÃO DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DE UM PLANO DE GESTÃO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
             Débora Silva Quirino do Nascimento

LXIII - AS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR A PARTIR DE SUA INFRAESTRUTURA
             Denise Madeira de Castro e Silva,
             Sandra Lilian Silveira Grohe

LXIV - O PERFIL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO: ENTRE O LEGAL E O REAL
             Deuzimar Costa Serra

LXV - O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA: UM RETRATO PÓS EC 59/2009
             Dhaiene de Jesus dos Reis Bruno<

LXVI - OR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: CONSELHOS ESCOLARES - O QUE EU NÃO SEI E PRECISO SABER
             Diones Bernardes dos Santos Motta

LXVII - O “PACTO PELA EDUCAÇÃO NO PARÁ” NO ENSINO MÉDIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ NO PARÁ
             Drielly Karina Cardoso da Costa Amóras

LXVIII - A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DAS CAPITAIS BRASILEIRAS: A META 19 E SUAS CONTRADIÇÕES
             Edson Ferreira Alves

LXIX - A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA-ES E AS RELAÇÕES COM O SETOR PRIVADO
             Eduardo Augusto Moscon Oliveira,
             Deborah Gomes Moura,
             Juliana da Vitória Reblin,
             Denise Pinheiro Quadros

LXX - MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ: REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO MILITAR COMPARTILHADA
             Efigenia das Neves Barbosa Rodrigues,
             Josiane da Silva Lopes

LXXI - PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): DESAFIOS PARA O ALCANCE DAS METAS 1 E 3 NA POLÍTICA DE ATENDIMENTO: O QUE DIZEM ESTUDANTES E PROFESSORES.
             Elaine Suane Florêncio dos Santos,
             Danyella Jakelyne Lucas Gomes

LXXII - GESTÃO DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO ENSINO MÉDIO EM PORTUGAL E NO BRASIL
             Eliane Cleide da Silva Czernisz

LXXIII - O ESTILO DE GESTÃO E SEUS ELEMENTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA
             Eliane da Conceição Matta,
             Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

LXXIV - AS CONTRADIÇÕES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO – COMPROMISSO DE SÃO PAULO: UMA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO SIMPLES
             Eliane da Costa Bruini,
             Márcia Aparecida Jacomini

LXXV - A EDUCAÇÃO FÍSICA NO REFERENCIAL CURRICULAR DO ESTADO DO PARANÁ
             Eliane Maria de Almeida,
             Telma Adriana Pacifico Martineli,
             Carolina de Moura Vasconcelos

LXXVI A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
             Eliane Menegotti

LXXVII - QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E IGUALDADE DE TRATAMENTO NO ACESSO À INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS BIBLIOTECAS ESCOLARES
             Elias Barbosa da Silva,
             Gabriela Schneider

LXXVIII - NEOLIBERALIZAÇÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL: EXPERIMENTOS REGULATÓRIOS EM EMERSÃO
             Eliel da Silva Moura,
             Monica Alves Sally

LXXIX - OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO CAMPO NA ILHA MOSQUEIRO\PA
             Eliene Brito Passos,
             Elaniese do Socorro Lima da Silva,
             Cledinei Oliveira da Silva,
             Ada Larissa Cálix Flores

LXXX - O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
             Elisa Alves de Almeida,
             Cintya da Silva Aguiar,
             Luana Patricia Paixão Maciel

LXXXI - NEEPHI: TECENDO PESQUISAS E DISCUSSÕES SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL
             Elisangela da Silva Bernado,
             Patricia Flavia Mota

LXXXII - MAPEAMENTO DAS TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO SOBRE JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
             Elka Cândida de Oliveira Machado,
             Daniela da Costa Britto Pereira Lima

LXXXIII - ARRANJOS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (ADES): UMA NOVA MODALIDADE DE PARCERIA ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
             Elma Júlia Gonçalves de Carvalho,
             Vera Maria Vidal Peroni

