Nº 1 - 2019

Eixo 8

Regulação, avaliação e qualidade da educação: agendas e realidades locais





I - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM CURSOS TÉCNICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
            Ana Claudia Carelle,
            Sandra Lucia Ferreira,
            Sami Eduardo José Schinasi

II - ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O DESAFIO DE COMPREENDER SEU(S) SENTIDO(S)
            Ana Cléia Gomes da Silva,
            Claudius Vinicius Souza Oliveira,
            Rosilene Lagares

III - A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS À ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE DE JOVENS A ADULTOS
            Ana Elizabeth Maia de Albuquerque,
            Robson dos Santos

IV - ACCOUNTABILITY E REGIME DE COLABORAÇÃO NO CEARÁ: O CASO DO RATEIO DO ICMS
            Anderson Goncalves Costa,
            Eloisa Maia Vidal

V - AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE ACCOUNTABILITY NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA
            Andréia Ferreira da Silva,
            Ângela Cristina Alves Albino

VI - PREMIAÇÕES ASSOCIADAS ÀS POLÍTICA DE AVALIAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE ESCOLAS CEARENSES
            Carlos Henrique Viana Dias,
            Willana Nogueira Medeiros Galvão,
            Sofia Lerche Vieira

VII - CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (CME): PARTICIPAÇÃO E MONITORAMENTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)
            Cecídia Barreto Almeida,
            Egeslaine de Nez
 
VIII - A POLÍTICA DE ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL E A DIALETICIDADE ENTRE DEMOCRATIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL: O CEARÁ E A GESTÃO POR RESULTADOS
            Clarice Zientarski

IX - PERSPECTIVA(S) E FORMA(S) DE ACCOUNTABILITY NOS CAMPOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA EDUCAÇÃO
            Claudius Vinicius Souza Oliveira,
            Ana Cléia Gomes da Silva

X - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA
            Cleunice de Oliveira,
            Clessi Verginia Lando,
            Eliara Zavieruka Levinski

XI - ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: PROCESSOS DE REGULAÇÃO DO SETOR EDUCACIONAL
            Danyella Jakelyne Lucas Gomes,
            Elaine Suane Florêncio dos Santos

XII - PROGRAMA ESCOLAS DO AMANHÃ: IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PRIORITÁRIA EM FAVELAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
            Edson Diniz

XIII - POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS
            Elenize Cristina Oliveira da Silva,
            Maria Rita Santos da Silva

XIV - FATORES DE EFICÁCIA ESCOLAR RELACIONADOS AO CLIMA ESCOLAR NA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA BRASILEIRA
            Eric Passone

XV - A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS NOTAS DO IDEB E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE
            Etiane de Fatima Theodoroski,
            Danielle Scheffelmeier Mei

XVI - SISTEMA DE AVALIAÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DO MAPA EDUCACIONAL PARA GESTÃO LOCAL
            Eugênia Morais de Albuquerque,
            Francisca Maria Gomes Cabral Soares,
            Maria Edgleuma de Andrade

XVII - ATUAÇÃO MUNICIPAL NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE
            Fernanda Marques Caldeira

XVIII - PERSPECTIVAS SOBRE A QUALIDADE NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
            Flávia Caroline Maciel Conceição,
            Édpo Felipe da Silva Ferreira

XIX - CONEXÕES ENTRE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS E POLÍTICA EDUCACIONAL
            Georgia Sobreira dos Santos Cêa

XX - DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF GOIANO – CAMPUS MORRINHOS
            Giseli Cristina da Silva Schneider,
            Fernando Barbosa Matos<

XXI - AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E O CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE
            Helen Cristina de Oliveira Vieira,
            Renata Franqui

XXII - REFORMA DO ENSINO MÉDIO, REGULAÇÃO E ISOLAMENTO SINDICAL
            Henrique da Silva Lourenco,
            Nonato Assis de Miranda

XXIII - A POLÍTICA DE AVALIAÇÕES EXTERNAS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO: A PERCEPÇÃO DOS(AS) DIRETORES(AS)
            Ivana Gonçalves de Oliveira

XXIV - REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO TUTOR DE EAD A PARTIR DA ERGONOMIA
            Jhonny David Echalar

XXV - REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: FOCO NA AVALIAÇÃO, NA REGULAÇÃO E NA SUPERVISÃO
            Joelma dos Santos Bernardes

XXVI - PROVA BRASIL: REPERCUSSÕES NAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA
            Karin Rank Liebl,
            Iana Gomes de Lima
 
XXVII - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE AS INICIATIVAS DO MEC E DOS MUNICÍPIOS
            Liliane de Alcantara Albuquerque

XXVIII - O DISCURSO NEOLIBERAL SOBRE A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA MÍDIA
            Lucélia Augusto Machado,
            Sandra Maria Soares

XXIX - UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
            Lucilene Amarante,
            Gesilaine Mucio Ferreira,
            Gislaine Aparecida Valadares de Godoy,
            Raquel Alessandra de Deus Silva

XXX - REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NAS REDES MUNICIPAIS DE PETROLINA-PE E JUAZEIRO-BA
            Maéve Melo dos Santos

XXXI - PRATELEIRAS “EMPO(D)EIRADAS”, MULHERES ESQUECIDAS NO PAPEL, PERENES NO TEMPO: AS CONSELHEIRAS QUE ATUARAM NO COLEGIADO REGULADOR DO ENSINO NO BRASIL, O CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO (1961- 1995)
            Maria Celi Chaves Vasconcelos,
            Ana Cristina Borges Lopez M Francisco

