Nº 1 - 2019
Eixo 1
Política e gestão da educação básica
I - ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: META 1 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CORUMBÁ - MS (2015-2025): UMA QUESTÃO DE DIREITO
Adel Ferreira Campos Junior,
Nadia Bigarella
II - CONSENSO EM JÜRGEN HABERMAS E GESTÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Adrielly Benigno de Moura,
Joaquim Gonçalves Barbosa
III - O PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES E A FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS: O CASO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Alba Valéria Baensi da Silva,
Amanda Moreira Borde da Costa Marques
IV - MODERNIZAÇÃO E REFORMAS CONSERVADORAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO EDUCACIONAL
Alda Maria Duarte Araújo Castro
V - A ABORDAGEM DOS ARRANJOS INSTITUCIONAIS DE IMPLEMENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DA LEI DE CRIAÇÃO DA EMPRESA MUNICIPAL DE MULTIMEIOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO- MULTIRIO: LEI Nº 2029 E SUAS MODIFICAÇÕES
Aldenira Mota do Nascimento
VI - CONDICIONANTES PARA A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS EM GRÊMIOS ESTUDANTIS DE REGIÕES DE PERIFERIA: DADOS DE PESQUISA
Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin
VII - GESTÃO, CULTURA E IDENTIDADE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCOLAS PRIVADAS DO DISTRITO FEDERAL
Alessandra Freire Magalhães de Campos,
Victor Marcio Laus Reis Gomes
VIII - OS LIMITES DA DEMOCRACIA ESCOLAR E A RELAÇÃO ENTRE A MACRO E A MICROPOLÍTICA
Alice Miriam Happ Botler
IX - IMPLICAÇÕES E CONTRADIÇÕES SOBRE OS PROCESSOS ORGANIZATIVOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA LEI N. 13.415/2017
Alice Raquel Maia Negrão,
Maria do Socorro Vasconcelos Pereira,
Dinair Leal da Hora
X - ELEIÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES: MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E SOCIALIZAÇÃO DE PODER?
Aline Bettiolo dos Santos,
Elton Luiz Nardi
XI - A PRODUÇÃO DA AGENDA POLÍTICO-EDUCACIONAL: COMPREENDENDO OS CONCEITOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS SOBRE AS DISPUTAS ENTRE SINDICATO E GOVERNO
Aline Chalus Vernick Carissimi
XII - ENSINO FUNDAMENTAL: TENSÕES ACERCA DO CORTE ETÁRIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Alzira Batalha Alcântara,
Roseli Maritan de Aboim Costa
XIII - REVISITANDO A CORRIDA POR RESULTADOS NO IDEB EM MUNICÍPIOS CEARENSES
Ana Lídia Lopes do Carmo
XIV - A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E POBREZA NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AFRÂNIO-PE
Ana Lúcia Borba de Arruda,
Karla Reis Gouveia
XV - CONSELHOS ESCOLARES EM SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO CATARINENSES
Ana Paula da Motta
XVI - A PROPOSTA EDUCATIVA DA ESCOLA “TOCANTINS” E O MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS (MAB)
Ana Rosa Pinheiro da Silva
XVII - A GESTÃO ORÇAMENTÁRIA DAS ESCOLAS ASSISTENCIAIS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
André Gomes da Conceição
XVIII - OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - PROEJA: AS POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO IFSP.
Andréa dos Santos Lopes,
Teise de Oliveira Guaranha Garcia
XIX - O CONCEITO DE LIBERDADE NAS PROPAGANDAS SOBRE A LEI 13.415/17: BREVE ANÁLISE A PARTIR DAS CARACTERÍSTICAS DO ENSINO MÉDIO
André Randazzo Ortega
XX - O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POLÍTICA DE ESTADO: UMA LEITURA DOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO DE 2001 E 2014
Andressa Garcia de Macedo,
Maria Eunice França Volsi
XXI - ELEMENTOS DOS/PARA OS ESTUDOS SOBRE OS SALÁRIOS DOCENTES
Andreza Barbosa
XXII - PESQUISAS E INTERVENÇÕES EM ESCOLAS PÚBLICAS: ABORDAGENS NO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Angela Maria Martins
XXIII - ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL NO RS: DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO À AMPLIAÇÃO DAS DESIGUALDADES
Angela Both Chagas,
Mateus Saraiva, Brenda Jover
XXIV - O DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ESTADO DO AMAZONAS: UMA ANÁLISE DO “PROJETO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL”
Angela Maria Gonçalves de Oliveira,
Andréia Silva Abbiati
XXV - A LUTA DE CLASSES NO INTERIOR DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ E SUA RELAÇÃO COM O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: ELEMENTOS DELINEADORES DE PESQUISA
Angelo Juliano Carneiro Luz,
Simone de Fátima Flach
XXVI - CONSELHOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CARIACICA/ES: FORTALECENDO A PARTICIPAÇÃO DE TODOS
Aníbal Saltório de Almeida Júnior,
Itamar Mendes da Silva
XXVII - A FORMAÇÃO E O EMPODERAMENTO DO CONSELHO ESCOLAR
Antonia Rilzonete de Castro Batista,
Arilene Maria Soares de Medeiros
XXVIII - OS DESDOBRAMENTOS DA GESTÃO NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP
Ariane Dabien Garrido Barroso
XXIX - POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E ACCOUNTABILITY NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DO CARIRI CEARENSE
Arlane Markely dos Santos Freire,
Andréia Ferreira da Silva
XXX - O “PROJETO TRILHAS/ NATURA” NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ (PA) - 2012/2018
Aurea Peniche Martins,
Terezinha Fátima Andrade
Monteiro dos Santos
XXXI - A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM QUEIMADOS (RJ)
Bethânia Bittencourt Costa e Silva
XXXII - EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BELÉM