LXXXIV - GESTÃO DEMOCRÁTICA: QUESTÕES CANDENTES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO
             Elton Luiz Nardi,
             Aline Bettiolo dos Santos

LXXXV - A PESQUISA-AÇÃO COMO CAMINHO PARA ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
             Emilia Peixoto Vieira<

LXXXVI - REPRESENTAÇÃO NO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE, MS: CARACTERIZAÇÕES INICIAIS
             Evelyn Iris Leite Morales Conde,
             Regina Tereza Cestari de Oliveira

LXXXVII - APREENSÕES SOBRE A DISCIPLINA POLÍTICA, GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
             Fábio Mamoré Conde,
             Evelyn Iris Leite Morales Conde

LXXXVIII - OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO DA REGIÃO DAS MISSÕES-RS
             Fátima Anise Rodrigues Ehlert,
             Neusa Chaves Batista

LXXXIX - ESTADO E DOMINAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO NOS COLÉGIOS MILITARES DO ESTADO DE GOIÁS
             Fernanda Caroline de Melo Pereira

XC - PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA SALA DE AULA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
             Fernanda Klering,
             Andréia Veridiana Antich

XCI - TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: POLÍTICA DE TURNO ÚNICO – RIO DE JANEIRO
             Flávia Silva Martins

XCII - ENGATINHANDO ATÉ A AGENDA POLÍTICA: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BELO HORIZONTE (2003 A 2018)
             Franceline Rodrigues Silva,
             Maria da Consolação Rocha,
             Daniel Santos Braga

XCIII - PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
             Francisco Carlos de Oliveira

XCIV - GESTÃO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS DA REGIÃO OESTE DA BAHIA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
             Gabriela Sousa Rego Pimentel,
             Simone Leal Souza Coite,
             Janete Palazzo

XCV - O PENSAMENTO EM TEMPOS DE INTERESSE: UM OLHAR PARA AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
             Gabriela Venturini

XCVI - CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO E GESTÃO DEMOCRÁTICA
             Gildo Lyone Antunes de Oliveira,
             Itamar Mendes da Silva

XCVII - A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO NO BRASIL: ASPECTOS NORMATIVOS
             Giovanna de Matos Moraes Carneiro,
             Andréia Vicência Vitor Alves

XCVIII - A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE NITERÓI/RJ: O PROGRAMA MAIS INFÂNCIA COMO UM MARCO HISTÓRICO
             Gisele Coelho de Oliveira,
             Monica Alves Sally

XCIX - NAS ENTRANHAS DO PROCESSO LEGISLATIVO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
             Glauco Henrique Clemente Batista,
             Marcelo Soares Pereira da Silva

C - APROXIMAÇÕES ENTRE A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE MARIALVA-PR (GESTÃO 2018-1019) E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
             Hellen Jéssica Lima dos Santos,
             Nádia da Silva Tessaro,
             Lucas de Paula Rodrigues,
             Vania de Fátima Matias de Souza

CI - GESTÃO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: RECORTES SOBRE A POLÍTICA “MAPA EDUCACIONAL” DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ(RN)
             Iasmin da Costa Marinho

CII - ORGANISMOS INTERNACIONAIS, POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: INTERFACES
             Ilma de Andrade Barleta,
             Marcia Maria dos Santos,
             Elioenai Silva Lazamé,
             Clésio Castro do Carmo 

CIII - A POSTURA MEDIADORA DO GESTOR DIANTE DOS PROBLEMAS ESCOLARES EM ATALAIA DO NORTE – AM
             Irandalina da Costa Borge,
             Gilvania Placido Braule

CIV - AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E A GESTÃO DA SEE/SP A PARTIR DOS ANOS 1990: UM ESTUDO A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A ÁREA
             Isabel Melero Bello,
             Ana Carolina Colacioppo Rodrigues

CV - A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM BELÉM
             Izete Magno Corrêa,
             Orlando Nobre Bezerra de Souza,
             Eliene Brito Passos,
             Rosa do Socorro Gomes Vale

