Nº 1 - 2019

Eixo 4

Planejamento da Educação, cooperação federativa e regime de colaboração entre sistemas na educação.





I - O REGIME DE COLABORAÇÃO NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NO MUNICIPIO DE APARECIDA DO RIO NEGRO – TO PARA A OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
            Alexandre Oliveira da Silva

II - PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E FEDERALISMO NO BRASIL: O LUGAR DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)
           Célia Tanajura Machado,
           Maria Lúcia Santana Oliveira da Silva

III - FEDERALISMO COOPERATIVO, REGIME DE COLABORAÇÃO E A TERMINALIDADE DA OFERTA DO ENSINO FUNDAMENTAL PELAS REDES PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO NO RIO DE JANEIRO
           Débora da Silva Vicente

IV - FEDERALISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL E NA ARGENTINA
           Diego Dartagnan da Silva Tormes

V - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL
           Giovanna Rodrigues Cabral,
           Renato Saldanha Bastos

VI - CONFERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO COMO ESPAÇOS SOCIAIS DEMOCRÁTICOS DE INTERLOCUÇÃO E INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO TRANSFORMADOR NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO
           Greice Quele Mesquita Almeida,
           Rosilene Lagares

VII - O PNE COMO NORTE DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO: O CASO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
           José Edmar de Queiroz

VIII - PLANOS DE EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
           Kezya Helga de Souza Rodrigues da Silva,
           Cintia Aurora Quaresma Cardoso,
           Maria Gorete Rodrigues de Brito,
           Roberta da Trindade Pantoja Hage

IX - POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL E SUA REGULAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DA BAIXADA FLUMINENSE
           Leandro Sartori Gonçalves,
           Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão

X - LEITURA E DEMOCRATIZAÇÃO: DISCURSOS REVELADOS NAS ENTRELINHAS DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA- PNLL
           Lidiane Tavares do Nascimento Gomes,
           Regina Lúcia da Silva Nascimento

XI - MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITUIUTABA – MG: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
           Lucia de Fatima Valente,
           José Gaspar Rosa,
           Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro

XII - ESTUDANTES DO ESTADO DE SÃO PAULO BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: MOTIVOS E SUBMOTIVOS DA BAIXA FREQUÊNCIA ESCOLAR
           Maria Cecília Luiz,
           Nádia Perez Pino

XIII - APOIO DOS ESTADOS À POLÍTICA DE CRECHES: DIVERSIDADE DE ENTENDIMENTOS E AÇÕES
           Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz,
           Marta Ferreira Santos Farah

XIV - PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO ESTADO DE MATO GROSSO E PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: ADEQUAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
           Maria Salete da Silva Seba,
           Rosane Maria Pogere de Almeida,
           Rosa Maria Ferreira Botassin

XV - O PLANO DE CARGOS E CARREIRA NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): O MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS
           Maria Verônica de Souza

XVI - MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: A QUESTÃO DOS INDICADORES PARA OS MUNICÍPIOS
           Mauricio Pastor dos Santos

XVII - DIFUSÃO DO CONHECIMENTO NA POLÍTICA DE COLABORAÇÃO ENTRE SISTEMAS DE ENSINO NA BAHIA
           Nadja Maria Amado de Jesus

XVIII - GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: A META 19 DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO DE MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES
           Regina Tereza Cestari de Oliveira

XIX - UM PLANO DE GOVERNO E AS AMEAÇAS AO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
           Renata Riva Finatti,
           Jokasta Pires Vieira Ferraz

XX - ATORES DE INTERESSE EMPRESARIAL NO FEDERALISMO EDUCACIONAL: A AÇÃO SOCIAL DO MOVIMENTO COLABORA EDUCAÇÃO
           Rodrigo Ferreira Rodrigues

XXI - A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO PERÍODO DE 2009 A 2018: REMUNERAÇÃO, CARREIRA E FORMAÇÃO
           Rosane Maria Pogere de Almeida,
           Maria Salete da Silva Seba

XXII - PNE 2014-2024 E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA
           Rosselini Diniz Barbosa Ribeiro,
           Daniela Fernandes Gomes

XXIII - DESAFIOS NA EFETIVAÇÃO DO REGIME DE COLABORAÇÃO E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
           Soeli Terezinha Pereira,
           Márcia Barbosa Soczek