Nº 1 - 2019
Eixo 7
Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social
I - INFÂNCIA, DIREITO E EDUCAÇÃO: OS PRESSUPOSTOS DAS PESQUISAS
Ademilson de Sousa Soares
II - O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS À LEI 10.639/2003
Adriana de Bortoli Gentil
III - DIÁLOGOS ENTRE FAMÍLIA, ESCOLA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Ana Gabriela da Silva Vieira,
Mara Beatriz Nunes Gomes,
Tainá Melo Silveira
IV - MOBILIDADE SOCIAL NO PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL
Arthur Gehrke Martins Andrade
V - A FORMAÇÃO PENSADA E PRATICADA PARA/PELO EDUCADOR SOCIAL: UMA DISCUSSÃO CURRICULAR EM CONSTRUÇÃO
Arthur Vianna Ferreira,
Marcio Bernardino Sirino
VI - A MEMÓRIA QUE TRADUZ/PRODUZ HISTÓRIAS: INVESTIGAÇÃO DA TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL DE UMA UMEI EM NITERÓI, RJ
Carla Cristiane Souza da Silveira,
Tereza Cristina de Almeida Guimarães
VII - POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E A LEI 11.645/2008 NO MUNICÍPIO DE PITANGA- PR
Clodoaldo Shreiber,
Nilson Ferreira de Almeida,
Osmir Marques Souza
VIII - GERAÇÃO NEM NEM: TRABALHO E EDUCAÇÃO PARA PENSAR A JUVENTUDE BRASILEIRA
Daiane Letícia Boiago,
Thais Godoi de Souza
IX - AÇÕES DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA A CONVIVÊNCIA SADIA E SEGURA NAS ESCOLAS PÚBLICAS PAULISTAS (2009 – 2018): CONTROVÉRSIAS
Daniele Almenara Parre
X - DIREITO A IGUALDADE NA DIFERENÇA
Daria Aparecida de Jesus Carvalho,
Márcia Oliveira Marques Nogueira
XI - PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROBLEMATIZAÇÕES INICIAIS
Dayana de Oliveira Arruda
XII - APONTAMENTOS SOBRE ASPECTOS IDENTITÁRIOS DE DOCENTES NEGRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Edicleia Lima de Oliveira,
Eugenia Portel de Siqueira Marques
XIII - DIREITO À EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Elaine Constant Pereira de Souza,
Jefferson Willian Silva da Conceição
XIV - A MEDIAÇÃO ENTRE PARES COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR
Eliane Martins Braga
XV - DA CELA À SALA DE AULA: RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DOS APENADOS PARTIR DO DIREITO À EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Fábio da Silva Santos,
Manoel Joaquim Fernandes de Barros
XVI - É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO INFANTIL COM BASE NOS DIREITOS HUMANOS EM ESCOLAS SUBVENCIONADAS?