CVI - OS PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI-RJ: DISCUTINDO O BEM E O MAL-ESTAR
             Jacqueline Rodrigues Pino,
             Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel

CVII - CONTEXTOS E PRETEXTOS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA PROCEDIMENTALISTA
             Janaina Moreira de Oliveira Goulart

CVIII - FORMAS DE ESCOLHA DOS GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA: DA INDICAÇÃO AOS PLANOS DE GESTÃO ESCOLAR
             Janete Palú,
             Oto João Petry

CIX - GESTÃO ESCOLAR: PERFIL, CONCEPÇÃO E TRABALHO DE UMA DIRETORA.

             Jaqueline de Santana Cerqueira,
             Rodrigo da Silva Pereira

CX - A POLÍTICA EDUCACIONAL CEARENSE: DA ESCOLA COMO PONTO DE PARTIDA AOS NÚMEROS COMO PONTO DE CHEGADA
             Jeannette Filomeno Pouchain Ramos,
             Anderson Goncalves Costa

CXI - ACORDOS INTERNACIONAIS ENTRE O INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA E OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: UMA BREVE ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA POLÍTICA EDUCACIONAL INTERNACIONAL E COMPARADA
             Jennifer de Carvalho Medeiros

CXII - REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
             Fagner de Sousa Araujo,
             Jerffeson Miguel de Oliveira

CXIII - A LEI 13.415/2017 E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: O NOTÓRIO SABER E AS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA.
             João Paulo Pereira Coelho,
             Paulo Rogério de Souza

CXIV - FERRAMENTA DE PESQUISA COMPARTILHADA DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE COLETA DE DADOS CONJUNTA SOBRE GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
             Joélma de Souza Arbigaus,
             Danieli D’Aguiar Cruzetta,
             Natasha Carolina de Carvalho

CXV - A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO EVIDENCIADA PELA VISUALIZAÇÃO ESTATÍSTICA DE DADOS DO SAEB
             Jorge Henrique Cabral Fernandes,
             Andreia Mello Lace,
             Catarina de Almeida Santos,
             Magalis Besser Dorneles Schneider

CXVI - DICIONÁRIO DE SABERES, VIVÊNCIAS, CONCEITOS E CONTEXTOS AMAZÔNICOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DOS GRUPOS DE PESQUISAS E DE ESTUDOS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – ICED DA UFPA
             José Carlos Martins Cardoso,
             Jorge Antonio Lima de Jesus

CXVII - ACESSO À INFORMAÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
             José Francisco Barretto Neto

CXIII - REGIME DE COLABORAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO BRANCO: PERSPECTIVAS E ENTRAVES À SUA EFETIVAÇÃO.
             Josenir de Araujo Calixto,
             Mark Clark Assen de Carvalho

CXIX - REFORMA GERENCIAL, PAPEL DO ESTADO E POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY EM PERNAMBUCO: QUAIS AS FORMAS DE REGULAÇÃO?
             Josilene Maria de Oliveira,
             Andréia Ferreira da Silva,
             Arlane Markely dos Santos Freire

CXX - A REFORMA EDUCACIONAL BRASILEIRA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): AVANÇO OU RETROCESSO?
             Judinete do Socorro Alves de Souza,
             Arthane Menezes Figueirêdo

CXXI - POLÍTICA E GESTÃO ESCOLAR COMO ELEMENTO ESTRESSOR DO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA
             Julia Hélio Lino Clasen,
             Dyenifer Martins Barbosa

CXXII - A POLÍTICA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA: (IN)VISIBILIDADE DE PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO ESCOLAR
             Juliana Kussem

CXXIII - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC: EMBATES ENTRE JUSTIÇA SOCIAL E O DISCURSO NEOLIBERAL
             Juliana Mezomo Cantarelli,
             Simone Gonçalves da Silva,
             Alvaro Moreira Hypolito

CXXIV - A INFLUÊNCIA DO MBL NA POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE GRAMSCI
             Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva

