Nº3 - 2023

Eixo 1

Políticas de educação básica e sistemas de ensino





AUTONOMIA DA GESTÃO DAS ESCOLAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS (2018-2022)
Adão Luiz de Jesus Almiron
Regina Tereza Cestari de Oliveira

O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO MÉDIO DO MATO GROSSO DO SUL: ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS.
Fabio Perboni
Adriana Alves de Lima Rocha

GRÊMIOS ESTUDANTIS E GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UMA REALIDADE LONGÍNQUA?
Adriano Pereira de Miranda
Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito
Cáritas Gomes de Oliveira

RELAÇÕES ENTRE A AMPLIAÇÃO DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES E O SILENCIAMENTO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL
Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin
Simone de Fátima Flach

A EFETIVIDADE DO PROGRAMA PROINFÂNCIA EM CURITIBA
Alessandra Biscaia de Andrade
Patrícia Haendel de Oliveira Mota

REVOGAÇÃO DO PECIM NO NOVO GOVERNO LULA: ARGUMENTOS E CONTRADIÇÕES
Alexandre Marinho Pimenta

DESAFIOS ESCOLARES: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO COLETIVA
Aline Cristina de Souza
Jéssica Veloso Morito
Suzana Grimaldi Machado
Maria Carolina Rosa Orlando Barbosa

GESTÃO DEMOCRÁTICA, COTIDIANO ESCOLAR E DISCURSO: PENSAR COM FOUCAULT A ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL (UM RELATO EM CONSTRUÇÃO)
Anderson Leão

OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DE GESTORES E DOCENTES DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO
André Randazzo Ortega
Rafael Oliveira Veiga Santos
Joana D’arc Germano Hollerbach

GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NO ESTADO DA PARAÍBA NOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB (2021) 
Andréia F. da Silva
Elayne Beatriz de F. Carneiro
Luciana Leandro da Silva
Rute P. A. de Araújo

O CENÁRIO DA PRODUÇÃO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Andreza Barbosa
Júlia Cabral Rinaldi
Luciana Hitomi Tamura

A IMPLEMENTAÇÃO DO PROINFÂNCIA EM DUAS CAPITAIS BRASILEIRAS
Angela Scalabrin Coutinho

A EDUCAÇÃO INTEGRAL E OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: ESTUDO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM/PA
Ângela Rocha dos Santos.
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares.

O ENSINO MÉDIO REFORMADO NA BAHIA: (DES)ALINHAMENTOS ENTRE OS ATORES DA POLÍTICA
Antonia Almeida Silva

O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NA GESTÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: PARTICIPAÇÃO VERSUS RESPONSABILIZAÇÃO?
Antônio José Viana da Silva
Janaíne Lira Vieira
Severino Vilar de Albuquerque

GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO EIXO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO-2024: ALGUMAS REFLEXÕES
Arilene Maria Soares de Medeiros

PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Arlindo Caitano da Silva

URNA ELETRÔNICA ESCOLAR: A TECNOLOGIA SENDO USADA PARA FORTALECER A GESTÃO DEMOCRÁTICA
Augusto Schwager de Carvalho
Adriana da Silva Lisboa Tomaz

O FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E A GESTÃO DESCENTRALIZADA DOS PROGRAMAS DE MANUTENÇÃO ESCOLAR: ESTUDO COMPARADO SOBRE OS CENTROS COLABORADORES DAS REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE
Beatriz Miranda Gomes

INFLUÊNCIA POLÍTICO-FINANCEIRA DO BANCO MUNDIAL NOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS DOS PALOP (1990-2010)
Camila Maria Bortot
Kellcia Rezende Souza

A MATERIALIZAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E APLICABILIDADES
Cáritas Gomes de Oliveira
Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito
Adriano Pereira de Miranda

ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DA REDE ESTADUAL DA BAHIA: UMA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL E DO PERFIL SOCIOECONÔMICO
Catarina Cerqueira de Freitas Santos

ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA (EMITEC): INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NA BAHIA
Clarice dos Santos Silva
Lídia Boaventura Pimenta
Nadja Maria Amado de Jesus

PROJETO TRILHAS DE FUTURO: UMA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Danielle Ferreira de Souza

AS INSTITUIÇÕES PARTICIPATIVAS NA GESTÃO DAS ESCOLAS MINEIRAS
Eldaronice Queiroz de Alvarenga
Rosimar de Fátima Oliveira

REFORMA DO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES PARA A POLÍTICA E A GESTÃO
Eliane Cleide da Silva Czernisz

A GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM OLINDA: REPERCUSSÕES DO PROGRAMA “EDUCAR PRA VALER”
Eline Aparecida da Silva Lima
Luciana Rosa Marques

DIFICULDADES NO ACESSO À creche: O FENÔMENO DAS LISTAS DE ESPERA
Eline Moreira Ferreira de Oliveira

A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO GRÊMIO ESTUDANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE 2013 A 2023 
Elis Daiane Ribeiro SAVA
Marisa SCHNECKENBERG

GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO NOS MUNICÍPIOS DO TERRÍTÓRIO LITORAL SUL DA BAHIA
Emilia Peixoto Vieira
Isac Pimentel Guimarães

REFLEXO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS EM ÂMBITO ESTADUAL EM GOIÁS NA REDE PÚBLICA E EM COLÉGIOS MILITARES
Fernanda Caroline de Melo Pereira

REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A INFLUÊNCIA DA ‘NOVA DIREITA NO “NOVO ENSINO MÉDIO”
Francisco Alex Pereira Soares
Wilson Honorato Aragão

A CORREÇÃO DE FLUXO COMO VETOR DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO: O INSTITUTO AYRTON SENNA EM FEIRA DE SANTANA
Grazielle Miranda Silva
Antonia Almeida Silva

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (Lei nº 13.415/17 ) EM GOIÁS: O CASO DO CENTRO DE ENSINO DE PERÍODO INTEGRAL – CEPI PROFESSOR PEDRO GOMES
Hemanuelle Di Lara Siqueira Jacob

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS ARTICULAÇÕES COM GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Hermínia Nunes da Silva
Roberto Francisco Carvalho

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ANÁLISES PRELIMINARES DO PROJETO SER INTEGRAL FAZ A DIFERENÇA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO PIAUÍ
Isabella Barros Botelho
Valdeney Lima da Costa

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EJA: O DIREITO A UM SABER QUE ALTERE A VIDA COTIDIANA
Ivanilda Lamaral Furtado

GOVERNANÇA TRANSNACIONAL DA POLÍTICA EDUCACIONAL LOCAL
Ivanilso Santos da Silva

A GESTÃO ESCOLAR NO PARÁ: O GERENCIALISMO COMO FUNDAMENTO NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES
Izete Magno Corrêa
Rosely da Silva Costa de Oliveira
Ney Cristina Monteiro de Oliveira
Orlando Nobre Bezerra de Souza

A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS (2013-2023)
Janaina Brito Carvalho
Antonia Costa Andrade
Orleans Silva Sousa
Adriana Cristina Furtado Idalino

O DIREITO À EDUCAÇÃO A PARTIR DOS DADOS DA PNAD: UM OLHAR PARA O ANALFABETISMO NO BRASIL
Jaqueline Aparecida Cardoso
Gabriela Schneider

A GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL, ARGENTINA E PARAGUAI: ANÁLISE DA LEI NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ester Assalin
Jonata Cristina dos Santos
Andréia Vicência Vitor Alves

ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA BAHIA: ESTRUTURA E GESTÃO
José Francisco Barretto Neto
Flávia Barbosa de Carvalho
Nadja Amado de Jesus

ESCOLAS CÍVICO-MILITARES: A GESTÃO MILITARISTA ADENTRANDO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ
Joselita Romualdo da Silva

O ABANDONO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ACRE: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS
Mark Clark Assen de Carvalho
Josenir de Araújo Calixto

REFORMAS EDUCACIONAIS: A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO E SEUS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Josiane Caroline de Souza Salomão Corrêa

GESTÃO EM TENSÃO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE DIRETORAS E VICES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE PORTO ALEGRE
Juliana Hass Massena
Mateus Saraiva
Maria Beatriz Luce - UFRGS

IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ESCOLAS-PILOTO CATARINENSES
Juliana Nespolo Heinrichs
Camila Regina Rostirola

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO: O PAPEL DOS CONSELHOS ESCOLARES E OS DESAFIOS DAPARTICIPAÇÃO
Adriano Pereira de Miranda
Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito
Cáritas Gomes de Oliveira

A AGENDA DA POLÍTICA EXTERNA EDUCACIONAL BRASILEIRA COM OS PAÍSES AFRICANOS LUSÓFONOS
Kellcia Rezende Souza
Camila Maria Bortot

DESAFIOS NO ÂMBITO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO ATUAL GOVERNO LULA: A URGENTE SUPERAÇÃO DO BOLSONARISMO
Larissa de Quadros Machado

FINANCIAMENTO E MATRÍCULA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM GOIÁS: EVOLUÇÃO OU DESMONTE?
Lívia Aparecida Oliveira de Moraes Sousa

PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E O (DES) CUMPRIMENTO DA META DA GESTÃO DEMOCRÁTICA – UM ESTUDO NO ESTADO DO ACRE
Lúcia de Fátima Melo
Francisca do Nascimento Pereira Filha

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES DEFICIENTES DO FUNDAMENTAL II AO ENSINO MÉDIO
Lucíola Nobre Lima Vidal
Lídia Boaventura Pimenta

DINÂMICA DE PODER E GESTÃO EM ESCOLAS MILITARIZADAS: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO TRIÂNGULO MINEIRO NO PERÍODO DE 2019 A 2022
Lyvia Fernanda Leal 
Darluce Andrade de Queiroz Muniz
Marcelo Soares Pereira da Silva

O PDDE NA REGIÃO NORDESTE: AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS NAS REDES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ENSINO
Magna França
Vitor Sergio de Almeida

