Nº 1 - 2019

Eixo 3

Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares.




I - FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES EDUCACIONAIS: A EXPERIÊNCIA COMO MOBILIZADORA DE PROCESSOS REFLEXIVOS
            Ádria Brum de Azambuja,
            Eliara Zavieruka Levinski,
            Luciane Spanhol Bordignon

II - AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, POLÍTICA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COMPREENSÃO DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
            Adriana Cilene Alves de Oliveira

III - A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
            Adriana Cristina Furtado da Silva
            Idalino, Antonia Costa Andrade,
            Arthane Menezes Figueirêdo,
            Nicole Grazielle da Silva Pojo

IV - AS ATUAIS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES: UM ESTUDO A PARTIR DE FACETAS DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
            Ana Carolina Colacioppo Rodrigues,
            Isabel Melero Bello

V - FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REDE PÚBLICA: MARCAS DE UMA GESTÃO
            Ana Cristina Gonçalves Abreu Souza

VI - CAMOATINS À VISTA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS AÇÕES DE GESTÃO NA PERSPECTIVA DE UM DIRETOR EDUCADOR
            Ana Lucia Souza de Freitas,
            Mari Margarete dos Santos Forster,
            Vanessa Schvartz Riva

VII - PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA
            Ana Paula Furtado Soares Pontes

VIII - IMPLICAÇÕES DA RESOLUÇÃO CNE/CP N.2/2015 PARA A FORMAÇÃO DOS DIRIGENTES ESCOLARES
            Andreia Nunes Militão

IX - COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA: ESPAÇO DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO
            Anita dos Reis de Almeida,
            Nadja Maria Amado de Jesus,
            José Francisco Barretto Neto,
            Ana Maria Ferreira Menezes

X - A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS ESCOLARES NO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO- CRÍTICA
            Antônia Costa Andrade,
            Janaina Brito Carvalho,
            Orleans Silva Sousa

XI - RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE PROFESSORES
            Beatriz Martins dos Santos Prado,
            Marineide de Oliveira Gomes

XII - POLÍTICA EDUCACIONAL DE SELEÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO (PEJA - RJ): UMA ANÁLISE IDENTITÁRIA DO PERFIL DE REQUISIÇÃO DOS PROFESSORES
            Carla da Mota Souza

XIII - INTEGRAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE INCLUSIVA: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG/CÂMPUS INHUMAS
            Carla Salomé Margarida de Souza,
            Marlene Barbosa de Freitas Reis,
            Lilian Cristina dos Santos

XIV - CURSOS DE LICENCIATURAS NO BRASIL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA GESTÃO E DA IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
            Carmenisia Jacobina Aires,
            Ana Maria de Albuquerque Moreira

XV - A FORMAÇÃO EM ESPAÇOS COLEGIADOS/ COLETIVOS PELOS MUNICIPIOS NO CONTEXTO DOS PLANOS NACIONAL E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
            Charla Barbosa de Oliveira Macedo de Campos,
            Eduardo Augusto Moscon Oliveira,
            Marcia Saraiva Prudencio

XVI - MOVIMENTOS SOCIAIS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
            Christiane Andrade Regis Tavares,
            Delyana Santana de Britto Marinho,
            Rosa Maria Silva Furtado

XVII - CONTEÚDOS COBRADOS NAS PARTES ESPECÍFICAS DE PROVAS DE CONCURSOS PARA PROFESSOR: UMA ANÁLISE DAS SELEÇÕES DOS CINCO MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DO ESTADO DO PARANÁ
            Cléber dos Santos Gonçalves,
            Cyntia Gomes,
            Taissa Vieira Lozano Burci,
            Silvia Eliane Oliveira Basso

XVIII   - O PENSAMENTO LIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A DOCÊNCIA
            Cleide Carvalho de Matos,
            Manuelle Espíndola dos Reis,
            Solange Pereira da Silva

XIX  - AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
            Cristina Maria Bezerra de Oliveira,
            Scheiler Fagundes Carvalho

XX   - A FORMAÇÃO INICIAL DE DIRETORES ESCOLARES: PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS
            Cynthia Paes de Carvalho,
            Ana Cristina Prado de Oliveira

XXI - POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DA EMENDA CONSTITUCIONAL 95 NO CUMPRIMENTO DA META 15 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
            Danielle Scheffelmeier Mei,
            Etiane de Fatima Theodoroski