CXXV - CONSELHOS ESCOLARES E GESTÃO DEMOCRATICA: CONCEPÇÕES E PROPOSIÇÕES NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL/TO
             Katia Cristina Custódio Ferreira Brito

CXXVI - A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM CUBA: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, AVANÇOS E LIMITES.
            Katianne Cristina dos Santos Palitot

CXXVII - TEORIA DE JUSTIÇA SOCIAL DE NANCY FRASER E AS DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE ALVORADA/RS.
            Kleiton da Silva Müller,
            Diego Dartagnan da Silva Tormes

CXXVIII - A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A AUTONOMIA DA ESCOLA PÚBLICA EM DOIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA
            Larissa Polyanna Molina,
            Geruza Marques Roela de Oliveira dos Santos,
            Eduardo Augusto Moscon Oliveira

CXXIX - OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM GRAMISCIANA.
            Larissa Vasconcelos Longo,
            Emilia Peixoto Vieira

CXXX - POLÍTICA DE CICLO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS
            Leandro Gileno Militão Nascimento,
            Anita dos Reis de Almeida, Luzinete Barbosa Lyrio,
            Nadja Maria Amado de Jesus

CXXXI - DIREITO À EDUCAÇÃO E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - A RELATIVIZAÇÃO DO DIREITO PRESCRITA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
            Letícia Paloma de Freitas Pereira Silva,
            Fábio Junio da Silva Santos

CXXXII - GÊNERO NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CATARINENSES
            Liane Vizzotto,
            Sandra Simone Hopner Pierozan

CXXXIII - POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICIPIO DE SOBRAL-CE: FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
            Liduína Maria Gomes,
            Anderson Goncalves Costa,
            Claudia Maria Sales Mendes

CXXXIV - PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE TEMPO INTEGRAL
            Luciene Maria da Silva

CXXXV - O PROCESSO DE REFORMA EDUCACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
            Luís Gustavo Alexandre da Silva

CXXXVI - LIDERANÇA E ATITUDES DOS DIRETORES ESCOLARES E O USO DOS DADOS DO SIMAVE EM TRÊS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
            Luisa Gomes de Almeida Vilardi,
            Cynthia Paes de Carvalho

CXXXVII - AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO ÀS TECNOLOGIAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR
            Luiz Dalmacir da Silveira,
            Sandra Lucia Ferreira,
            Renata Cottet

CXXXVIII - PERCEPÇÃO DE DOCENTES ACERCA DO “ESCOLA SEM PARTIDO” COM RECORTE DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO E DE RELIGIÃO
            Luiz de Sousa Junior,
            Francisco Alex Pereira Soares

CXXXIX - REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIA DE GESTÃO PÚBLICA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DO MUNICÍPIO DE SOBRAL- CEARÁ
            Luzinete Barbosa Lyrio,
            Ana Maria Ferreira Menezes,
            Manoel Joaquim Fernandes de Barros

CXL - A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS NO DISTRITO FEDERAL E OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR
            Magalis Besser Dorneles Schneider,
            Andreia Mello Lace,
            Catarina de Almeida Santos,
            Jorge Henrique Cabral Fernandes

CXLI - RECURSOS DO PAR (2011-2014) NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN: A PARCIALIDADE DO REGIME DE COLABORAÇÃO
            Magna França

CXLII - SELEÇÃO DE DIRETORES DO RIO DE JANEIRO: UMA ARTIMANHA SOB A LEI Nº 7.299/16
            Marcela Moraes de Castro

CXLIII - PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE JOVENS GOIANOS SOBRE O ENSINO MÉDIO
            Marcilene Pelegrine Gomes

CXLIV - GESTOR ESCOLAR NA CIDADE DE TOLEDO-PR: MÚLTIPLAS FORMAÇÕES E ATUAÇÕES
            Marco Aurelio Tavares Amaral,
            Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino

CXLV - GESTÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO POPULAR: EM FOCO O MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) DE UBERLÂNDIA-MG
            Marcos Antonio Lima Pereira,
            Robson Antônio dos Reis Veiga