Brenna Nayara Monteiro Silva,
Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
XXXIII - AS DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR E SUAS ATRIBUIÇÕES AO TRABALHO DO DIRETOR
Bruna Gomes de Oliveira,
Rodrigo da Silva Pereira
XXXIV - A PRIVATIZAÇÃO ACOBERTADA: O PAPEL DO MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM (MPBNC) NA AMPLIAÇÃO DO MODELO DE GOVERNANÇA NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Camila Grassi Mendes de Faria
XXXV - APORTES PORTUGUESES PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: DA ENDOPRIVATIZAÇÃO À EXOPRIVATIZAÇÃO
Camila Maria Bortot,
Elisângela Alves da Silva Scaff
XXXVI - BASE NACIONAL COMUM DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Camila Tecla Mortean Mendonça,
Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de Oliveira,
Maria Luisa Furlan Costa,
Renata Oliveira dos Santos
XXXVII - ASSOCIAÇÃO ENTRE A AUTOEFICÁCIA DO DIRETOR E O ESTILO DE GESTÃO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Carla da Conceição de Lima
XXXVIII - ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E A ATUAÇÃO DO DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA
Carmem Lucia Santos,
Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
XXXIX - O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A CRIAÇÃO DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES
Carmen Ligia Caldas,
Regina Tereza Cestari de Oliveira
XL - A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: AGENDA GLOBALMENTE ESTRUTURADA?
Carolina de Moura Vasconcelos,
Telma Adriana Pacifico Martineli
XLI - DESIGUALDADE NA MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS LUTAS DO MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE
Caroline Correia Maciel,
Margarita Victoria Rodriguez,
Sara Santana Armoa da Silva
XLII - ESCOLAS DE TURNO ÚNICO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR
Caroline Domingues da Silva Teles de Assis,
Daniela Patti do Amaral
XLIII - EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E A AGENDA NEOLIBERAL: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE FOMENTO ÀS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL
Catarina Cerqueira de Freitas Santos
XLIV - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS CONSELHOS E FÓRUNS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE PORTO NACIONAL
Celestina Maria Pereira de Souza,
Aldizia Carneiro de Araujo<
XLV - A POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DE GESTAO DEMOCRÁTICA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ/ES, A LEI MUNICIPAL N 1.146 DE 2009: UM ESTUDO DE CASO
Charles Moura Netto,
Sandra Maria Guisso
XLVI - A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PRÁTICAS ARTICULATÓRIAS E HEGEMONIA
Cibele Maria Lima Rodrigues,
Karla Wanessa Carvalho de Almeida
XLVII - A EXPERIÊNCIA EDUCAÇÃO INTEGRAL/ EM TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM-PA
Cintia Aurora Quaresma Cardoso,
Kezya Helga de Souza Rodrigues da Silva,
Luana Patricia Paixão Maciel,
Ney Cristina Monteiro de Oliveira
XLVIII - POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A QUEM SE DESTINAM?
Cintia Magno Brazorotto
XLIX - OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELA EQUIPE GESTORA NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
Cláudia Melo da Paixão,
Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio,
Antônio de Macêdo Mota Júnior
L - O DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA EM MINAS GERAIS
Cláudia Tavares do Amaral,
Thais Almeida Martins,
Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
LI - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E QUALIDADE DO ENSINO: RELAÇÕES?
Cristiane Machado
LII - AS REFORMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PROPOSTAS NEOLIBERAIS PARA A EDUCAÇÃO
Cristine de Fatima Lima Souza
LIII - O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O DISCURSO EM TORNO DA UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Cymone Martins Cotrim Teixeira,
Luzia de Marilac Pereira de Castro
LIV - GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A REDE MUNICIPAL DE NOVA ANDRADINA-MS
Daiane de Freitas Galvão,
Giselle Cristina Martins Real
LV - OS DESAFIOS DA GESTÃO EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM: O DIÁLOGO ENTRE LEGISLAÇÃO E O COTIDIANO DA ESCOLA.
Dalvina Teixeira Rolim,
Marinez França de Souza
LVI - GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PERSPECTIVA DOS GESTORES ESCOLARES DO SERIDÓ POTIGUAR
Daniela Cunha Terto,
Allan Solano Souza
LVII - A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE JOINVILLE/SC E PONTA GROSSA/PR E O INSTITUTO AYRTON SENNA: CONSEQUÊNCIAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Daniela de Oliveira Pires
LVIII - PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA SELEÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS: CENÁRIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Daniela Patti do Amaral
LIX - FORMA DE PROVIMENTO DOS DIRETORES DAS UNIDADES EDUCATIVAS QUE ATENDEM EXCLUSIVAMENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL NAS REDES MUNICIPAIS DAS CAPITAIS BRASILEIRAS
Danieli D’Aguiar Cruzetta
LX - A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA PLENA EM MATO GROSSO: PRESENÇA DO SETOR PRIVADO EM ANÁLISE
Danielle Batista Cardoso,
Teise de Oliveira Guaranha Garcia
LXI - A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO PARAENSE: QUAL O PERFIL DE FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO PARÁ?