XXII - POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE DO TERCEIRO SETOR: O NOVO SIGNIFICADO DE DIREITO À EDUCAÇÃO A PARTIR DA BNCC
            Deive Bernardes da Silva,
            Carliene Freitas da Silva Bernardes

XXIII  - POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
            Denilton Silveira de Oliveira,
            Luciane Terra dos Santos Garcia

XXIV  - PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR
            Deuzilene Marques Salazar

XXV - FORMAÇÃO DE GESTORES E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, UMA RELAÇÃO ORGÂNICA
            Dinair Leal da Hora,
            Reginaldo Célio Almeida de Oliveira

XXVI - EJA EM MATO GROSSO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
            Edileuza da Silva Oliveira,
            Heloisa Salles Gentil

XXVII - FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE DOCENTES: VIVÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
            Elena Maria Billig Mello

XXVIII - CONSTRUINDO A BRINQUEDOTECA DA UNIOESTE DE CASCAVEL
            Eliana Maria Magnani,
            Fernanda da Silva

XXIX - A ELABORAÇÃO DE TESE PARA MESTRANDOS: ENFRENTANDO DESAFIOS
            Eliete de Pinho Araujo

XXX - SUPERVISORES DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA: A PROFISSIONALIDADE IMBRICADA ÀS EXPERIÊNCIAS
            Enéas Machado,
            Sandra Regina T. de Freitas Silva,
            Ubirajara da Silva Caetano

XXXI - FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES: RECORTES DE UMA TRAJETÓRIA (1996 - 2016)
Esmeraldina Januario de Sousa,
            Eloisa Maia Vidal

XXXII – DIRIGENTES ESCOLARES E O DIREITO À EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES DE POLÍTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA PRÁTICA
            Eveline Andrade Ferreria,
            Karla Karine Nascimento Fahel Evangelista

EXXXIII - A GESTAO ESCOLAR COMO ARTICULADORA DA FORMAÇÅO CONTINUADA NA COORDENAÇÅO PEDAGÓGICA: UMA EXPERIENCIA EXITOSA
            Eveline de Oliveira Spagna,
            Graciely Garcia Soares

XXXIV - PERFIL, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOURADOS – MS
            Fabio Perboni,
            Andreia Nunes Militão

XXXV - NEOTECNICISMO PEDAGÓGICO E O PROGRAMA INOVA ESCOLA
            Felipe Daniel Barros Diniz,
            Flávia Fernanda Santos Silva,
            Luciane Terra dos Santos Garcia

XXXVI - A PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC.
            Francisca Edilma Braga Soares Aureliano,
            Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo

XXXVII - EDUCAÇÃO INCLUSIVA ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS
            Francisca Maria Gomes Cabral Soares,
            Eugênia Morais de Albuquerque,
            Maria Edgleuma de Andrade,
            Priscila Figueiredo Brito de Azevedo,
            Jordana Lorena Nogueira de Sousa

XXXVIII - DESVELANDO A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DAS EDUCADORAS NA CRECHE EM UM MUNICÍPIO NO SUL DA BAHIA
            Geane Silva dos Santos de Andrade,
            Nayara Bitencourt Andrade Oliveira Pinheiro,
            Cândida Maria Santos Daltro Alves

XXXIX - FORMAÇÃO DE GESTORES DA EDUCÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O OLHAR DOS CURSISTAS SOBRE ASPECTOS INDICADORES DA QUALIDADE SOCIAL NO CURSO LATO SENSU
            Gercina Dalva

XL - O PROFESSOR FRENTE AOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
            Giselle Faur de Castro Catarino,
            Jurema Rosa Lopes,
            Eline das Flores Victer,
            Maria Luiza de Souza Andrade

XLI - PARADIGMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A RACIONALIDADE TÉCNICA, A RACIONALIDADE CRÍTICA E A RACIONALIDADE PRÁTICA
            Helena Gutoch Garbosa

XLII - FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NO DF: DESAFIOS EM TORNO DO CUMPRIMENTO DA LEI DISTRITAL 4.751 DE 2012
            Henrique Rodrigues Torres,
            Francisco José da Silva

XLIII - CURSO ESPECIAL DE METODOLOGIA DIDÁTICA A DISTÂNCIA: AMBIENTE DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE DOCENTES DO ENSINO DA MARINHA
            Hercules Guimarães Honorato

XLIV - CULTURA E IMAGINÁRIO NA ESCOLA: OS SENTIDOS DO BUMBA MEU BOI NO COTIDIANO DO CE RAIMUNDO ARAÚJO DE CHAPADINHA- MA
            Ivandro de Souza Coêlho

