Nº 1 - 2019
Eixo 8
Regulação, avaliação e qualidade da educação: agendas e realidades locais
I - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM CURSOS TÉCNICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
Ana Claudia Carelle,
Sandra Lucia Ferreira,
Sami Eduardo José Schinasi
II - ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O DESAFIO DE COMPREENDER SEU(S) SENTIDO(S)
Ana Cléia Gomes da Silva,
Claudius Vinicius Souza Oliveira,
Rosilene Lagares
III - A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS À ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE DE JOVENS A ADULTOS
Ana Elizabeth Maia de Albuquerque,
Robson dos Santos
IV - ACCOUNTABILITY E REGIME DE COLABORAÇÃO NO CEARÁ: O CASO DO RATEIO DO ICMS
Anderson Goncalves Costa,
Eloisa Maia Vidal
V - AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE ACCOUNTABILITY NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA
Andréia Ferreira da Silva,
Ângela Cristina Alves Albino
VI - PREMIAÇÕES ASSOCIADAS ÀS POLÍTICA DE AVALIAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE ESCOLAS CEARENSES
Carlos Henrique Viana Dias,
Willana Nogueira Medeiros Galvão,
Sofia Lerche Vieira
VII - CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (CME): PARTICIPAÇÃO E MONITORAMENTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)
Cecídia Barreto Almeida,
Egeslaine de Nez
VIII - A POLÍTICA DE ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL E A DIALETICIDADE ENTRE DEMOCRATIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL: O CEARÁ E A GESTÃO POR RESULTADOS
Clarice Zientarski
IX - PERSPECTIVA(S) E FORMA(S) DE ACCOUNTABILITY NOS CAMPOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA EDUCAÇÃO
Claudius Vinicius Souza Oliveira,
Ana Cléia Gomes da Silva
X - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA
Cleunice de Oliveira,
Clessi Verginia Lando,
Eliara Zavieruka Levinski
XI - ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: PROCESSOS DE REGULAÇÃO DO SETOR EDUCACIONAL
Danyella Jakelyne Lucas Gomes,
Elaine Suane Florêncio dos Santos
XII - PROGRAMA ESCOLAS DO AMANHÃ: IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PRIORITÁRIA EM FAVELAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Edson Diniz
XIII - POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS
Elenize Cristina Oliveira da Silva,
Maria Rita Santos da Silva
XIV - FATORES DE EFICÁCIA ESCOLAR RELACIONADOS AO CLIMA ESCOLAR NA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA BRASILEIRA
Eric Passone
XV - A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS NOTAS DO IDEB E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE
Etiane de Fatima Theodoroski,
Danielle Scheffelmeier Mei
XVI - SISTEMA DE AVALIAÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DO MAPA EDUCACIONAL PARA GESTÃO LOCAL
Eugênia Morais de Albuquerque,
Francisca Maria Gomes Cabral Soares,
Maria Edgleuma de Andrade
XVII - ATUAÇÃO MUNICIPAL NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE
Fernanda Marques Caldeira
XVIII - PERSPECTIVAS SOBRE A QUALIDADE NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
Flávia Caroline Maciel Conceição,
Édpo Felipe da Silva Ferreira
XIX - CONEXÕES ENTRE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS E POLÍTICA EDUCACIONAL
Georgia Sobreira dos Santos Cêa
XX - DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF GOIANO – CAMPUS MORRINHOS
Giseli Cristina da Silva Schneider,
Fernando Barbosa Matos<
XXI - AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E O CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE
Helen Cristina de Oliveira Vieira,
Renata Franqui
XXII - REFORMA DO ENSINO MÉDIO, REGULAÇÃO E ISOLAMENTO SINDICAL
Henrique da Silva Lourenco,
Nonato Assis de Miranda
XXIII - A POLÍTICA DE AVALIAÇÕES EXTERNAS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO: A PERCEPÇÃO DOS(AS) DIRETORES(AS)
Ivana Gonçalves de Oliveira
XXIV - REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO TUTOR DE EAD A PARTIR DA ERGONOMIA
Jhonny David Echalar
XXV - REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: FOCO NA AVALIAÇÃO, NA REGULAÇÃO E NA SUPERVISÃO
Joelma dos Santos Bernardes
XXVI - PROVA BRASIL: REPERCUSSÕES NAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA
Karin Rank Liebl,
Iana Gomes de Lima
XXVII - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE AS INICIATIVAS DO MEC E DOS MUNICÍPIOS
Liliane de Alcantara Albuquerque
XXVIII - O DISCURSO NEOLIBERAL SOBRE A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA MÍDIA
Lucélia Augusto Machado,
Sandra Maria Soares
XXIX - UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lucilene Amarante,
Gesilaine Mucio Ferreira,
Gislaine Aparecida Valadares de Godoy,
Raquel Alessandra de Deus Silva
XXX - REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NAS REDES MUNICIPAIS DE PETROLINA-PE E JUAZEIRO-BA
Maéve Melo dos Santos
XXXI - PRATELEIRAS “EMPO(D)EIRADAS”, MULHERES ESQUECIDAS NO PAPEL, PERENES NO TEMPO: AS CONSELHEIRAS QUE ATUARAM NO COLEGIADO REGULADOR DO ENSINO NO BRASIL, O CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO (1961- 1995)
Maria Celi Chaves Vasconcelos,
Ana Cristina Borges Lopez M Francisco
XXXII - POLÍTICA DE AVALIAÇÕES EXTERNAS, GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Maria das Graças da Silva Reis
XXXIII - O REFERENCIAL GRAMSCIANO COMO POSSIBILIDADE PARA O FORTALECIMENTO DA LUTA CONTRA-HEGEMÔNICA NO CENÁRIO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
Maria do Socorro Silva Cavalcante,
Silmara Cassia B Melo
XXXIV - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO
Maria Edgleuma de Andrade,
Marcelli Ingrid Silva de Lima,
Maria de Fatima Holanda dos Santos Silva
XXXV - A INFLUÊNCIA DO TERRITÓRIO NA REPRODUÇÃO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL
Maria Eliane Maia Sousa,
Willana Nogueira Medeiros Galvão,
Ana Léa Bastos Lima,
Sofia Lerche Vieira
XXXVI - AGENDA GLOBALMENTE ESTRUTURADA DA EDUCAÇÃO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Maria Geralda Oliver Rosa,
Cláudia Tavares do Amaral,
Rômulo Sousa de Azevedo
XXXVII - IMPACTOS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE POLITICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA
Maria Iolanda Fontana,
Raquel Angeli
XXXVIII - AVALIAÇÃO DO ACESSO E QUALIDADE NA PRÉ- ESCOLA: O QUE APONTAM OS DADOS DO MONITORAMENTO DO PNE?