CXLVI - POLÍTICA DE AVALIAÇÃO E ACCOUNTABILITY EM EDUCAÇÃO: UMA EXPANSÃO TEÓRICO-CONCEITUAL COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA
            Maria Angela Alves de Oliveira

CXLVII - POLÍTICA DE MORALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE LEI DA ESCOLA SEM PARTIDO
            Maria Carolina Miesse,
            Raquel Alessandra de Deus Silva

CXLVIII - UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA: APROXIMAÇÕES ENTRE O BRASIL E O ESTADO DA BAHIA
            Maria Couto Cunha,
            Jean Mário Araújo Costa

CXLIX - POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA, DESIGUALDADE RECORRENTE E PERSPECTIVAS
            Maria de Barros da Trindade Padua,
            José Almir Viana Nunes,
            Kátia de Nazaré Santos Fonsêca,
            Norma Iracema de Barros Ferreira

CL - PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS EM EDUCAÇÃO E O PROGRAMA AABB COMUNIDADE DA FENABB NO ESTADO DO RS
            Maria de Fátima Cóssio,
            Susana Schneid Scherer,
            Douglas Gadelha Sá

CLI - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE COM BASE EM INDICADORES EDUCACIONAIS
            Maria de Fátima Magalhães de Lima

CLII - O PROINFÂNCIA COMO POLÍTICA DE ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS DADOS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NO PIAUÍ
            Maria de Jesus Marques Silva

CLIII - A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A POLÍTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM TERRITÓRIOS DA AMAZÔNIA PARAENSE
            Maria do Socorro Dias Pinheiro

CLIV - GESTÃO PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRADIÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DO REGIME DE COLABORAÇÃO VIA PACTO PELA EDUCAÇÃO NO PARÁ
            Maria do Socorro Vasconcelos Pereira,
            Raimundo Sousa

CLV - A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DIAGNOSE E INTERVENÇÃO
            Maria Eleusa Montenegro,
            Eliete de Pinho Araujo<
CLVI - OS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR ATRAVÉS DO CICLO DE POLÍTICAS
            Maria Ghisleny de Paiva Brasil

CLVII - OS CONSELHOS ESCOLARES COMO POSSIBILIDADE DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA
            Maria Gorete Rodrigues de Brito,
            Danielly Cristinne Barbosa de Campos,
            Vivian de Lima Cabral,
            Suellem Matins Pantoja

CLVIII - FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS PARA AVALIAR A EFICÁCIA DOS LÍDERES EDUCACIONAIS
            Maria Gorete Sacramento de Jesus

CLIX - CENÁRIOS DE GESTÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO SUDESTE E O IDEB: POSSÍVEIS ASSOCIAÇÕES
            Maria Helena de Aguiar Bravo,
            Angela Maria Martins,
            Sandra Maria Zákia Lian Sousa

CLX - GESTÃO DEMOCRÁTICA NA MESORREGIÃO LESTE MARANHENSE: ENFOQUES E DESTAQUES NAS LEIS DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
            Maria Jose Pires Barros Cardozo,
            Carlos André Sousa Dublante,
            Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

CLXI - DESAFIOS, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NA FORMULAÇÃO DE DUAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS – UM ESTUDO COMPARATIVO
            Maria Ocelia Mota,
            Maria Elizabete Neves Ramos,
            Maria Elisa Vieira da Cunha Cardoso de Almeida

CLXII - RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O MOVIMENTO PELA BASE
            Maria Raquel Caetano

CLXIII - DIREITO À EDUCAÇÃO: SUA EFETIVAÇÃO APONTA UM PROBLEMA DE GESTÃO?
            Mariana Ferreira,
            Marta Clediane Rodrigues Anciutti

CLXIV - A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO EM PERIÓDICOS DA BIBLIOTECA ELETRÔNICA DA SCIELO
            Mariana Uchôa Simões Barbosa,
            Patrícia Maria Uchôa Simões

