Nº 1 - 2019
Eixo 6
Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação
I - O PROBLEMA GESTÃO COMPARTILHADA E DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO REALIZADO EM CRUZEIRO DO SUL – ACRE
Alisson Lima Damião,
Adão Rogério Xavier Silva
II - INDISCIPLINAS E ESCOLARIZAÇÃO EM ANÁLISE
Ana Laura Poveda Cassiano,
Renata Maria Moschen Nascente
III - A QUALIDADE EDUCACIONAL E SUAS RELAÇÕES COM O CURRÍCULO ESCOLAR: INTERLOCUÇÕES DOCENTES
Anderson Cristian Barreto,
Nádia da Silva Tessaro,
Juliana Macedo Balthazar Jorge,
Vania de Fátima Matias de Souza
IV - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DOCENTES NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO
Ângela Cristina Alves Albino
V - CONTRIBUIÇÕES PARA UMA POSSÍVEL TEORIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E CURRÍCULO
Cassiana Gardini Franco,
Renata Maria Moschen Nascente
VI - REFLEXÕES ACERCA DA ORGANIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS NO BRASIL E EM PORTUGAL: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS A PARTIR DA LEGISLAÇÃO VIGENTE
Clarice Monteiro Escott
VII - A GESTÃO DE CURSOS NA MODALIDADE EAD DA REDE E-TEC BRASIL
Clovis Nicanor Kassick,
Araci Hack Catapan
VIII - A FRAGMENTAÇÃO CURRICULAR (INTER)FERINDO NA CONSTITUIÇÃO DO HUMANO
Deysi Maia Clair Kosvoski
IX - NOVOS VELHOS DESAFIOS DA CRECHE: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL
Dilma Antunes Silva,
Antonio Carlos Caruso Ronca
X - O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA
Dyenifer Martins Barbosa,
Julia Hélio Lino Clasen
XI - GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO MAGISTÉRIO GUARULHENSE PARA O TEMA
Edvaldo dos Reis Oliveira Filho
XII - ENTRE O PARCIAL E O INTEGRAL: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Elaniese do Socorro Lima da Silva,
Eliene Brito Passos
XIII - CURRÍCULO COMO INDICADOR DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Fábio Junio da Silva Santos,
Letícia Paloma de Freitas Pereira Silva
XIV - (RE) IMPLANTAÇÃO DE BRINQUEDOTECAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE CASCAVEL
Fernanda da Silva,
Eliana Maria Magnani
XV - ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL: PRESSUPOSTOS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO OU PREPARO DOS JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO?
Flavia Gonçalves da Silva,
Elisangela da Silva Bernado
XVI - CURRÍCULO, ESPAÇO FÍSCO E GESTÃO: DIMENSÕES PARA UMA AMBIENTALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Gerson Luiz Buczenko
XVII - ENSINO HÍBRIDO E GESTÃO DA SALA DE AULA: PRÁTICAS INDISSOCIÁVEIS
Ivanilda de Almeida Meira Novais,
Marta Lucia Croce,
Adriana Paula Cheron Zanin
XVIII - GESTÃO, LIDERANÇA E CLIMA ESCOLAR: O CASO DE UMA ESCOLA EFICAZ COM ALUNOS DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO
João Carlos de Souza Anhaia Gino
XIX - TRABALHO DOCENTE E A BNCC: DESAFIOS PARA A GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E A FORMAÇÃO HUMANA E EMANCIPATÓRIA
Jocélia Barbosa Nogueira,
Maria Rita Santos da Silva,
Elenize Cristina Oliveira da Silva
XX - O PERFIL DO GESTOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM DO PARÁ: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA
Jorge Antonio Lima de Jesus,
José Carlos Martins Cardoso
XXI - OS REFORMADORES EMPRESARIAIS, REDES SOCIAIS E COALIZAÇÃO ADVOCATÓRIA: A DISPUTA PELA IDEIA DE QUALIDADE EDUCACIONAL NO BRASIL
Jorge Nassim Vieira Najjar,
Karine Vichiett Morgan,
Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
XXII - DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO EXPRESSA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL AS PROPOSITIVAS DO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: CUIDAR OU EDUCAR?
Juliana Macedo Balthazar Jorge,
Lucas de Paula Rodrigues,
Anderson Cristian Barreto
XXIII - AS LÓGICAS ESTRUTURANTES DOS DISCURSOS DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
Karla Wanessa Carvalho de Almeida
XXIV - O LETRAMENTO INFORMACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APREDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Kelly Cristina da Silva Ruas,
Ligia Bruna Goncalves Vargas
XXV - CARTOGRAFIAS DO CONHECIMENTO NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: A ETNOMATEMÁTICA COMO FONTE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DA DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO
Kleber William Alves da Silva,
Maria Cristina Rodrigues
XXVI - ANÁLISE DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO
Luci Frare Kira
XXVII - COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO
Luzia de Marilac Pereira de Castro,
Cymone Martins Cotrim Teixeira
XXVIII - O PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE: A RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS
Maria Aparecida Rodrigues da Rocha
XXIX - AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS: A GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM DESTAQUE
Michel Franklin de Oliveira
XXX - A EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA BOSQUE: A QUESTÃO DA QUALIDADE SOCIAL E OS DESAFIOS PARA ESCOLA PUBLICA BRASILEIRA
Ney Cristina Monteiro de Oliveira,
Roberta da Trindade Pantoja Hage,
Kezya Helga de Souza Rodrigues da Silva
XXXI - A RELAÇÃO FORMAÇÃO DOS PROFESSORES / DISCIPLINA LECIONADA: UM ESTUDO DA ADEQUAÇÃO DA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS
Patrícia Alves da Silva
XXXII - O MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO” SOB O PRISMA FRANKFURTIANO
Renata Peres Barbosa
XXXIII - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DOS PROJETOS DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR (PRC) NO ÂMBITO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI)
Roberta Freire Bastos
XXXIV - A BONITEZA E O ABRAÇO, DOS SABERES & SONHOS, DAS PRÁTICAS & PARTILHAS DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA REDE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE NILÓPOLIS/RJ
Roberta Guimarães Teixeira
XXXV - O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL COMO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Samuel dos Santos Junio
XXXVI - O TRABALHO COM PROJETOS NA SALA DE AULA À LUZ DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
Sandra Regina T. de Freitas Silva,
Enéas Machado, Ubirajara da Silva Caetano
XXXVII - REFORMA CURRICULAR E POLÍTICAS EM ALFABETIZAÇÃO: O DISCURSO DA QUALIDADE NA VOZ DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Vanessa Santana dos Santos
XXXVIII - EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM E OS DESAFIOS PARA O CURRÍCULO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
Vinicius Silva Rodrigues dos Santos
XXXIX - A QUALIDADE EM EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO UNIVERSAL
Vivian de Lima Cabral,
Emina Márcia Nery dos Santos