GERENCIALISMO E CENTRALIZAÇÃO DE DECISÕES NA GESTÃO ESCOLAR

Marcelo Ramos dos Santos

A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE COMPÕEM O PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO - METAS PARA A EDUCAÇÃO
Marcia Aurelia Nazário - UFPE
Luciana Rosa Marques

A POLÍTICA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA: REORGANIZAR PARA ADEQUAR À BNCC
Marcilene Pelegrine Gomes

A CRIAÇÃO DA CÂMARA DA PLURIVERSIDADE, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS: O CME BELÉM COMO ARTICULADOR DE PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS NO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Marcus Ribeiro
Monika Reschke
Suellem Pantoja
Heyder Brito
Alberto Damasceno,

PERCEPÇÕES DO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL
Maria Cleide L. P. Cavalcante
Lilian Andressa O. Olegário

PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES

Maria de Lourdes Ferreira de Macedo Lopes 
Fábio Perboni

DIÁLOGOS EXTENSIONISTAS NO “TRILHAS FORMATIVAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS”
Maria Edgleuma de Andrade

POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DAS REDES ESTADUAIS
Maria Helena de Aguiar Bravo
Karina Carrasqueira
Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz
Wagner Silveira Rezende

RELAÇÕES ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS EXIGÊNCIAS DO NOVO FUNDEB EM MUNICÍPIOS PARANAENSES
Maria Raimunda Carvalho Araújo de Cerqueira
Ítalo Bruno Paiva Gonçalves

A PERMANÊNCIA DAS JUVENTUDES NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES INDICADOS NA CONSULTA PÚBLICA DO MEC
Mateus Saraiva
Ângela Chagas
Maria Beatriz Luce

A POLÍTICA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: INTERSECÇÃO ENTRE A UNESCO E A COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Meire Helen dos Santos Lima
Kellcia Rezende Souza

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA META DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ESTADO DO TOCANTINS
Meire Lucia Andrade da Silva
Lúcia Maria de Assis
Suely Pereira de Sousa
Joicy Mara Rezende Rolindo

“DO NADA PARA LUGAR NENHUM”: ELEMENTO SINGULAR DO CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO SIGNIFICANTE E SIGNIFICADO DO PROJETO DE VIDA
Norma Iracema de B. Ferreira
Kátia de Nazaré S. Fonsêca
Maria Izabel de S. Monteiro
Suzinalda de S. Freitas

DIMENSÕES DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM UMA PROPOSTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: POSSIBILIDADES DE NOVAS ARTICULAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
Pedro Rafael Oliveira Pinto

ACCOUNTABILITY EM EDUCAÇÃO: CONCEITOS, MODELOS E REBATIMENTOS
Raimunda Maria da Cunha Ribeiro

A ACESSIBILIDADE NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: DIAGNÓSTICO DAS CAPITAIS BRASILEIRAS
Raphael Demóstenes Cardozo

EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO E SEUS INTERESSES PELO HOMESCHOOLING
Romilson Martins Siqueira
Roberta Valéria Guedes de Lima

SISTEMAS EDUCACIONAIS E AUTONOMIA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA/DA AMAZÔNIA TOCANTINENSE
Robson Vila Nova Lopes
Geraldo Grossi Junior
Maria Raimunda Carvalho Araújo de Cerqueira

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE COMPUTAÇÃO (BNCC COMPUTAÇÃO) NA CONAE 2024
Adriana Almeida Sales de Melo
Rodrigo de Oliveira Junior)

A IMPLEMENTAÇÃO DO TURNO ÚNICO NO RIO DE JANEIRO NA PERSPECTIVA DOS GESTORES ESCOLARES E EDUCACIONAIS
Rosângela Cristina Rocha Passos Felix
Pamela Maria do Rosário Mota

O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: POSSIBILIDADE PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO?
Rose Márcia da Silva

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: REVELAÇÕES DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA
Sandra Maria Zardo-Morescho
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
Carmem Lucia Albrecht da Silveira

GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHO ESCOLAR  DURANTE A PANDEMIA
Selma Mendonça Bezerra
Arilene Maria Soares de Medeiros

PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NO COTIDIANO ESCOLAR: CAMINHOS PARA O ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Suzana Grimaldi Machado
Aline Cristina de Souza
Jéssica Morito Veloso

PATRIMONIALISMO E CLIENTELISMO: FREIOS À DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO
Veracilda Vale da Costa Fernandes
Meiry Lúcia Meneses de Sousa Oliveira
Arilene Maria Soares de Medeiros

GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: VAI ALÉM DA ELEIÇÃO PARA DIRETORES
Vilson Pereira da Sila

A INSTITUIÇÃO DO NOVO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: O CME BELÉM COMO ARTICULADOR DE PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Heyder Brito
Danielly Campos
Alberto Damasceno

CONSELHO ESCOLAR: PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO DEMOCRÁTICA
Viviane Gregório Barbosa de Campos
Carmen Lígia Caldas Haiduck
Solange Jarcem Fernandes

PERSPECTIVAS HISTÓRICAS DA EJA NO BRASIL
Weldilene Aparecida Pires
Edmar Lucas Ferreira Sehnem