CLXV - ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: OS (DES)CAMINHOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA NO RS.
            Mariangela Silveira Bairros,
            Patrícia Souza Marchand,
            Alexandre José Rossi

CLXVI - A POLÍTICA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE JUAZEIRO-BA
            Mary Adriana dos Santos Evangelista

CLXVII - A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E O NOVO ATIVISMO CONSERVADOR
            Maximo Augusto Campos Masson,
            Leonardo Fortes Gomes,
            Maria Teresa Vianna Van Acker

CLXVIII - PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA ESCOLA: RELAÇÕES POLÍTICAS E PROCESSOS PARTICIPATIVOS
            Mayane Carvalho Lima

CLXIX- O NOVO ENSINO MÉDIO E A DESIGUALDADE SOCIAL
            Micaela Balsamo de Mello

CLX X- EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA: ENSAIO SOBRE ALGUMAS QUESTÕES DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
            Miguel Henrique Russo

CLXXI - GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO DE VILA VELHA/ES E A CONSULTA PÚBLICA PARA ESCOLHA DOS DIRETORES ESCOLARES EM 2017
            Miriene Manzoli Rogge,
            Marta Gagno Intra

CLXXII- POLÍTICA DE APRIMORAMENTO E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
            Monica Alves Sally,
            Eliel da Silva Moura

CLXXIII - JUSTIÇA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PNAES NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)
            Naira da Costa Muylaert Lima,
            Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira

CLXXIV - O CONTRATO COMO INSTRUMENTO DE PACTUAÇÃO E PARTILHA DAS AÇÕES PÚBLICAS E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
            Neli Moraes da Costa Mesquita,
            Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos,
            André do Nascimento Lima

CLXXV - A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA: DA TRAJETÓRIA LEGAL DA POLÍTICA PÚBLICA DE CONVÊNIOS À PERCEPÇÃO DOS ATORES-GESTORES ENVOLVIDOS
            Nicássia Alves Cezário Branco,
            Daniela da Costa Britto Pereira Lima

CLXXVI - AVALIAÇÃO EXTERNA COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS DE UMA CONSTRUÇÃO
            Nilva Ferreira Batista Arantes,
            Maria Cristina das Gracas Dutra Mesquita

CLXXVII - POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONCEITOS E MARCOS LEGAIS (1988-2008): 20 ANOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
            Paola Gianotto Braga,
            Nadia Bigarella

CLXXVIII - POLÍTICAS, GESTÃO E FINANCIAMENTO EM EDUCAÇÃO: DISCUSSÕES SEMPRE NECESSÁRIAS
            Patricia Flavia Mota

CLXXIX- POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL, ARGENTINA, CHILE E CHILE: ANÁLISE DE LEGISLAÇÕES E INDICADORES
            Patrícia Maria Uchôa Simões

CLXXX - O LUGAR DA CRECHE PÚBLICA NO CONTEXTO DO ACESSO E OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CURITIBA
            Patricia Sesiuk,
            Angela Maria Scalabrin Coutinho

CLXXXI - UMA ANÁLISE SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA LEI 13.415 DE 2017 PARA O ENSINO MÉDIO
            Patrícia Souza Marchand,
            Mariangela Silveira Bairros

CLXXXII - MULTIPLAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: ANÁLISE DA DIMENSÃO TEMPO E INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
            Paulo Fernando de Vasconcelos Dutra

CLXXXIII - A INFLUÊNCIA ANTIDEMOCRÁTICA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS ENTRE 2016 E 2018
            Paulo Rogério de Souza,
            João Paulo Pereira Coelho

CLXXXIV - ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS: OS PRESIDENCIÁVEIS DE 2018 E SUAS PROPOSTAS PARA A INCLUSÃO
            Raphael Demostenes Cardozo

CLXXXV - POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS PARA A ELEVAÇÃO DOS NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA
            Raquel Angeli

