Nº 1 - 2019

Eixo 7

Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social





I - INFÂNCIA, DIREITO E EDUCAÇÃO: OS PRESSUPOSTOS DAS PESQUISAS
            Ademilson de Sousa Soares

II - O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS À LEI 10.639/2003
            Adriana de Bortoli Gentil

III - DIÁLOGOS ENTRE FAMÍLIA, ESCOLA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
            Ana Gabriela da Silva Vieira,
            Mara Beatriz Nunes Gomes,
            Tainá Melo Silveira

IV - MOBILIDADE SOCIAL NO PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL
            Arthur Gehrke Martins Andrade

V - A FORMAÇÃO PENSADA E PRATICADA PARA/PELO EDUCADOR SOCIAL: UMA DISCUSSÃO CURRICULAR EM CONSTRUÇÃO
            Arthur Vianna Ferreira,
            Marcio Bernardino Sirino

VI - A MEMÓRIA QUE TRADUZ/PRODUZ HISTÓRIAS: INVESTIGAÇÃO DA TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL DE UMA UMEI EM NITERÓI, RJ
            Carla Cristiane Souza da Silveira,
            Tereza Cristina de Almeida Guimarães

VII - POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E A LEI 11.645/2008 NO MUNICÍPIO DE PITANGA- PR
            Clodoaldo Shreiber,
            Nilson Ferreira de Almeida,
            Osmir Marques Souza

VIII - GERAÇÃO NEM NEM: TRABALHO E EDUCAÇÃO PARA PENSAR A JUVENTUDE BRASILEIRA
            Daiane Letícia Boiago,
            Thais Godoi de Souza
 
IX - AÇÕES DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA A CONVIVÊNCIA SADIA E SEGURA NAS ESCOLAS PÚBLICAS PAULISTAS (2009 – 2018): CONTROVÉRSIAS
            Daniele Almenara Parre

X - DIREITO A IGUALDADE NA DIFERENÇA
            Daria Aparecida de Jesus Carvalho,
            Márcia Oliveira Marques Nogueira

XI - PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROBLEMATIZAÇÕES INICIAIS
            Dayana de Oliveira Arruda

XII - APONTAMENTOS SOBRE ASPECTOS IDENTITÁRIOS DE DOCENTES NEGRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
            Edicleia Lima de Oliveira,
            Eugenia Portel de Siqueira Marques

XIII - DIREITO À EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
            Elaine Constant Pereira de Souza,
            Jefferson Willian Silva da Conceição

XIV - A MEDIAÇÃO ENTRE PARES COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR
            Eliane Martins Braga

XV - DA CELA À SALA DE AULA: RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DOS APENADOS PARTIR DO DIREITO À EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
            Fábio da Silva Santos,
            Manoel Joaquim Fernandes de Barros

XVI - É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO INFANTIL COM BASE NOS DIREITOS HUMANOS EM ESCOLAS SUBVENCIONADAS?
            Flávia Camila Gomes

XVII - A LEI FEDERAL 10.639/03 E O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SERRA/ES
            Franciele Teixeira da Silva Polez,
            Eduardo Augusto Moscon Oliveira

XVIII - ALIENAÇÃO E EDUCAÇÃO: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
            Geovani Roberto Kreling,
            Carina Alves da Silva Darcoleto

XIX - AS RECOMENDAÇÕES DA UNESCO PARA A EDUCAÇÃO E A DIVERSIDADE CULTURAL: O PAPEL DA RELAÇÃO PÚBLICO- PRIVADO
            Gesilaine Mucio Ferreira,
            Gislaine Aparecida Valadares de Godoy,
            Jani Alves da Silva Moreira,
            Lucilene Amarante

XX - A EDUCAÇÃO DO CAMPO SOB AS PERSPECTIVAS DE PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO BANCARIA X PEDAGOGIA CRÍTICA
            Gessiedna Pereira de Souza Silva,
            Marta Castro dos Santos

XXI - NEFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, NA ESCOLA, NOS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIAS DO ALUNO E NA SOCIEDADE
            Gláucia Amaral Braga