XLV - O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DA PROFISSÃO DOCENTE
            Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo,
            Francisca Edilma Braga Soares Aureliano

XLVI - OS PROGRAMAS EMERGENCIAIS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL: CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA
            Janaina Boniatti Bolson

XLVII - MAGISTÉRIO SUPERIOR E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, CONTEXTOS E PRÁTICAS
            Jane Rangel Alves Barbosa Rodrigues

XLVIII - AVALIAÇÃO DE CUSTOS E BENEFÍCIOS DA PROFISSÃO DOCENTE: ESTUDO DE CASO
            Janete Palazzo,
            Gabriela Sousa Rego Pimentel,
            Simone Leal Souza Coite

XLIX - A FORMAÇÃO DO DIRETOR E A ESCOLA PÚBLICA: UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA
            João Ferreira Filho,
            Yoshie Ussami Ferrari Leite

L - GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO (A) GESTOR (A) ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARAENSE.
            Jose Pedro Garcia Oliveira,
            Roberto Cesar de Araujo Silva

L1 - VIRTUALIDADES DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO PARFOR/UFPA
            Josenilda Maria Maués da Silva

LII - AS PROPOSTAS PARA A GESTÃO ESCOLAR NO PANORAMA DA PERFORMATIVIDADE
            Joyce Mary Adam

LIII - IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICA EDUCACIONAL E ESCALAS: UMA ANÁLISE DO ARRANJO INSTITUCIONAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID
            Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock

LIV - O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A GESTÃO
            Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino,
            Marco Aurelio Tavares Amaral,
            Thais Almeida Martins

LV - DIRETORES ESCOLARES: REFLEXÕES SOBRE O PERFIL ALMEJADO NOS EDITAIS DE SELEÇÃO
            Karla Karine Nascimento Fahel Evangelista,
            Eveline Andrade Ferreria

LVI - JUSTIÇA E DEMOCRACIA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
            Kathia Maria de Melo E Silva Barbosa,
            Alice Miriam Happ Botler

LVII - FORMAÇÃO DOCENTE: UM MAPEAMENTO NOS PERIÓDICOS NACIONAIS ACERCA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
            Lucas de Paula Rodrigues,
            Vania de Fátima Matias de Souza,
            Juliana Macedo Balthazar Jorge,
            Hellen Jéssica Lima dos Santos

LVIII - INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS DISCIPLINAS DE FÍSICA E LÍNGUA INGLESA É POSSÍVEL? RESULTADOS INICIAIS DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
            Lucas Nunes Jorge,
            Marcos Aparecido Pereira

LIX - PRÁTICAS DE (AUTO)FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA MILITAR
            Lucineia Contiero

LX - AÇÕES PEDAGÓGICAS EM VISTA DO POBRE E O ENRAIZAMENTO DA ESCOLA
            Lúcio Gomes Dantas

LXI - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PEDAGOGIA SOCIALISTA NO SÉCULO
            Manuelle Espíndola dos Reis,
            Cleide Carvalho de Matos,
            Solange Pereira da Silva

LXII - MATEMÁTICA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR/ UFPA: OFICINAS DE CRIATIVIDADE
            Marcio Lima do Nascimento

LXIII - O ESTÁGIO NA GRADUAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE PÚBLICA: DESAFIOS PERMANENTES
            Maria Cecilia Sanches,
            Adriana Patricio Delgado

LXIV - AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO GESTOR EDUCACONAL
            Maria Cristina Rodrigues,
            Kleber William Alves da Silva

LXV - DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ÀS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A FORMAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
            Maria de Fátima Barbosa Abdalla

LXVI - GESTÃO ESCOLAR: A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
            Marlova Elizabete Balke

LXVII - PACTO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA
            Marta Lucia Croce,
            Ivanilda de Almeida Meira Novais,
            Cyntia Gomes,
            Adriana Paula Cheron Zanin

LXVIII - REPENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE
            Mauricio Cesar Vitória Fagundes

LXIX - A CONDIÇÃO DOCENTE NO ESTADO DO PARÁ E OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO
            Michele Borges de Souza

LXX - DE PRÁTICAS FORMATIVAS A IDEIAS SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS INICIAIS DE FORMADORES LOCAIS DO PNAIC/RN
            Milena Paula Cabral de Oliveira,
            Denise Maria de Carvalho Lopes