Maria Luiza Rodrigues Flores
XXXIX - A EDUCAÇÃO PÚBLICA À MARGEM DA QUALIDADE
Maria Rita Santos da Silva,
Jocélia Barbosa Nogueira,
Elenize Cristina Oliveira da Silva
XL - SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO E EQUIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA - SIMAVE: INFLUÊNCIAS NA PRODUÇÃO DA QUALIDADE DA ESCOLA OU OCULTAÇÃO DA REALIDADE?
Maria Simone Ferraz Pereira
XLI - QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CÁCERES – MT: RANQUEAMENTO E RESPONSABILIZAÇÃO
Marilda de Oliveira Costa
XLII – CONFIGURAÇÕES DO ESTADO E SUAS IMPLICAÇÕES NOS DISPOSITIVOS ACCOUNTABILITY
Marilda Pasqual Schneider,
Michele Luciane Blind de Morais
XLIII - INFLUÊNCIAS MODELADORAS DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO NAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS
Mary Angela Teixeira Brandalise
XLIV - REFORMA EM NOME DE QUEM? UMA ANÁLISE DO LUGAR DO JOVEM NAS ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS
Mateus Saraiva,
Maria Beatriz Moreira Luce,
Juliana Hass Massena,
Roberta Silva Stieven
XLV - ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL: LEITURA A PARTIR DE UM RELATÓRIO DA UNESCO
Michele Luciane Blind de Morais,
Aline Bettiolo dos Santos
XLVI - AVALIAÇÕES EXTERNAS ESTADUAIS NO CONTEXTO DO SAEB: PROBLEMATIZANDO OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS
Paulo Henrique Arcas,
Ocimar Munhoz Alavarse,
Maria Helena de Aguiar Bravo,
Raíssa de Oliveira Chappaz
XLVII - O DESAFIO DA PARTICIPAÇÃO DOCENTE NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: O CASO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
Raíssa de Oliveira Chappaz,
Ocimar Munhoz Alavarse
XLVIII - AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO: MICRO REGULAÇÃO DAS ESCOLAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Renata Maria Moschen Nascente,
Lilian Silva de Carvalho<
XLIX - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO ATRIBUTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DE SANTA CATARINA – SAGE–SC
Rosangela Aparecida dos Santos Lopes,
Maria Iolanda Fontana
L - MEDIDAS DE ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA REGULAÇÃO POR RESULTADOS: APROXIMAÇÕES À REALIDADE BRASILEIRA
Rosilene Lagares
LI - PROJETOS DE INCENTIVO À LEITURA: EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CÁCERES-MT
Samára Assunção Valles Jorge
LII - CIDADE SUSTENTÁVEIS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
Sandra Lilian Silveira Grohe
LIII - A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PAUTADA PELO MOVIMENTO SECUNDARISTA DE OCUPAÇÕES
Scarlett Giovana Borges
LIV - PRÁTICAS EDUCATIVAS-AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CONTEXTOS DE VIDA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA E EXTREMA POBREZA
Shellen de Lima Matiazzi,
Renata Duarte Simões
LV - POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES DA CULTURA PERFORMATIVA
Susana Schneid Scherer
LVI - PROJETO “CRECHE DOMICILIAR” E O DIREITO Á EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PELOTAS
Tainá Melo Silveira,
Ana Gabriela da Silva Vieira,
Mara Beatriz Nunes Gomes
LVII - O PÚBLICO, A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E O PRIVADO: LIMITES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Tatiane de Fátima Kovalski Martins,
Jorge Alberto Lago Fonseca,
Maria José Santos da Silva
LVIII - QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, PNE E IDEB: APROXIMAÇÕES INICIAIS
Thais Tolentino Santos Souza,
Lucia Maria de Assis
LXIX - O PAPEL DA SME DE FORTALEZA NO FORTALECIMENTO DO MODELO DE AVALIAÇÃO EXTERNA DO CEARÁ
Willana Nogueira Medeiros Galvão