AUTONOMIA DA GESTÃO DAS ESCOLAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS (2018-2022) Adão Luiz de Jesus Almiron Regina Tereza Cestari de Oliveira
O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO MÉDIO DO MATO GROSSO DO SUL: ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS. Fabio Perboni Adriana Alves de Lima Rocha
GRÊMIOS ESTUDANTIS E GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UMA REALIDADE LONGÍNQUA? Adriano Pereira de Miranda Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito Cáritas Gomes de Oliveira
RELAÇÕES ENTRE A AMPLIAÇÃO DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES E O SILENCIAMENTO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin Simone de Fátima Flach
A EFETIVIDADE DO PROGRAMA PROINFÂNCIA EM CURITIBA Alessandra Biscaia de Andrade Patrícia Haendel de Oliveira Mota
REVOGAÇÃO DO PECIM NO NOVO GOVERNO LULA: ARGUMENTOS E CONTRADIÇÕES Alexandre Marinho Pimenta
DESAFIOS ESCOLARES: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO COLETIVA Aline Cristina de Souza Jéssica Veloso Morito Suzana Grimaldi Machado Maria Carolina Rosa Orlando Barbosa
GESTÃO DEMOCRÁTICA, COTIDIANO ESCOLAR E DISCURSO: PENSAR COM FOUCAULT A ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL (UM RELATO EM CONSTRUÇÃO) Anderson Leão
OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DE GESTORES E DOCENTES DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO André Randazzo Ortega Rafael Oliveira Veiga Santos Joana D’arc Germano Hollerbach
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NO ESTADO DA PARAÍBA NOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB (2021) Andréia F. da Silva Elayne Beatriz de F. Carneiro Luciana Leandro da Silva Rute P. A. de Araújo
O CENÁRIO DA PRODUÇÃO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO Andreza Barbosa Júlia Cabral Rinaldi Luciana Hitomi Tamura
A IMPLEMENTAÇÃO DO PROINFÂNCIA EM DUAS CAPITAIS BRASILEIRAS Angela Scalabrin Coutinho
A EDUCAÇÃO INTEGRAL E OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: ESTUDO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM/PA Ângela Rocha dos Santos. Maria Lília Imbiriba Sousa Colares.
O ENSINO MÉDIO REFORMADO NA BAHIA: (DES)ALINHAMENTOS ENTRE OS ATORES DA POLÍTICA Antonia Almeida Silva
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NA GESTÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: PARTICIPAÇÃO VERSUS RESPONSABILIZAÇÃO? Antônio José Viana da Silva Janaíne Lira Vieira Severino Vilar de Albuquerque
GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO EIXO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO-2024: ALGUMAS REFLEXÕES Arilene Maria Soares de Medeiros
PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Arlindo Caitano da Silva
URNA ELETRÔNICA ESCOLAR: A TECNOLOGIA SENDO USADA PARA FORTALECER A GESTÃO DEMOCRÁTICA Augusto Schwager de Carvalho Adriana da Silva Lisboa Tomaz
O FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E A GESTÃO DESCENTRALIZADA DOS PROGRAMAS DE MANUTENÇÃO ESCOLAR: ESTUDO COMPARADO SOBRE OS CENTROS COLABORADORES DAS REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE Beatriz Miranda Gomes
INFLUÊNCIA POLÍTICO-FINANCEIRA DO BANCO MUNDIAL NOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS DOS PALOP (1990-2010) Camila Maria Bortot Kellcia Rezende Souza
A MATERIALIZAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E APLICABILIDADES Cáritas Gomes de Oliveira Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito Adriano Pereira de Miranda
ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DA REDE ESTADUAL DA BAHIA: UMA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL E DO PERFIL SOCIOECONÔMICO Catarina Cerqueira de Freitas Santos
ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA (EMITEC): INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NA BAHIA Clarice dos Santos Silva Lídia Boaventura Pimenta Nadja Maria Amado de Jesus
PROJETO TRILHAS DE FUTURO: UMA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA NO ESTADO DE MINAS GERAIS Danielle Ferreira de Souza
AS INSTITUIÇÕES PARTICIPATIVAS NA GESTÃO DAS ESCOLAS MINEIRAS Eldaronice Queiroz de Alvarenga Rosimar de Fátima Oliveira
REFORMA DO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES PARA A POLÍTICA E A GESTÃO Eliane Cleide da Silva Czernisz
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM OLINDA: REPERCUSSÕES DO PROGRAMA “EDUCAR PRA VALER” Eline Aparecida da Silva Lima Luciana Rosa Marques
DIFICULDADES NO ACESSO À creche: O FENÔMENO DAS LISTAS DE ESPERA Eline Moreira Ferreira de Oliveira
A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO GRÊMIO ESTUDANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE 2013 A 2023 Elis Daiane Ribeiro SAVA Marisa SCHNECKENBERG
GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO NOS MUNICÍPIOS DO TERRÍTÓRIO LITORAL SUL DA BAHIA Emilia Peixoto Vieira Isac Pimentel Guimarães
REFLEXO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS EM ÂMBITO ESTADUAL EM GOIÁS NA REDE PÚBLICA E EM COLÉGIOS MILITARES Fernanda Caroline de Melo Pereira
REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A INFLUÊNCIA DA ‘NOVA DIREITA NO “NOVO ENSINO MÉDIO” Francisco Alex Pereira Soares Wilson Honorato Aragão
A CORREÇÃO DE FLUXO COMO VETOR DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO: O INSTITUTO AYRTON SENNA EM FEIRA DE SANTANA Grazielle Miranda Silva Antonia Almeida Silva
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (Lei nº 13.415/17 ) EM GOIÁS: O CASO DO CENTRO DE ENSINO DE PERÍODO INTEGRAL – CEPI PROFESSOR PEDRO GOMES Hemanuelle Di Lara Siqueira Jacob
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS ARTICULAÇÕES COM GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Hermínia Nunes da Silva Roberto Francisco Carvalho
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ANÁLISES PRELIMINARES DO PROJETO SER INTEGRAL FAZ A DIFERENÇA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO PIAUÍ Isabella Barros Botelho Valdeney Lima da Costa
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EJA: O DIREITO A UM SABER QUE ALTERE A VIDA COTIDIANA Ivanilda Lamaral Furtado
GOVERNANÇA TRANSNACIONAL DA POLÍTICA EDUCACIONAL LOCAL Ivanilso Santos da Silva
A GESTÃO ESCOLAR NO PARÁ: O GERENCIALISMO COMO FUNDAMENTO NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES Izete Magno Corrêa Rosely da Silva Costa de Oliveira Ney Cristina Monteiro de Oliveira Orlando Nobre Bezerra de Souza
A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS (2013-2023) Janaina Brito Carvalho Antonia Costa Andrade Orleans Silva Sousa Adriana Cristina Furtado Idalino
O DIREITO À EDUCAÇÃO A PARTIR DOS DADOS DA PNAD: UM OLHAR PARA O ANALFABETISMO NO BRASIL Jaqueline Aparecida Cardoso Gabriela Schneider
A GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL, ARGENTINA E PARAGUAI: ANÁLISE DA LEI NACIONAL DE EDUCAÇÃO Ester Assalin Jonata Cristina dos Santos Andréia Vicência Vitor Alves
ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA BAHIA: ESTRUTURA E GESTÃO José Francisco Barretto Neto Flávia Barbosa de Carvalho Nadja Amado de Jesus
ESCOLAS CÍVICO-MILITARES: A GESTÃO MILITARISTA ADENTRANDO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ Joselita Romualdo da Silva
O ABANDONO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ACRE: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS Mark Clark Assen de Carvalho Josenir de Araújo Calixto
REFORMAS EDUCACIONAIS: A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO E SEUS ITINERÁRIOS FORMATIVOS Josiane Caroline de Souza Salomão Corrêa
GESTÃO EM TENSÃO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE DIRETORAS E VICES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE PORTO ALEGRE Juliana Hass Massena Mateus Saraiva Maria Beatriz Luce - UFRGS
IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ESCOLAS-PILOTO CATARINENSES Juliana Nespolo Heinrichs Camila Regina Rostirola
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO: O PAPEL DOS CONSELHOS ESCOLARES E OS DESAFIOS DAPARTICIPAÇÃO Adriano Pereira de Miranda Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito Cáritas Gomes de Oliveira
A AGENDA DA POLÍTICA EXTERNA EDUCACIONAL BRASILEIRA COM OS PAÍSES AFRICANOS LUSÓFONOS Kellcia Rezende Souza Camila Maria Bortot
DESAFIOS NO ÂMBITO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO ATUAL GOVERNO LULA: A URGENTE SUPERAÇÃO DO BOLSONARISMO Larissa de Quadros Machado
FINANCIAMENTO E MATRÍCULA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM GOIÁS: EVOLUÇÃO OU DESMONTE? Lívia Aparecida Oliveira de Moraes Sousa
PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E O (DES) CUMPRIMENTO DA META DA GESTÃO DEMOCRÁTICA – UM ESTUDO NO ESTADO DO ACRE Lúcia de Fátima Melo Francisca do Nascimento Pereira Filha
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES DEFICIENTES DO FUNDAMENTAL II AO ENSINO MÉDIO Lucíola Nobre Lima Vidal Lídia Boaventura Pimenta
DINÂMICA DE PODER E GESTÃO EM ESCOLAS MILITARIZADAS: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO TRIÂNGULO MINEIRO NO PERÍODO DE 2019 A 2022 Lyvia Fernanda Leal Darluce Andrade de Queiroz Muniz Marcelo Soares Pereira da Silva
O PDDE NA REGIÃO NORDESTE: AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS NAS REDES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ENSINO Magna França Vitor Sergio de Almeida
Marcelo Ramos dos Santos
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE COMPÕEM O PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO - METAS PARA A EDUCAÇÃO Marcia Aurelia Nazário - UFPE Luciana Rosa Marques