CLXXXVI - ESCOLA DA FUNDAÇÃO AQUARELA: EXPERIÊNCIA PIONEIRA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA CIDADE DE BELÉM-PA
            Reginaldo do Socorro Martins da Silva,
            Cintia Aurora Quaresma Cardoso,
            Ney Cristina Monteiro de Oliveira

CLXXXVII - A AUTOAVALIAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE CRESCIMENTO PSICOSSOCIAIS DA CRECHE CONVENIADA
            Renata Cottet, Sandra Lucia Ferreira,
            Luiz Dalmacir da Silveira

CLXXXVIII - A REFORMA NEOLIBERAL DO APARELHO DO ESTADO BRASILEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO
            Renata Franqui,
            Helen Cristina de Oliveira Vieira

CLXXXIV - FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS ESCOLARES COMO ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAR A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
            Renato Saldanha Bastos,
            Giovanna Rodrigues Cabral

CLXXXV - GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA: ANÁLISE PRELIMINAR DE UM PROJETO
            Ricardo Alexandre Marangoni,
            Ângelo Ricardo de Souza

CLXXXVI - ESCOLA PÚBLICA: PRESSUPOSTOS E CONSEQUÊNCIAS DA SUA DEMOCRATIZAÇÃO
            Roberta Gurgel Azzi,
            Miguel Henrique Russo

CLXXXVII - PERSPECTIVA GERENCIAL E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS “APROVA BRASIL-O DIREITO DE APRENDER” E “REDES DE APRENDIZAGEM”
            Robson Antônio dos Reis Veiga,
            Marcos Antonio Lima Pereira

CLXXXVIII- A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL: CONCEPÇÕES E HISTORICIDADE DAS EXPERIÊNCIAS DE 1957, 1995 E 2012.
            Rodrigo Soares Guimarães Rodrigues

CLXXXIX - O PERFIL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM BELÉM
            Rosa do Socorro Gomes Vale,
            Cintya da Silva Aguiar,
            Izete Magno Corrêa,
            Orlando Nobre Bezerra de Souza

CXC - AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O MERCADO DE TRABALHO
            Roseli Ana Fabrin,
            Valmir de Jesus Pinto

CXCI – ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL DA SEE/SP
            Rosemary Mattos

CXCII - A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROEJA: ANÁLISE DO GT 18 DA ANPED (2007- 2017)
            Rosiani Salviano Barros,
            André Rodrigues Guimarães

CXCIII – A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RN
            Rute Regis de Oliveira da Silva

CXCIV - DIMENSÕES DESARTICULADAS NA GESTÃO ESCOLAR: ANALISANDO O TRABALHO DE UMA DIRETORA
            Ruth Silva Nunes,
            Rodrigo da Silva Pereira

CXCV - CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: IMPACTOS NA FORMAÇÃO E NA VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES
            Sandra Cristina Demschinski,
            Simone de Fátima Flach

CXCVI - CONAPE: RESISTÊNCIA NA MATERIALIZAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
            Sandra Regina Bernardes de Oliveira Rosa

CXCVII - GESTÃO E INCLUSÃO NA ESCOLA: DESAFIOS
            Sandra Simone Hopner Pierozan,
            Liane Vizzotto

CXCVIII - GESTÃO ESCOLAR E ASPECTOS DO GERENCIALISMO NO COTIDIANO DAS ESCOLAS
            Selma Barros Daltro de Castro,
            Solange Mary Moreira Santos

CXCIX- POLÍTICA EDUCACIONAL E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)
            Severino Vilar de Albuquerque

CC - A ATUAÇÃO DA REDE POLÍTICA NA ELABORAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM
            Silvana Malheiro do Nascimento Gama,
            Jorge Nassim Vieira Najjar

CCI- A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPOS DE INCERTEZAS: UMA ANÁLISE PRELIMINAR
            Silvia Oliveira de Souza Monteiro dos Santos

CCII - GOVERNAR A DOCÊNCIA: MANUAL DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
            Simone Anadon,
            Maria Renata Alonso Mota,
            Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