Danielly Cristinne Barbosa de Campos,
Alberto Damasceno,
João Lucio Mazzini da Costa,
Marta Macedo Matos de Araújo
LXII - GESTÃO DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DE UM PLANO DE GESTÃO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
Débora Silva Quirino do Nascimento
LXIII - AS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR A PARTIR DE SUA INFRAESTRUTURA
Denise Madeira de Castro e Silva,
Sandra Lilian Silveira Grohe
LXIV - O PERFIL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO: ENTRE O LEGAL E O REAL
Deuzimar Costa Serra
LXV - O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA: UM RETRATO PÓS EC 59/2009
Dhaiene de Jesus dos Reis Bruno<
LXVI - OR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: CONSELHOS ESCOLARES - O QUE EU NÃO SEI E PRECISO SABER
Diones Bernardes dos Santos Motta
LXVII - O “PACTO PELA EDUCAÇÃO NO PARÁ” NO ENSINO MÉDIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ NO PARÁ
Drielly Karina Cardoso da Costa Amóras
LXVIII - A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DAS CAPITAIS BRASILEIRAS: A META 19 E SUAS CONTRADIÇÕES
Edson Ferreira Alves
LXIX - A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA-ES E AS RELAÇÕES COM O SETOR PRIVADO
Eduardo Augusto Moscon Oliveira,
Deborah Gomes Moura,
Juliana da Vitória Reblin,
Denise Pinheiro Quadros
LXX - MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ: REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO MILITAR COMPARTILHADA
Efigenia das Neves Barbosa Rodrigues,
Josiane da Silva Lopes
LXXI - PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): DESAFIOS PARA O ALCANCE DAS METAS 1 E 3 NA POLÍTICA DE ATENDIMENTO: O QUE DIZEM ESTUDANTES E PROFESSORES.
Elaine Suane Florêncio dos Santos,
Danyella Jakelyne Lucas Gomes
LXXII - GESTÃO DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO ENSINO MÉDIO EM PORTUGAL E NO BRASIL
Eliane Cleide da Silva Czernisz
LXXIII - O ESTILO DE GESTÃO E SEUS ELEMENTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Eliane da Conceição Matta,
Pablo Silva Machado Bispo dos Santos
LXXIV - AS CONTRADIÇÕES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO – COMPROMISSO DE SÃO PAULO: UMA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO SIMPLES
Eliane da Costa Bruini,
Márcia Aparecida Jacomini
LXXV - A EDUCAÇÃO FÍSICA NO REFERENCIAL CURRICULAR DO ESTADO DO PARANÁ
Eliane Maria de Almeida,
Telma Adriana Pacifico Martineli,
Carolina de Moura Vasconcelos
LXXVI A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Eliane Menegotti
LXXVII - QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E IGUALDADE DE TRATAMENTO NO ACESSO À INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS BIBLIOTECAS ESCOLARES
Elias Barbosa da Silva,
Gabriela Schneider
LXXVIII - NEOLIBERALIZAÇÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL: EXPERIMENTOS REGULATÓRIOS EM EMERSÃO
Eliel da Silva Moura,
Monica Alves Sally
LXXIX - OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO CAMPO NA ILHA MOSQUEIRO\PA
Eliene Brito Passos,
Elaniese do Socorro Lima da Silva,
Cledinei Oliveira da Silva,
Ada Larissa Cálix Flores
LXXX - O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Elisa Alves de Almeida,
Cintya da Silva Aguiar,
Luana Patricia Paixão Maciel
LXXXI - NEEPHI: TECENDO PESQUISAS E DISCUSSÕES SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL
Elisangela da Silva Bernado,
Patricia Flavia Mota
LXXXII - MAPEAMENTO DAS TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO SOBRE JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
Elka Cândida de Oliveira Machado,
Daniela da Costa Britto Pereira Lima
LXXXIII - ARRANJOS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (ADES): UMA NOVA MODALIDADE DE PARCERIA ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
Elma Júlia Gonçalves de Carvalho,
Vera Maria Vidal Peroni
LXXXIV - GESTÃO DEMOCRÁTICA: QUESTÕES CANDENTES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO
Elton Luiz Nardi,
Aline Bettiolo dos Santos
LXXXV - A PESQUISA-AÇÃO COMO CAMINHO PARA ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Emilia Peixoto Vieira<
LXXXVI - REPRESENTAÇÃO NO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE, MS: CARACTERIZAÇÕES INICIAIS
Evelyn Iris Leite Morales Conde,
Regina Tereza Cestari de Oliveira
LXXXVII - APREENSÕES SOBRE A DISCIPLINA POLÍTICA, GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Fábio Mamoré Conde,
Evelyn Iris Leite Morales Conde
LXXXVIII - OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO DA REGIÃO DAS MISSÕES-RS
Fátima Anise Rodrigues Ehlert,
Neusa Chaves Batista
LXXXIX - ESTADO E DOMINAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO NOS COLÉGIOS MILITARES DO ESTADO DE GOIÁS
Fernanda Caroline de Melo Pereira
XC - PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA SALA DE AULA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Fernanda Klering,
Andréia Veridiana Antich
XCI - TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: POLÍTICA DE TURNO ÚNICO – RIO DE JANEIRO