A POLÍTICA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA: REORGANIZAR PARA ADEQUAR À BNCC Marcilene Pelegrine Gomes
A CRIAÇÃO DA CÂMARA DA PLURIVERSIDADE, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS: O CME BELÉM COMO ARTICULADOR DE PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS NO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Marcus Ribeiro Monika Reschke Suellem Pantoja Heyder Brito Alberto Damasceno,
PERCEPÇÕES DO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL Maria Cleide L. P. Cavalcante Lilian Andressa O. Olegário
Maria de Lourdes Ferreira de Macedo Lopes Fábio Perboni
DIÁLOGOS EXTENSIONISTAS NO “TRILHAS FORMATIVAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS” Maria Edgleuma de Andrade
POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DAS REDES ESTADUAIS Maria Helena de Aguiar Bravo Karina Carrasqueira Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz Wagner Silveira Rezende
RELAÇÕES ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS EXIGÊNCIAS DO NOVO FUNDEB EM MUNICÍPIOS PARANAENSES Maria Raimunda Carvalho Araújo de Cerqueira Ítalo Bruno Paiva Gonçalves
A PERMANÊNCIA DAS JUVENTUDES NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES INDICADOS NA CONSULTA PÚBLICA DO MEC Mateus Saraiva Ângela Chagas Maria Beatriz Luce
A POLÍTICA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: INTERSECÇÃO ENTRE A UNESCO E A COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Meire Helen dos Santos Lima Kellcia Rezende Souza
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA META DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ESTADO DO TOCANTINS Meire Lucia Andrade da Silva Lúcia Maria de Assis Suely Pereira de Sousa Joicy Mara Rezende Rolindo
“DO NADA PARA LUGAR NENHUM”: ELEMENTO SINGULAR DO CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO SIGNIFICANTE E SIGNIFICADO DO PROJETO DE VIDA Norma Iracema de B. Ferreira Kátia de Nazaré S. Fonsêca Maria Izabel de S. Monteiro Suzinalda de S. Freitas
DIMENSÕES DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM UMA PROPOSTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: POSSIBILIDADES DE NOVAS ARTICULAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO Pedro Rafael Oliveira Pinto
ACCOUNTABILITY EM EDUCAÇÃO: CONCEITOS, MODELOS E REBATIMENTOS Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
A ACESSIBILIDADE NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: DIAGNÓSTICO DAS CAPITAIS BRASILEIRAS Raphael Demóstenes Cardozo
EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO E SEUS INTERESSES PELO HOMESCHOOLING Romilson Martins Siqueira Roberta Valéria Guedes de Lima
SISTEMAS EDUCACIONAIS E AUTONOMIA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA/DA AMAZÔNIA TOCANTINENSE Robson Vila Nova Lopes Geraldo Grossi Junior Maria Raimunda Carvalho Araújo de Cerqueira
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE COMPUTAÇÃO (BNCC COMPUTAÇÃO) NA CONAE 2024 Adriana Almeida Sales de Melo Rodrigo de Oliveira Junior)
A IMPLEMENTAÇÃO DO TURNO ÚNICO NO RIO DE JANEIRO NA PERSPECTIVA DOS GESTORES ESCOLARES E EDUCACIONAIS Rosângela Cristina Rocha Passos Felix Pamela Maria do Rosário Mota
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: POSSIBILIDADE PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO? Rose Márcia da Silva
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: REVELAÇÕES DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA Sandra Maria Zardo-Morescho Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Carmem Lucia Albrecht da Silveira
GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHO ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA Selma Mendonça Bezerra Arilene Maria Soares de Medeiros
PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NO COTIDIANO ESCOLAR: CAMINHOS PARA O ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA Suzana Grimaldi Machado Aline Cristina de Souza Jéssica Morito Veloso
PATRIMONIALISMO E CLIENTELISMO: FREIOS À DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO Veracilda Vale da Costa Fernandes Meiry Lúcia Meneses de Sousa Oliveira Arilene Maria Soares de Medeiros
GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: VAI ALÉM DA ELEIÇÃO PARA DIRETORES Vilson Pereira da Sila
A INSTITUIÇÃO DO NOVO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: O CME BELÉM COMO ARTICULADOR DE PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO Heyder Brito Danielly Campos Alberto Damasceno
CONSELHO ESCOLAR: PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO DEMOCRÁTICA Viviane Gregório Barbosa de Campos Carmen Lígia Caldas Haiduck Solange Jarcem Fernandes
PERSPECTIVAS HISTÓRICAS DA EJA NO BRASIL Weldilene Aparecida Pires Edmar Lucas Ferreira Sehnem