XXII - A INFLUÊNCIA DOS (DES)ENTENDIMENTOS SOBRE GÊNERO NA CONSECUÇÃO DA DESIGUALDADE ESCOLAR
            Igor Leite Sousa

XXIII - A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA CULTURA EM DIREITOS HUMANOS
            Jemina de Araújo Moraes Andrade,
            Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões

XXIV - OS PERCURSOS E PERCALÇOS NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E O PNAES COMO REFLEXO DA EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO SOCIAL
            Jéssica Regina Teixeira Melo

XXV - A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO IFBA - CAMPUS JACOBINA
            Jociane Marta da Silva Correia,
            Maria Couto Cunha,
            Gilvanice Barbosa da Silva Musia

XXVI - EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A CONCEPÇÃO E O DIREITO À EDUCAÇÃO EM DOCUMENTOS NACIONAIS (1857-2019)
            Jordana Lorena Nogueira de Sousa,
            Francisca Maria Gomes Cabral Soares,
            Priscila Figueiredo Brito de Azevedo,
            Eugênia Morais de Albuquerque
 
XXVII - A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO ELEMENTO DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS DIVERSIDADES CULTURAIS
            José Lucas de Omena Gusmão,
            Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro,
            Lana Lisiêr de Lima Palmeira

XXVIII - POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS: A FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS NO BRASIL
            Juliana Guimarães Faria

XXIX - O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
            Kenny Bastos,
            Vanda Mendes Ribeiro

XXX - A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS JURÍDICOS: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DE ALAGOAS
            Lana Lisiêr de Lima Palmeira,
            José Lucas de Omena Gusmão,
            Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro

XXXI - VIDA, TRAJETÓRIA ESCOLAR E OFÍCIO DE PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA: NARRATIVAS DE HISTÓRIA DE VIDA
            Leonor Paniago Rocha,
            Marlene Barbosa de Freitas Reis

XXXII - A TECNOLOGIA ASSISTIVA EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O APLICATIVO BRAILLEÉCRAN COMO MEDIADOR NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS CEGOS NO CONTEXTO ACADÊMICO
            Lilian Cristina dos Santos,
            Marlene Barbosa de Freitas Reis,
            Carla Salomé Margarida de Souza

XXXIII - ADOLESCÊNCIA, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: PELA TRANSVERSALIDADE EDUCACIONAL NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO
            Luzia Cristina Nogueira de Araújo,
            Katia Cristian Puente Muniz

XXXIV - INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
            Lyanny Araujo Francês,
            Maria Mônica Ferreira Mendes,
            Amélia Maria Araujo Mesquita
 
XXXV- PERSPECTIVAS SOBRE ASCLASSESRACIAIS NO BRASIL EM DIÁLOGO COM A DEMOCRATIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE
            Mara Beatriz Nunes Gomes,
            Tainá Melo Silveira,
            Ana Gabriela da Silva Vieira

XXXVI - COLETIVO DE LEITURAS E INVESTIGAÇÕES EM PEDAGOGIA SOCIAL: UM ESPAÇO DE PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO (PARA O) SOCIAL
            Marcio Bernardino Sirino,
            Patricia Flavia Mota,
            Arthur Vianna Ferreira

XXXVII - ALIANÇA CONSERVADORA NO BRASIL E QUESTÕES DE GÊNERO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LEI 7.595/2018 DO MUNICÍPIO DE JARAGUÁ DO SUL - SC
            Maria Angela Nolli,
            Iana Gomes de Lima

XXXVIII - DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO NA ESCOLA: UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS E DE CIDADANIA
            Maria Eugenia Brêttas Veiga

XXXIX - POLÍTICAS DE CERTIFICAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS – O CASO DOS EXAMES DE MADUREZA
            Maria Margarida Machado,
            Stephany Nascimento Lago

XL - EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPECTIVAS DA PRÁTICA CURRICULAR
            Maria Mônica Ferreira Mendes,
            Amélia Maria AraujoMesquita,
            Lyanny Araujo Francês

XLI - JUVENTUDES E EDUCAÇÃO: (RE) APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO MÉDIO
            Mariana Lins de Oliveira

XLII - O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEG: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
            Marlene Barbosa de Freitas Reis,
            Carla Salomé Margarida de Souza,
            Lilian Cristina dos Santos