XXXII - POLÍTICA DE AVALIAÇÕES EXTERNAS, GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
            Maria das Graças da Silva Reis

XXXIII - O REFERENCIAL GRAMSCIANO COMO POSSIBILIDADE PARA O FORTALECIMENTO DA LUTA CONTRA-HEGEMÔNICA NO CENÁRIO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
            Maria do Socorro Silva Cavalcante,
            Silmara Cassia B Melo

XXXIV - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO
            Maria Edgleuma de Andrade,
            Marcelli Ingrid Silva de Lima,
            Maria de Fatima Holanda dos Santos Silva

XXXV - A INFLUÊNCIA DO TERRITÓRIO NA REPRODUÇÃO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL
            Maria Eliane Maia Sousa,
            Willana Nogueira Medeiros Galvão,
            Ana Léa Bastos Lima,
            Sofia Lerche Vieira

XXXVI - AGENDA GLOBALMENTE ESTRUTURADA DA EDUCAÇÃO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
            Maria Geralda Oliver Rosa,
            Cláudia Tavares do Amaral,
            Rômulo Sousa de Azevedo

XXXVII - IMPACTOS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE POLITICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA
            Maria Iolanda Fontana,
            Raquel Angeli

XXXVIII - AVALIAÇÃO DO ACESSO E QUALIDADE NA PRÉ- ESCOLA: O QUE APONTAM OS DADOS DO MONITORAMENTO DO PNE?
            Maria Luiza Rodrigues Flores

XXXIX - A EDUCAÇÃO PÚBLICA À MARGEM DA QUALIDADE
            Maria Rita Santos da Silva,
            Jocélia Barbosa Nogueira,
            Elenize Cristina Oliveira da Silva

XL - SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO E EQUIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA - SIMAVE: INFLUÊNCIAS NA PRODUÇÃO DA QUALIDADE DA ESCOLA OU OCULTAÇÃO DA REALIDADE?
            Maria Simone Ferraz Pereira

XLI - QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CÁCERES – MT: RANQUEAMENTO E RESPONSABILIZAÇÃO
            Marilda de Oliveira Costa

XLII – CONFIGURAÇÕES DO ESTADO E SUAS IMPLICAÇÕES NOS DISPOSITIVOS ACCOUNTABILITY
            Marilda Pasqual Schneider,
            Michele Luciane Blind de Morais

XLIII - INFLUÊNCIAS MODELADORAS DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO NAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS
            Mary Angela Teixeira Brandalise

XLIV - REFORMA EM NOME DE QUEM? UMA ANÁLISE DO LUGAR DO JOVEM NAS ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS
            Mateus Saraiva,
            Maria Beatriz Moreira Luce,
            Juliana Hass Massena,
            Roberta Silva Stieven

XLV - ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL: LEITURA A PARTIR DE UM RELATÓRIO DA UNESCO
            Michele Luciane Blind de Morais,
            Aline Bettiolo dos Santos

XLVI - AVALIAÇÕES EXTERNAS ESTADUAIS NO CONTEXTO DO SAEB: PROBLEMATIZANDO OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS
            Paulo Henrique Arcas,
            Ocimar Munhoz Alavarse,
            Maria Helena de Aguiar Bravo,
            Raíssa de Oliveira Chappaz

XLVII - O DESAFIO DA PARTICIPAÇÃO DOCENTE NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: O CASO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
            Raíssa de Oliveira Chappaz,
            Ocimar Munhoz Alavarse

XLVIII - AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO: MICRO REGULAÇÃO DAS ESCOLAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
            Renata Maria Moschen Nascente,
            Lilian Silva de Carvalho<

XLIX - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO ATRIBUTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DE SANTA CATARINA – SAGE–SC
            Rosangela Aparecida dos Santos Lopes,
            Maria Iolanda Fontana

L - MEDIDAS DE ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA REGULAÇÃO POR RESULTADOS: APROXIMAÇÕES À REALIDADE BRASILEIRA
            Rosilene Lagares
 
LI - PROJETOS DE INCENTIVO À LEITURA: EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CÁCERES-MT
            Samára Assunção Valles Jorge

LII - CIDADE SUSTENTÁVEIS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
            Sandra Lilian Silveira Grohe

LIII - A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PAUTADA PELO MOVIMENTO SECUNDARISTA DE OCUPAÇÕES
            Scarlett Giovana Borges

LIV - PRÁTICAS EDUCATIVAS-AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CONTEXTOS DE VIDA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA E EXTREMA POBREZA
            Shellen de Lima Matiazzi,
            Renata Duarte Simões

LV - POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES DA CULTURA PERFORMATIVA
            Susana Schneid Scherer

LVI - PROJETO “CRECHE DOMICILIAR” E O DIREITO Á EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PELOTAS
            Tainá Melo Silveira,
            Ana Gabriela da Silva Vieira,
            Mara Beatriz Nunes Gomes

LVII - O PÚBLICO, A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E O PRIVADO: LIMITES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
            Tatiane de Fátima Kovalski Martins,
            Jorge Alberto Lago Fonseca,
            Maria José Santos da Silva

LVIII - QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, PNE E IDEB: APROXIMAÇÕES INICIAIS
            Thais Tolentino Santos Souza,
            Lucia Maria de Assis

LXIX - O PAPEL DA SME DE FORTALEZA NO FORTALECIMENTO DO MODELO DE AVALIAÇÃO EXTERNA DO CEARÁ
            Willana Nogueira Medeiros Galvão