Flávia Camila Gomes
XVII - A LEI FEDERAL 10.639/03 E O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SERRA/ES
Franciele Teixeira da Silva Polez,
Eduardo Augusto Moscon Oliveira
XVIII - ALIENAÇÃO E EDUCAÇÃO: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
Geovani Roberto Kreling,
Carina Alves da Silva Darcoleto
XIX - AS RECOMENDAÇÕES DA UNESCO PARA A EDUCAÇÃO E A DIVERSIDADE CULTURAL: O PAPEL DA RELAÇÃO PÚBLICO- PRIVADO
Gesilaine Mucio Ferreira,
Gislaine Aparecida Valadares de Godoy,
Jani Alves da Silva Moreira,
Lucilene Amarante
XX - A EDUCAÇÃO DO CAMPO SOB AS PERSPECTIVAS DE PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO BANCARIA X PEDAGOGIA CRÍTICA
Gessiedna Pereira de Souza Silva,
Marta Castro dos Santos
XXI - NEFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, NA ESCOLA, NOS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIAS DO ALUNO E NA SOCIEDADE
Gláucia Amaral Braga
XXII - A INFLUÊNCIA DOS (DES)ENTENDIMENTOS SOBRE GÊNERO NA CONSECUÇÃO DA DESIGUALDADE ESCOLAR
Igor Leite Sousa
XXIII - A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA CULTURA EM DIREITOS HUMANOS
Jemina de Araújo Moraes Andrade,
Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões
XXIV - OS PERCURSOS E PERCALÇOS NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E O PNAES COMO REFLEXO DA EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Jéssica Regina Teixeira Melo
XXV - A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO IFBA - CAMPUS JACOBINA
Jociane Marta da Silva Correia,
Maria Couto Cunha,
Gilvanice Barbosa da Silva Musia
XXVI - EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A CONCEPÇÃO E O DIREITO À EDUCAÇÃO EM DOCUMENTOS NACIONAIS (1857-2019)
Jordana Lorena Nogueira de Sousa,
Francisca Maria Gomes Cabral Soares,
Priscila Figueiredo Brito de Azevedo,
Eugênia Morais de Albuquerque
XXVII - A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO ELEMENTO DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS DIVERSIDADES CULTURAIS
José Lucas de Omena Gusmão,
Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro,
Lana Lisiêr de Lima Palmeira
XXVIII - POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS: A FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS NO BRASIL
Juliana Guimarães Faria
XXIX - O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Kenny Bastos,
Vanda Mendes Ribeiro
XXX - A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS JURÍDICOS: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DE ALAGOAS
Lana Lisiêr de Lima Palmeira,
José Lucas de Omena Gusmão,
Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro
XXXI - VIDA, TRAJETÓRIA ESCOLAR E OFÍCIO DE PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA: NARRATIVAS DE HISTÓRIA DE VIDA
Leonor Paniago Rocha,
Marlene Barbosa de Freitas Reis
XXXII - A TECNOLOGIA ASSISTIVA EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O APLICATIVO BRAILLEÉCRAN COMO MEDIADOR NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS CEGOS NO CONTEXTO ACADÊMICO
Lilian Cristina dos Santos,
Marlene Barbosa de Freitas Reis,
Carla Salomé Margarida de Souza
XXXIII - ADOLESCÊNCIA, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: PELA TRANSVERSALIDADE EDUCACIONAL NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO
Luzia Cristina Nogueira de Araújo,
Katia Cristian Puente Muniz
XXXIV - INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Lyanny Araujo Francês,
Maria Mônica Ferreira Mendes,
Amélia Maria Araujo Mesquita
XXXV- PERSPECTIVAS SOBRE ASCLASSESRACIAIS NO BRASIL EM DIÁLOGO COM A DEMOCRATIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE
Mara Beatriz Nunes Gomes,
Tainá Melo Silveira,
Ana Gabriela da Silva Vieira
XXXVI - COLETIVO DE LEITURAS E INVESTIGAÇÕES EM PEDAGOGIA SOCIAL: UM ESPAÇO DE PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO (PARA O) SOCIAL
Marcio Bernardino Sirino,
Patricia Flavia Mota,
Arthur Vianna Ferreira
XXXVII - ALIANÇA CONSERVADORA NO BRASIL E QUESTÕES DE GÊNERO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LEI 7.595/2018 DO MUNICÍPIO DE JARAGUÁ DO SUL - SC
Maria Angela Nolli,
Iana Gomes de Lima
XXXVIII - DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO NA ESCOLA: UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS E DE CIDADANIA
Maria Eugenia Brêttas Veiga
