Nº 1 - 2019

Eixo 6

Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação





I - O PROBLEMA GESTÃO COMPARTILHADA E DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO REALIZADO EM CRUZEIRO DO SUL – ACRE
            Alisson Lima Damião,
            Adão Rogério Xavier Silva

II - INDISCIPLINAS E ESCOLARIZAÇÃO EM ANÁLISE
            Ana Laura Poveda Cassiano,
            Renata Maria Moschen Nascente

III - A QUALIDADE EDUCACIONAL E SUAS RELAÇÕES COM O CURRÍCULO ESCOLAR: INTERLOCUÇÕES DOCENTES
            Anderson Cristian Barreto,
            Nádia da Silva Tessaro,
            Juliana Macedo Balthazar Jorge,
            Vania de Fátima Matias de Souza

IV - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DOCENTES NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO
            Ângela Cristina Alves Albino

V - CONTRIBUIÇÕES PARA UMA POSSÍVEL TEORIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E CURRÍCULO
            Cassiana Gardini Franco,
            Renata Maria Moschen Nascente

VI - REFLEXÕES ACERCA DA ORGANIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS NO BRASIL E EM PORTUGAL: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS A PARTIR DA LEGISLAÇÃO VIGENTE
            Clarice Monteiro Escott

VII - A GESTÃO DE CURSOS NA MODALIDADE EAD DA REDE E-TEC BRASIL
            Clovis Nicanor Kassick,
            Araci Hack Catapan

VIII - A FRAGMENTAÇÃO CURRICULAR (INTER)FERINDO NA CONSTITUIÇÃO DO HUMANO
            Deysi Maia Clair Kosvoski

IX - NOVOS VELHOS DESAFIOS DA CRECHE: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL
            Dilma Antunes Silva,
            Antonio Carlos Caruso Ronca

X - O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA
            Dyenifer Martins Barbosa,
            Julia Hélio Lino Clasen

XI - GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO MAGISTÉRIO GUARULHENSE PARA O TEMA
            Edvaldo dos Reis Oliveira Filho

XII - ENTRE O PARCIAL E O INTEGRAL: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
            Elaniese do Socorro Lima da Silva,
            Eliene Brito Passos

XIII - CURRÍCULO COMO INDICADOR DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
            Fábio Junio da Silva Santos,
            Letícia Paloma de Freitas Pereira Silva

XIV - (RE) IMPLANTAÇÃO DE BRINQUEDOTECAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE CASCAVEL
            Fernanda da Silva,
            Eliana Maria Magnani

XV - ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL: PRESSUPOSTOS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO OU PREPARO DOS JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO?
            Flavia Gonçalves da Silva,
            Elisangela da Silva Bernado

XVI - CURRÍCULO, ESPAÇO FÍSCO E GESTÃO: DIMENSÕES PARA UMA AMBIENTALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
            Gerson Luiz Buczenko

XVII - ENSINO HÍBRIDO E GESTÃO DA SALA DE AULA: PRÁTICAS INDISSOCIÁVEIS
            Ivanilda de Almeida Meira Novais,
            Marta Lucia Croce,
            Adriana Paula Cheron Zanin

XVIII - GESTÃO, LIDERANÇA E CLIMA ESCOLAR: O CASO DE UMA ESCOLA EFICAZ COM ALUNOS DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO
            João Carlos de Souza Anhaia Gino

XIX - TRABALHO DOCENTE E A BNCC: DESAFIOS PARA A GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E A FORMAÇÃO HUMANA E EMANCIPATÓRIA
            Jocélia Barbosa Nogueira,
            Maria Rita Santos da Silva,
            Elenize Cristina Oliveira da Silva

XX - O PERFIL DO GESTOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM DO PARÁ: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA
            Jorge Antonio Lima de Jesus,
            José Carlos Martins Cardoso

XXI - OS REFORMADORES EMPRESARIAIS, REDES SOCIAIS E COALIZAÇÃO ADVOCATÓRIA: A DISPUTA PELA IDEIA DE QUALIDADE EDUCACIONAL NO BRASIL
            Jorge Nassim Vieira Najjar,
            Karine Vichiett Morgan,
            Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel

XXII - DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO EXPRESSA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL AS PROPOSITIVAS DO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: CUIDAR OU EDUCAR?
            Juliana Macedo Balthazar Jorge,
            Lucas de Paula Rodrigues,
            Anderson Cristian Barreto

XXIII - AS LÓGICAS ESTRUTURANTES DOS DISCURSOS DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
            Karla Wanessa Carvalho de Almeida

XXIV - O LETRAMENTO INFORMACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APREDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
            Kelly Cristina da Silva Ruas,
            Ligia Bruna Goncalves Vargas

XXV - CARTOGRAFIAS DO CONHECIMENTO NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: A ETNOMATEMÁTICA COMO FONTE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DA DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO
            Kleber William Alves da Silva,
            Maria Cristina Rodrigues
 
XXVI - ANÁLISE DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO
            Luci Frare Kira

XXVII - COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO
            Luzia de Marilac Pereira de Castro,
            Cymone Martins Cotrim Teixeira

XXVIII - O PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE: A RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS
            Maria Aparecida Rodrigues da Rocha

XXIX - AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS: A GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM DESTAQUE
            Michel Franklin de Oliveira

XXX - A EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA BOSQUE: A QUESTÃO DA QUALIDADE SOCIAL E OS DESAFIOS PARA ESCOLA PUBLICA BRASILEIRA
            Ney Cristina Monteiro de Oliveira,
            Roberta da Trindade Pantoja Hage,
            Kezya Helga de Souza Rodrigues da Silva

XXXI - A RELAÇÃO FORMAÇÃO DOS PROFESSORES / DISCIPLINA LECIONADA: UM ESTUDO DA ADEQUAÇÃO DA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS
            Patrícia Alves da Silva

XXXII - O MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO” SOB O PRISMA FRANKFURTIANO
            Renata Peres Barbosa

XXXIII - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DOS PROJETOS DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR (PRC) NO ÂMBITO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI)
            Roberta Freire Bastos

XXXIV - A BONITEZA E O ABRAÇO, DOS SABERES & SONHOS, DAS PRÁTICAS & PARTILHAS DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA REDE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE NILÓPOLIS/RJ
            Roberta Guimarães Teixeira

XXXV - O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL COMO DESENVOLVIMENTO HUMANO
            Samuel dos Santos Junio

XXXVI - O TRABALHO COM PROJETOS NA SALA DE AULA À LUZ DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
            Sandra Regina T. de Freitas Silva,
            Enéas Machado, Ubirajara da Silva Caetano

XXXVII - REFORMA CURRICULAR E POLÍTICAS EM ALFABETIZAÇÃO: O DISCURSO DA QUALIDADE NA VOZ DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
            Vanessa Santana dos Santos

XXXVIII - EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM E OS DESAFIOS PARA O CURRÍCULO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
            Vinicius Silva Rodrigues dos Santos

XXXIX - A QUALIDADE EM EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO UNIVERSAL
            Vivian de Lima Cabral,
            Emina Márcia Nery dos Santos