Flávia Silva Martins
XCII - ENGATINHANDO ATÉ A AGENDA POLÍTICA: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BELO HORIZONTE (2003 A 2018)
Franceline Rodrigues Silva,
Maria da Consolação Rocha,
Daniel Santos Braga
XCIII - PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
Francisco Carlos de Oliveira
XCIV - GESTÃO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS DA REGIÃO OESTE DA BAHIA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Gabriela Sousa Rego Pimentel,
Simone Leal Souza Coite,
Janete Palazzo
XCV - O PENSAMENTO EM TEMPOS DE INTERESSE: UM OLHAR PARA AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gabriela Venturini
XCVI - CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO E GESTÃO DEMOCRÁTICA
Gildo Lyone Antunes de Oliveira,
Itamar Mendes da Silva
XCVII - A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO NO BRASIL: ASPECTOS NORMATIVOS
Giovanna de Matos Moraes Carneiro,
Andréia Vicência Vitor Alves
XCVIII - A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE NITERÓI/RJ: O PROGRAMA MAIS INFÂNCIA COMO UM MARCO HISTÓRICO
Gisele Coelho de Oliveira,
Monica Alves Sally
XCIX - NAS ENTRANHAS DO PROCESSO LEGISLATIVO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Glauco Henrique Clemente Batista,
Marcelo Soares Pereira da Silva
C - APROXIMAÇÕES ENTRE A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE MARIALVA-PR (GESTÃO 2018-1019) E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Hellen Jéssica Lima dos Santos,
Nádia da Silva Tessaro,
Lucas de Paula Rodrigues,
Vania de Fátima Matias de Souza
CI - GESTÃO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: RECORTES SOBRE A POLÍTICA “MAPA EDUCACIONAL” DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ(RN)
Iasmin da Costa Marinho
CII - ORGANISMOS INTERNACIONAIS, POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: INTERFACES
Ilma de Andrade Barleta,
Marcia Maria dos Santos,
Elioenai Silva Lazamé,
Clésio Castro do Carmo
CIII - A POSTURA MEDIADORA DO GESTOR DIANTE DOS PROBLEMAS ESCOLARES EM ATALAIA DO NORTE – AM
Irandalina da Costa Borge,
Gilvania Placido Braule
CIV - AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E A GESTÃO DA SEE/SP A PARTIR DOS ANOS 1990: UM ESTUDO A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A ÁREA
Isabel Melero Bello,
Ana Carolina Colacioppo Rodrigues
CV - A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM BELÉM
Izete Magno Corrêa,
Orlando Nobre Bezerra de Souza,
Eliene Brito Passos,
Rosa do Socorro Gomes Vale
CVI - OS PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI-RJ: DISCUTINDO O BEM E O MAL-ESTAR
Jacqueline Rodrigues Pino,
Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
CVII - CONTEXTOS E PRETEXTOS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA PROCEDIMENTALISTA
Janaina Moreira de Oliveira Goulart
CVIII - FORMAS DE ESCOLHA DOS GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA: DA INDICAÇÃO AOS PLANOS DE GESTÃO ESCOLAR
Janete Palú,
Oto João Petry
CIX - GESTÃO ESCOLAR: PERFIL, CONCEPÇÃO E TRABALHO DE UMA DIRETORA.
Jaqueline de Santana Cerqueira,
Rodrigo da Silva Pereira
CX - A POLÍTICA EDUCACIONAL CEARENSE: DA ESCOLA COMO PONTO DE PARTIDA AOS NÚMEROS COMO PONTO DE CHEGADA
Jeannette Filomeno Pouchain Ramos,
Anderson Goncalves Costa
CXI - ACORDOS INTERNACIONAIS ENTRE O INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA E OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: UMA BREVE ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA POLÍTICA EDUCACIONAL INTERNACIONAL E COMPARADA
Jennifer de Carvalho Medeiros
CXII - REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
Fagner de Sousa Araujo,
Jerffeson Miguel de Oliveira
CXIII - A LEI 13.415/2017 E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: O NOTÓRIO SABER E AS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA.
João Paulo Pereira Coelho,
Paulo Rogério de Souza
CXIV - FERRAMENTA DE PESQUISA COMPARTILHADA DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE COLETA DE DADOS CONJUNTA SOBRE GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Joélma de Souza Arbigaus,
Danieli D’Aguiar Cruzetta,
Natasha Carolina de Carvalho
CXV - A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO EVIDENCIADA PELA VISUALIZAÇÃO ESTATÍSTICA DE DADOS DO SAEB
Jorge Henrique Cabral Fernandes,
Andreia Mello Lace,
Catarina de Almeida Santos,
Magalis Besser Dorneles Schneider
CXVI - DICIONÁRIO DE SABERES, VIVÊNCIAS, CONCEITOS E CONTEXTOS AMAZÔNICOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DOS GRUPOS DE PESQUISAS E DE ESTUDOS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – ICED DA UFPA
José Carlos Martins Cardoso,
Jorge Antonio Lima de Jesus
CXVII - ACESSO À INFORMAÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
José Francisco Barretto Neto
CXIII - REGIME DE COLABORAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO BRANCO: PERSPECTIVAS E ENTRAVES À SUA EFETIVAÇÃO.