XXXIX - POLÍTICAS DE CERTIFICAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS – O CASO DOS EXAMES DE MADUREZA
Maria Margarida Machado,
Stephany Nascimento Lago
XL - EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPECTIVAS DA PRÁTICA CURRICULAR
Maria Mônica Ferreira Mendes,
Amélia Maria AraujoMesquita,
Lyanny Araujo Francês
XLI - JUVENTUDES E EDUCAÇÃO: (RE) APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO MÉDIO
Mariana Lins de Oliveira
XLII - O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEG: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Marlene Barbosa de Freitas Reis,
Carla Salomé Margarida de Souza,
Lilian Cristina dos Santos
XLIII - O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) – DO LEGAL À MATERIALIZAÇÃO
Marlon César Silva
XLIV - EDUCAÇÃO INDÍGENA SATERÉ MAWÉ: INQUIETAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO NO MUNICÍPIO DE MAUÉS– AMAZONAS
Marta Castro dos Santos,
Gessiedna Pereira de Souza Silva,
Josely Ferreira Ribeiro
XLV - RELAÇÕES DE GÊNERO E DE PODER: A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS POLÍTICAS PELO DIREITO À DOCÊNCIA FEMININA EM CAMPOS DE SABERES MASCULINOS
Neiva Furlin
XLVI - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO CURRÍCULO PAULISTA
Nonato Assis de Miranda,
Thiago Luiz Sartori
XLVII - OS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NAS PRISÕES DO ESTADO DO PARÁ
Orlando Nobre Bezerra de Souza
XLVIII - CONTRAPOSIÇÕES DE INTERESSES NA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA AFIRMATIVA: ARGUMENTOS ACERCA DAS COTAS DE ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO
Oséias Santos de Oliveira,
Francieli Marchesan,
XLIX - APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03 NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA CIDADE DE GUARAPUAVA
Osmir Marques Souza
Clodoaldo Shreiber,
Nilson Ferreira de Almeida
L - O SUBALTERNO PODE FALAR: VOZES DA EJA POR MEIO DA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS, NA REDE MUNICIPAL DE BELFORD ROXO, RJ
Pamela Maria do Rosário Mota
LI - CONCEPÇÕES MORAIS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE CYBERBULLYING
Rafaela Maria Rodrigues,
Célia Maria Rosa
LII - A CÁTEDRA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO E A INCLUSÃO DO REFUGIADO NO ENSINO SUPERIOR
Rômulo Sousa de Azevedo,
Cláudia Tavares do Amaral,
Maria Geralda Oliver Rosa
LIII - REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS NO ESTADO DA BAHIA (2004-2018)
Rosa Helena Ribeiro Teixeira,
Marta Lícia Teles Brito de Jesus
LIV - EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA CURRICULAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO NO ABC PAULISTA
Sanny Silva da Rosa,
Branca Jurema Ponce,
Gessica Natalia Campos
LV - A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O USO DAS TIC ENTRE SUJEITOS EXCLUÍDOS DA ERA DIGITAL
Sarah Rizzia Campos Luiz,
Ana Paula Rocha Neto
LVI - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DOS ASPECTOS LEGAIS AOS ESTUDOS SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES
Silvania Maria da Silva Gil,
Maria de Fátima Barbosa Abdalla
LVII - UMA METODOLOGIA ORGANIZADORA DO ESPAÇO PARA BRINCAR EM SALAS DE AULAS E AS CARACTERÍSTICAS QUE ENVOLVEM BRINCAR E NÃO BRINCAR
Tagiane Maria da Rocha Luz Cellis
LVIII - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL
Taissa Vieira Lozano Burci,
Ana Paula de Souza Santos,
Dayane Horwat Imbriani de Oliveira,
Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de Oliveira
LIX - DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E CIDADÃ
Telmo Marcon
LX - ATUAÇÃO RESOLUTIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA DEFESA DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E DIVERSIDADE, NOS CURRÍCULOS EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, PARA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CIDADÃ EM DIREITOS HUMANOS
Thiago Luiz Sartori
LXI - INTERVENÇÕES LÚDICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ubirajara da Silva Caetano,
Sandra Regina T. de Freitas Silva,
Enéas Machado
LXII - EDUCAÇÃO FORMAL PARA ADOLESCENTES SUBMETIDOS A MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
Washington Luiz de Andrade Cardoso Junior
LXIII - A DIFERENÇA NOS ESTUDOS DE CURRICULO: ARTIGOS DE PERIÓDICOS COMO FONTES DO DEBATE SOBRE A JUSTIÇA SOCIAL (2005-2015)
Wilcelene Pessoados Anjos Dourado Machado