XLIII - O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) – DO LEGAL À MATERIALIZAÇÃO
            Marlon César Silva
 
XLIV - EDUCAÇÃO INDÍGENA SATERÉ MAWÉ: INQUIETAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO NO MUNICÍPIO DE MAUÉS– AMAZONAS
            Marta Castro dos Santos,
            Gessiedna Pereira de Souza Silva,
            Josely Ferreira Ribeiro

XLV - RELAÇÕES DE GÊNERO E DE PODER: A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS POLÍTICAS PELO DIREITO À DOCÊNCIA FEMININA EM CAMPOS DE SABERES MASCULINOS
            Neiva Furlin

XLVI - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO CURRÍCULO PAULISTA
           Nonato Assis de Miranda,
           Thiago Luiz Sartori

XLVII - OS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NAS PRISÕES DO ESTADO DO PARÁ
           Orlando Nobre Bezerra de Souza

XLVIII - CONTRAPOSIÇÕES DE INTERESSES NA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA AFIRMATIVA: ARGUMENTOS ACERCA DAS COTAS DE ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO
           Oséias Santos de Oliveira,
           Francieli Marchesan,

XLIX - APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03 NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA CIDADE DE GUARAPUAVA
           Osmir Marques Souza
           Clodoaldo Shreiber,
           Nilson Ferreira de Almeida

L - O SUBALTERNO PODE FALAR: VOZES DA EJA POR MEIO DA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS, NA REDE MUNICIPAL DE BELFORD ROXO, RJ
           Pamela Maria do Rosário Mota

LI - CONCEPÇÕES MORAIS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE CYBERBULLYING
           Rafaela Maria Rodrigues,
           Célia Maria Rosa

LII - A CÁTEDRA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO E A INCLUSÃO DO REFUGIADO NO ENSINO SUPERIOR
           Rômulo Sousa de Azevedo,
           Cláudia Tavares do Amaral,
           Maria Geralda Oliver Rosa

LIII - REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS NO ESTADO DA BAHIA (2004-2018)
           Rosa Helena Ribeiro Teixeira,
           Marta Lícia Teles Brito de Jesus

LIV - EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA CURRICULAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO NO ABC PAULISTA
           Sanny Silva da Rosa,
           Branca Jurema Ponce,
           Gessica Natalia Campos

LV - A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O USO DAS TIC ENTRE SUJEITOS EXCLUÍDOS DA ERA DIGITAL
           Sarah Rizzia Campos Luiz,
           Ana Paula Rocha Neto

LVI - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DOS ASPECTOS LEGAIS AOS ESTUDOS SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES
           Silvania Maria da Silva Gil,
           Maria de Fátima Barbosa Abdalla

LVII - UMA METODOLOGIA ORGANIZADORA DO ESPAÇO PARA BRINCAR EM SALAS DE AULAS E AS CARACTERÍSTICAS QUE ENVOLVEM BRINCAR E NÃO BRINCAR
           Tagiane Maria da Rocha Luz Cellis

LVIII - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL
           Taissa Vieira Lozano Burci,
           Ana Paula de Souza Santos,
           Dayane Horwat Imbriani de Oliveira,
           Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de Oliveira

LIX - DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E CIDADÃ
           Telmo Marcon

LX - ATUAÇÃO RESOLUTIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA DEFESA DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E DIVERSIDADE, NOS CURRÍCULOS EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, PARA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CIDADÃ EM DIREITOS HUMANOS
           Thiago Luiz Sartori

LXI - INTERVENÇÕES LÚDICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
           Ubirajara da Silva Caetano,
           Sandra Regina T. de Freitas Silva,
           Enéas Machado

LXII - EDUCAÇÃO FORMAL PARA ADOLESCENTES SUBMETIDOS A MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
           Washington Luiz de Andrade Cardoso Junior

LXIII - A DIFERENÇA NOS ESTUDOS DE CURRICULO: ARTIGOS DE PERIÓDICOS COMO FONTES DO DEBATE SOBRE A JUSTIÇA SOCIAL (2005-2015)
           Wilcelene Pessoados Anjos Dourado Machado