Josenir de Araujo Calixto,
Mark Clark Assen de Carvalho
CXIX - REFORMA GERENCIAL, PAPEL DO ESTADO E POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY EM PERNAMBUCO: QUAIS AS FORMAS DE REGULAÇÃO?
Josilene Maria de Oliveira,
Andréia Ferreira da Silva,
Arlane Markely dos Santos Freire
CXX - A REFORMA EDUCACIONAL BRASILEIRA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): AVANÇO OU RETROCESSO?
Judinete do Socorro Alves de Souza,
Arthane Menezes Figueirêdo
CXXI - POLÍTICA E GESTÃO ESCOLAR COMO ELEMENTO ESTRESSOR DO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA
Julia Hélio Lino Clasen,
Dyenifer Martins Barbosa
CXXII - A POLÍTICA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA: (IN)VISIBILIDADE DE PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO ESCOLAR
Juliana Kussem
CXXIII - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC: EMBATES ENTRE JUSTIÇA SOCIAL E O DISCURSO NEOLIBERAL
Juliana Mezomo Cantarelli,
Simone Gonçalves da Silva,
Alvaro Moreira Hypolito
CXXIV - A INFLUÊNCIA DO MBL NA POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE GRAMSCI
Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva
CXXV - CONSELHOS ESCOLARES E GESTÃO DEMOCRATICA: CONCEPÇÕES E PROPOSIÇÕES NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL/TO
Katia Cristina Custódio Ferreira Brito
CXXVI - A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM CUBA: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, AVANÇOS E LIMITES.
Katianne Cristina dos Santos Palitot
CXXVII - TEORIA DE JUSTIÇA SOCIAL DE NANCY FRASER E AS DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE ALVORADA/RS.
Kleiton da Silva Müller,
Diego Dartagnan da Silva Tormes
CXXVIII - A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A AUTONOMIA DA ESCOLA PÚBLICA EM DOIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA
Larissa Polyanna Molina,
Geruza Marques Roela de Oliveira dos Santos,
Eduardo Augusto Moscon Oliveira
CXXIX - OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM GRAMISCIANA.
Larissa Vasconcelos Longo,
Emilia Peixoto Vieira
CXXX - POLÍTICA DE CICLO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Leandro Gileno Militão Nascimento,
Anita dos Reis de Almeida, Luzinete Barbosa Lyrio,
Nadja Maria Amado de Jesus
CXXXI - DIREITO À EDUCAÇÃO E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - A RELATIVIZAÇÃO DO DIREITO PRESCRITA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Letícia Paloma de Freitas Pereira Silva,
Fábio Junio da Silva Santos
CXXXII - GÊNERO NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CATARINENSES
Liane Vizzotto,
Sandra Simone Hopner Pierozan
CXXXIII - POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICIPIO DE SOBRAL-CE: FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Liduína Maria Gomes,
Anderson Goncalves Costa,
Claudia Maria Sales Mendes
CXXXIV - PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE TEMPO INTEGRAL
Luciene Maria da Silva
CXXXV - O PROCESSO DE REFORMA EDUCACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
Luís Gustavo Alexandre da Silva
CXXXVI - LIDERANÇA E ATITUDES DOS DIRETORES ESCOLARES E O USO DOS DADOS DO SIMAVE EM TRÊS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
Luisa Gomes de Almeida Vilardi,
Cynthia Paes de Carvalho
CXXXVII - AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO ÀS TECNOLOGIAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR
Luiz Dalmacir da Silveira,
Sandra Lucia Ferreira,
Renata Cottet
CXXXVIII - PERCEPÇÃO DE DOCENTES ACERCA DO “ESCOLA SEM PARTIDO” COM RECORTE DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO E DE RELIGIÃO
Luiz de Sousa Junior,
Francisco Alex Pereira Soares
CXXXIX - REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIA DE GESTÃO PÚBLICA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DO MUNICÍPIO DE SOBRAL- CEARÁ
Luzinete Barbosa Lyrio,
Ana Maria Ferreira Menezes,
Manoel Joaquim Fernandes de Barros
CXL - A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS NO DISTRITO FEDERAL E OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR
Magalis Besser Dorneles Schneider,
Andreia Mello Lace,
Catarina de Almeida Santos,
Jorge Henrique Cabral Fernandes
CXLI - RECURSOS DO PAR (2011-2014) NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN: A PARCIALIDADE DO REGIME DE COLABORAÇÃO