LXXI - A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DO PARFOR PEDAGOGIA DO MUNICÍPIO DE SOURE NA ILHA DO MARAJÓ- PA.
            Monika de Azevedo Reschke,
            Danielly Cristinne Barbosa de Campos,
            João Lucio Mazzini da Costa,
            Viviane Bezerra Dourado

LXXII - A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE CRIANÇAS E INFÂNCIAS E A MUDANÇA DE PARADIGMA NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA
            Nayara Bitencourt Andrade Oliveira Pinheiro,
            Geane Silva dos Santos de Andrade,
            Cândida Maria Santos Daltro Alves

LXXIII - A EXPANSÃO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NA REGIÃO NORTE: A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DOCENTE EM FOCO (2013-2017)
            Nicole Grazielle da Silva Pojo,
            Antônia Costa Andrade,
            Janaina Brito Carvalho,
            Orleans Silva Sousa

LXXIV - INVESTIGAÇÕES EM ARTE CONTEMPORÂNEREA: PROCESSOS DIÁLOGICOS ENTRE ARTE, CULTURA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.
            Nilson Ferreira de Almeida,
            Clodoaldo Shreiber,
            Osmir Marques Souza

LXXV - OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS DO CAMPO
            Nilza da Silva Martins,
            Marilde Queiroz Guedes

LXXVI - A NOVA GESTÃO PÚBLICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SUBJETIVIDADE DOS DIRETORES DE ESCOLA
            Patrícia Ribeiro Tempesta Bertochi,
            Celso Luiz Aparecido Conti

LXXVII - A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR FRENTE À ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
            Patrícia Teixeira Moschen Lievore

LXXVIII - CORRELAÇÕES TEÓRICAS POSSÍVEIS ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
            Paulo Vinicius Santos Sulli Luduvice,
            Rosilene Lagares

LXXIX - O SINDICATO COMO ELO NA FORMAÇÃO POLÍTICA DO PROFESSOR
            Ramon Mattos Camara

LXXX - ANÁLISE PRELIMINAR DA PROPOSTA PARA BASE NACIONAL COMUM DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
            Raquel Alessandra de Deus Silva,
            Jani Alves da Silva Moreira

LXXXI - AS CONCEPÇÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O OLHAR DOS DOCENTES
            Regina Magna Bonifacio de Araujo,
            Marilene do Carmo Silva

LXXXII - A IDENTIDADE DA GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
            Rita de Cacia Bento Flores,
            Andréia Veridiana Antich

 LXXXIII - PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- PNAIC: FORMAÇÃO DE PROFESSORES OU PRUDUÇÃO DE RESULTADOS?
            Sabrina Plá Sandini,
            Romilda Teodora Ens,
            César Gerónimo Tello

LXXXIV - A FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES INICIAIS
            Samara Carvalho dos Santos,
            Ana Sheila Fernandes Costa

LXXXV - PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: A PERCEPÇÃO DO ORIENTADOR DE ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO
            Sandra Maria Zardo Morescho,
            Jane Kelly de Freitas Santos

LXXXVI - POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: DO PROFA AO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO ACIMA DE TUDO
            Silmara Cassia B Melo,
            Maria do Socorro Silva Cavalcante

LXXXVII - POLÍTICA DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRINCÍPIO E TICS COMO MEIO
            Silvia Eliane Oliveira Basso,
            Karina Rodrigues de Faria,
            Cléber dos Santos Gonçalves

LXXXIII - POLITICA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR: PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO CURSO DE MATEMÁTICA
            Simone Leal Souza Coite,
            Gabriela Sousa Rego Pimentel,
            Janete Palazzo

LXXXIX - O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL COMO COMPONENTE DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DA PEDAGOGIA NA UFPA
            Suellem Matins Pantoja,
            Alberto Damasceno,
            Maria Gorete Rodrigues de Brito,
            Luane Tomé do Nascimento Sampaio

XC -IDIALOGICIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE VASSOURAS-RJ: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
            Suzana Medeiros Batista Amorim,
            Maria Luiza Delgado de Medeiros,
            Maria Fernanda Caravana de Castro Moraes Ricci,
            Therezinha Coelho de Souza

XCI - O PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP/CAPES) E A UNIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
            Valdilene Zanette Nunes,
            Marineide de Oliveira Gomes

XCII - CINQUENTENÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA EM PALMAS, PARANÁ: PROTAGONISMO E RESISTÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
            Vânia Maria Alves
            Carmem Waldow