CCIII - A ATUAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NA AMPLIAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA
            Simone Aparecida Milliorin

CCIV - PERCURSOS DE PESQUISA SOBRE SISTEMAS MUNCIPAIS DE ENSINO NO ESTADO DO PARANÁ
            Simone de Fátima Flach

CCV- REDES POLÍTICAS E NOVA GOVERNANÇA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
            Simone Gonçalves da Silva,
            Alvaro Moreira Hypolito

CCVI - O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO COMO UMA POLÍTICA EDUCACIONAL DE INCLUSÃO SOCIAL:
            Stefany Thyene Albuquerque dos Santos,
            Janine Marta Coelho Rodrigues

CCVII - SISTEMAS NACIONAIS DE AVALIAÇÃO E ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL: ESPECIFICIDADES DOS MODELOS BRASILEIRO E CHILENO
            Susimar Inês Peretti,
            Michele Luciane Blind de Morais,
            Marilda Pasqual Schneider

CCVIII- A IMPLANTAÇÃO DO PROEMI EM SINCRONIA COM O PROGRAMA JOVEM DO FUTURO - PJF EM SANTARÉM/PA
            Tania Castro Gomes,
            Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

CCIX - ESTUDOS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES PARA ALÉM DO FLUXO ESCOLAR: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM LONGITUDINAL
            Tatiana Figueroa Martin Gaya

CCX - PROGRAMA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA: DA POLÍTICA À IMPLEMENTAÇÃO NA CIDADE DE ANÁPOLIS
            Tatiane Custodio da Silva Batista,
            Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca

CCXI - POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARA UMA QUALIDADE DE ENSINO
            Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio,
            Cláudia Melo da Paixão,
            Antônio de Macêdo Mota Júnior

CCXII - OS NOVOS REFORMADORES, AS VELHAS IDEIAS E A POLÍTICA EDUCACIONAL
            Thais Godoi de Souza,
            Renata Valerio Silva

CCXIII - GESTÃO DEMOCRÁTICA E O CONSELHO ESCOLAR NO CONTEXTO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
            Thayse Mychelle de Aquino Freitas,
            Maria Elizomar de Almeida e Silva Sousa,
            Arilene Maria Soares de Medeiros

CCXIV - A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
            Tiago Felipe Ambrosini,
            Clarice Monteiro Escott

CCXV- POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DÍVIDA OU FAVOR ?
            Valéria A. Vieira Velis

CCXVI - POLÍTICA DE PREMIAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN: (DES)VANTAGENS A PARTIR DA VISÃO DOS PREMIADOS
            Valquíria Gomes Duarte

CCXVII - FORMULAÇÃO DO PROEJA: ATORES E BASE LEGAL
            Vania do Carmo Nobile

CCXVIII - PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL E A META 4 – EDUCAÇÃO ESPECIAL: RELATÓRIO PRELIMINAR DE AVALIAÇÃO (2015-2016)
            Vera Lucia Gomes

CCXIX- UM OLHAR SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E SEU COTIDIANO
            Vera Lucia Silveira Leite Campos Russo,
            Jurema Rosa Lopes,
            Maria Luiza de Souza Andrade

CCXX - DISTINTOS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DO PÚBLICO: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
            Vera Maria Vidal Peroni

CCXXI - O ENSINO MÉDIO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E SUA MATERIALIZAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
            Vilma Miranda de Brito,
            Bartolina Ramalho Catanante

CCXXII - O PAPEL DO SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE TRANSPARÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VILA VELHA
            Viviane Rosa Gomes dos Santos,
            Miriene Manzoli Rogge

CCXXIII - AS CONDIÇÕES MATERIAIS E ESTRUTURAIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LONDRINA IGUALDADE OU DESIGUALDADE DE OFERTA?
            Yasmin Malta Gonçalves Pinto

CCXXIV - UMA ABORDAGEM ECONÔMICA DA CONTRATUALIZAÇÃO DE RESULTADOS NA EDUCAÇÃO
            Zara Figueiredo Tripodi