Magna França
CXLII - SELEÇÃO DE DIRETORES DO RIO DE JANEIRO: UMA ARTIMANHA SOB A LEI Nº 7.299/16
Marcela Moraes de Castro
CXLIII - PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE JOVENS GOIANOS SOBRE O ENSINO MÉDIO
Marcilene Pelegrine Gomes
CXLIV - GESTOR ESCOLAR NA CIDADE DE TOLEDO-PR: MÚLTIPLAS FORMAÇÕES E ATUAÇÕES
Marco Aurelio Tavares Amaral,
Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
CXLV - GESTÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO POPULAR: EM FOCO O MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) DE UBERLÂNDIA-MG
Marcos Antonio Lima Pereira,
Robson Antônio dos Reis Veiga
CXLVI - POLÍTICA DE AVALIAÇÃO E ACCOUNTABILITY EM EDUCAÇÃO: UMA EXPANSÃO TEÓRICO-CONCEITUAL COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA
Maria Angela Alves de Oliveira
CXLVII - POLÍTICA DE MORALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE LEI DA ESCOLA SEM PARTIDO
Maria Carolina Miesse,
Raquel Alessandra de Deus Silva
CXLVIII - UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA: APROXIMAÇÕES ENTRE O BRASIL E O ESTADO DA BAHIA
Maria Couto Cunha,
Jean Mário Araújo Costa
CXLIX - POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA, DESIGUALDADE RECORRENTE E PERSPECTIVAS
Maria de Barros da Trindade Padua,
José Almir Viana Nunes,
Kátia de Nazaré Santos Fonsêca,
Norma Iracema de Barros Ferreira
CL - PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS EM EDUCAÇÃO E O PROGRAMA AABB COMUNIDADE DA FENABB NO ESTADO DO RS
Maria de Fátima Cóssio,
Susana Schneid Scherer,
Douglas Gadelha Sá
CLI - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE COM BASE EM INDICADORES EDUCACIONAIS
Maria de Fátima Magalhães de Lima
CLII - O PROINFÂNCIA COMO POLÍTICA DE ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS DADOS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NO PIAUÍ
Maria de Jesus Marques Silva
CLIII - A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A POLÍTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM TERRITÓRIOS DA AMAZÔNIA PARAENSE
Maria do Socorro Dias Pinheiro
CLIV - GESTÃO PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRADIÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DO REGIME DE COLABORAÇÃO VIA PACTO PELA EDUCAÇÃO NO PARÁ
Maria do Socorro Vasconcelos Pereira,
Raimundo Sousa
CLV - A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DIAGNOSE E INTERVENÇÃO
Maria Eleusa Montenegro,
Eliete de Pinho Araujo<
CLVI - OS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR ATRAVÉS DO CICLO DE POLÍTICAS
Maria Ghisleny de Paiva Brasil
CLVII - OS CONSELHOS ESCOLARES COMO POSSIBILIDADE DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA
Maria Gorete Rodrigues de Brito,
Danielly Cristinne Barbosa de Campos,
Vivian de Lima Cabral,
Suellem Matins Pantoja
CLVIII - FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS PARA AVALIAR A EFICÁCIA DOS LÍDERES EDUCACIONAIS
Maria Gorete Sacramento de Jesus
CLIX - CENÁRIOS DE GESTÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO SUDESTE E O IDEB: POSSÍVEIS ASSOCIAÇÕES
Maria Helena de Aguiar Bravo,
Angela Maria Martins,
Sandra Maria Zákia Lian Sousa
CLX - GESTÃO DEMOCRÁTICA NA MESORREGIÃO LESTE MARANHENSE: ENFOQUES E DESTAQUES NAS LEIS DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Maria Jose Pires Barros Cardozo,
Carlos André Sousa Dublante,
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
CLXI - DESAFIOS, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NA FORMULAÇÃO DE DUAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS – UM ESTUDO COMPARATIVO
Maria Ocelia Mota,
Maria Elizabete Neves Ramos,
Maria Elisa Vieira da Cunha Cardoso de Almeida
CLXII - RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O MOVIMENTO PELA BASE
Maria Raquel Caetano
CLXIII - DIREITO À EDUCAÇÃO: SUA EFETIVAÇÃO APONTA UM PROBLEMA DE GESTÃO?
Mariana Ferreira,
Marta Clediane Rodrigues Anciutti
CLXIV - A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO EM PERIÓDICOS DA BIBLIOTECA ELETRÔNICA DA SCIELO
Mariana Uchôa Simões Barbosa,
Patrícia Maria Uchôa Simões
CLXV - ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: OS (DES)CAMINHOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA NO RS.
Mariangela Silveira Bairros,
Patrícia Souza Marchand,
Alexandre José Rossi
CLXVI - A POLÍTICA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE JUAZEIRO-BA
Mary Adriana dos Santos Evangelista
CLXVII - A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E O NOVO ATIVISMO CONSERVADOR
Maximo Augusto Campos Masson,
Leonardo Fortes Gomes,
Maria Teresa Vianna Van Acker
CLXVIII - PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA ESCOLA: RELAÇÕES POLÍTICAS E PROCESSOS PARTICIPATIVOS
Mayane Carvalho Lima
CLXIX- O NOVO ENSINO MÉDIO E A DESIGUALDADE SOCIAL
Micaela Balsamo de Mello
CLX X- EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA: ENSAIO SOBRE ALGUMAS QUESTÕES DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Miguel Henrique Russo
CLXXI - GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO DE VILA VELHA/ES E A CONSULTA PÚBLICA PARA ESCOLHA DOS DIRETORES ESCOLARES EM 2017
Miriene Manzoli Rogge,
Marta Gagno Intra
CLXXII- POLÍTICA DE APRIMORAMENTO E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Monica Alves Sally,
Eliel da Silva Moura
CLXXIII - JUSTIÇA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PNAES NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)
Naira da Costa Muylaert Lima,
Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira
CLXXIV - O CONTRATO COMO INSTRUMENTO DE PACTUAÇÃO E PARTILHA DAS AÇÕES PÚBLICAS E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Neli Moraes da Costa Mesquita,
Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos,
André do Nascimento Lima
CLXXV - A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA: DA TRAJETÓRIA LEGAL DA POLÍTICA PÚBLICA DE CONVÊNIOS À PERCEPÇÃO DOS ATORES-GESTORES ENVOLVIDOS
Nicássia Alves Cezário Branco,
Daniela da Costa Britto Pereira Lima
CLXXVI - AVALIAÇÃO EXTERNA COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS DE UMA CONSTRUÇÃO
Nilva Ferreira Batista Arantes,
Maria Cristina das Gracas Dutra Mesquita
CLXXVII - POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONCEITOS E MARCOS LEGAIS (1988-2008): 20 ANOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Paola Gianotto Braga,
Nadia Bigarella
CLXXVIII - POLÍTICAS, GESTÃO E FINANCIAMENTO EM EDUCAÇÃO: DISCUSSÕES SEMPRE NECESSÁRIAS
Patricia Flavia Mota
CLXXIX- POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL, ARGENTINA, CHILE E CHILE: ANÁLISE DE LEGISLAÇÕES E INDICADORES
Patrícia Maria Uchôa Simões
CLXXX - O LUGAR DA CRECHE PÚBLICA NO CONTEXTO DO ACESSO E OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CURITIBA
Patricia Sesiuk,
Angela Maria Scalabrin Coutinho
CLXXXI - UMA ANÁLISE SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA LEI 13.415 DE 2017 PARA O ENSINO MÉDIO
Patrícia Souza Marchand,
Mariangela Silveira Bairros
CLXXXII - MULTIPLAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: ANÁLISE DA DIMENSÃO TEMPO E INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Paulo Fernando de Vasconcelos Dutra
CLXXXIII - A INFLUÊNCIA ANTIDEMOCRÁTICA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS ENTRE 2016 E 2018
Paulo Rogério de Souza,
João Paulo Pereira Coelho
CLXXXIV - ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS: OS PRESIDENCIÁVEIS DE 2018 E SUAS PROPOSTAS PARA A INCLUSÃO
Raphael Demostenes Cardozo
CLXXXV - POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS PARA A ELEVAÇÃO DOS NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA
Raquel Angeli
CLXXXVI - ESCOLA DA FUNDAÇÃO AQUARELA: EXPERIÊNCIA PIONEIRA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA CIDADE DE BELÉM-PA
Reginaldo do Socorro Martins da Silva,
Cintia Aurora Quaresma Cardoso,
Ney Cristina Monteiro de Oliveira
CLXXXVII - A AUTOAVALIAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE CRESCIMENTO PSICOSSOCIAIS DA CRECHE CONVENIADA
Renata Cottet, Sandra Lucia Ferreira,
Luiz Dalmacir da Silveira
CLXXXVIII - A REFORMA NEOLIBERAL DO APARELHO DO ESTADO BRASILEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO
Renata Franqui,
Helen Cristina de Oliveira Vieira
CLXXXIV - FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS ESCOLARES COMO ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAR A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
Renato Saldanha Bastos,
Giovanna Rodrigues Cabral
CLXXXV - GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA: ANÁLISE PRELIMINAR DE UM PROJETO
Ricardo Alexandre Marangoni,
Ângelo Ricardo de Souza
CLXXXVI - ESCOLA PÚBLICA: PRESSUPOSTOS E CONSEQUÊNCIAS DA SUA DEMOCRATIZAÇÃO
Roberta Gurgel Azzi,
Miguel Henrique Russo
CLXXXVII - PERSPECTIVA GERENCIAL E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS “APROVA BRASIL-O DIREITO DE APRENDER” E “REDES DE APRENDIZAGEM”
Robson Antônio dos Reis Veiga,
Marcos Antonio Lima Pereira
CLXXXVIII- A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL: CONCEPÇÕES E HISTORICIDADE DAS EXPERIÊNCIAS DE 1957, 1995 E 2012.
Rodrigo Soares Guimarães Rodrigues
CLXXXIX - O PERFIL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM BELÉM
Rosa do Socorro Gomes Vale,
Cintya da Silva Aguiar,
Izete Magno Corrêa,
Orlando Nobre Bezerra de Souza
CXC - AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O MERCADO DE TRABALHO
Roseli Ana Fabrin,
Valmir de Jesus Pinto
CXCI – ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL DA SEE/SP
Rosemary Mattos
CXCII - A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROEJA: ANÁLISE DO GT 18 DA ANPED (2007- 2017)
Rosiani Salviano Barros,
André Rodrigues Guimarães
CXCIII – A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RN
Rute Regis de Oliveira da Silva
CXCIV - DIMENSÕES DESARTICULADAS NA GESTÃO ESCOLAR: ANALISANDO O TRABALHO DE UMA DIRETORA
Ruth Silva Nunes,
Rodrigo da Silva Pereira
CXCV - CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: IMPACTOS NA FORMAÇÃO E NA VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES
Sandra Cristina Demschinski,
Simone de Fátima Flach
CXCVI - CONAPE: RESISTÊNCIA NA MATERIALIZAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Sandra Regina Bernardes de Oliveira Rosa
CXCVII - GESTÃO E INCLUSÃO NA ESCOLA: DESAFIOS
Sandra Simone Hopner Pierozan,
Liane Vizzotto
CXCVIII - GESTÃO ESCOLAR E ASPECTOS DO GERENCIALISMO NO COTIDIANO DAS ESCOLAS
Selma Barros Daltro de Castro,
Solange Mary Moreira Santos
CXCIX- POLÍTICA EDUCACIONAL E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)
Severino Vilar de Albuquerque
CC - A ATUAÇÃO DA REDE POLÍTICA NA ELABORAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM
Silvana Malheiro do Nascimento Gama,
Jorge Nassim Vieira Najjar
CCI- A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPOS DE INCERTEZAS: UMA ANÁLISE PRELIMINAR
Silvia Oliveira de Souza Monteiro dos Santos
CCII - GOVERNAR A DOCÊNCIA: MANUAL DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Simone Anadon,
Maria Renata Alonso Mota,
Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
CCIII - A ATUAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NA AMPLIAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA
Simone Aparecida Milliorin
CCIV - PERCURSOS DE PESQUISA SOBRE SISTEMAS MUNCIPAIS DE ENSINO NO ESTADO DO PARANÁ
Simone de Fátima Flach
CCV- REDES POLÍTICAS E NOVA GOVERNANÇA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Simone Gonçalves da Silva,
Alvaro Moreira Hypolito
CCVI - O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO COMO UMA POLÍTICA EDUCACIONAL DE INCLUSÃO SOCIAL:
Stefany Thyene Albuquerque dos Santos,
Janine Marta Coelho Rodrigues
CCVII - SISTEMAS NACIONAIS DE AVALIAÇÃO E ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL: ESPECIFICIDADES DOS MODELOS BRASILEIRO E CHILENO
Susimar Inês Peretti,
Michele Luciane Blind de Morais,
Marilda Pasqual Schneider
CCVIII- A IMPLANTAÇÃO DO PROEMI EM SINCRONIA COM O PROGRAMA JOVEM DO FUTURO - PJF EM SANTARÉM/PA
Tania Castro Gomes,
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
CCIX - ESTUDOS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES PARA ALÉM DO FLUXO ESCOLAR: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM LONGITUDINAL
Tatiana Figueroa Martin Gaya
CCX - PROGRAMA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA: DA POLÍTICA À IMPLEMENTAÇÃO NA CIDADE DE ANÁPOLIS
Tatiane Custodio da Silva Batista,
Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca
CCXI - POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARA UMA QUALIDADE DE ENSINO
Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio,
Cláudia Melo da Paixão,
Antônio de Macêdo Mota Júnior
CCXII - OS NOVOS REFORMADORES, AS VELHAS IDEIAS E A POLÍTICA EDUCACIONAL
Thais Godoi de Souza,
Renata Valerio Silva
CCXIII - GESTÃO DEMOCRÁTICA E O CONSELHO ESCOLAR NO CONTEXTO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Thayse Mychelle de Aquino Freitas,
Maria Elizomar de Almeida e Silva Sousa,
Arilene Maria Soares de Medeiros
CCXIV - A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Tiago Felipe Ambrosini,
Clarice Monteiro Escott
CCXV- POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DÍVIDA OU FAVOR ?
Valéria A. Vieira Velis
CCXVI - POLÍTICA DE PREMIAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN: (DES)VANTAGENS A PARTIR DA VISÃO DOS PREMIADOS
Valquíria Gomes Duarte
CCXVII - FORMULAÇÃO DO PROEJA: ATORES E BASE LEGAL
Vania do Carmo Nobile
CCXVIII - PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL E A META 4 – EDUCAÇÃO ESPECIAL: RELATÓRIO PRELIMINAR DE AVALIAÇÃO (2015-2016)
Vera Lucia Gomes
CCXIX- UM OLHAR SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E SEU COTIDIANO
Vera Lucia Silveira Leite Campos Russo,
Jurema Rosa Lopes,
Maria Luiza de Souza Andrade
CCXX - DISTINTOS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DO PÚBLICO: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Vera Maria Vidal Peroni
CCXXI - O ENSINO MÉDIO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E SUA MATERIALIZAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Vilma Miranda de Brito,
Bartolina Ramalho Catanante
CCXXII - O PAPEL DO SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE TRANSPARÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VILA VELHA
Viviane Rosa Gomes dos Santos,
Miriene Manzoli Rogge
CCXXIII - AS CONDIÇÕES MATERIAIS E ESTRUTURAIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LONDRINA IGUALDADE OU DESIGUALDADE DE OFERTA?
Yasmin Malta Gonçalves Pinto
CCXXIV - UMA ABORDAGEM ECONÔMICA DA CONTRATUALIZAÇÃO DE RESULTADOS NA EDUCAÇÃO
Zara Figueiredo Tripodi