Nº 2 - 2024

Eixo 5

Políticas, financiamento e processos de privatização da educação





A POLÍTICA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: ALTERAÇÕES PARA OS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE 2017
Adriana Batista Afonso
Sandra Escovedo Selles

O PROCESSO DE FINANCIAMENTO DO PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL NO PERÍODO COMPRENDIDO ENTRE 2004-2023.
Aline Loretto Garcia
Adriana Almeida Sales de Melo

IMPLICAÇÕES DOS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SOBRAL-CE
Ana Gleysce Moura Brito

POLÍTICAS PÚBLICAS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Andreia Machado Castiglioni de Araújo

ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A REAFIRMAÇÃO DO CARÁTER PÚBLICO PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO NOS INSTITUTOS FEDERAIS FRENTE AO AVANÇO DA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Arthur Rezende da Silva
Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel

UMA ANÁLISE SOBRE PROCESSO DE SELEÇÃO E PROVIMENTO PARA A FUNÇÃO DE DIRETOR ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ
Bianca Larissa Klein
Joselita Romualdo da Silva

GRUPO SALTA EDUCAÇÃO NO PARANÁ: AS ESCOLAS ALFA E ELITE COMO “MARCAS” DO ESPALHAMENTO DO GRUPO NO ESTADO
Bruna Bragagnolo Pereira
Cassia Domiciano

A PRIVATIZAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE VALIDAÇÃO DE POLÍTICAS, ELEMENTO CONSTITUTIVO DA GOVERNANÇA ESTATAL
Camila Grassi Mendes de Faria

AS CONDIÇÕES DA OFERTA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO ESTADO DO PARANÁ: O CASO DA UNOPAR
Claudia Regina Baukat Silveira Moreira

A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Daniela Nascimento Varandas

A PRESENÇA DA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA AUGUSTO CURY NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO ESTADO DO RS
Daniela Oliveira Lopes
Susana Schneid Scherer com  
Gustavo Fabro de Azevedo
Maria de Fátima Cóssio

ESTADO DA OFERTA PÚBLICA E PRIVADA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MAPEAMENTO
Danilo Kanno
Theresa Adrião

MUDANÇAS NA ATUAÇÃO DA FILANTROPIA EDUCACIONAL NO BRASIL: O CASO DA FUNDAÇÃO
Roberto Marinho
Danilo Cardoso da Silva
Fernando L. Cássio

OS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ANÁLISES PRELIMINARES
Danyela Martins Medeiros
Maira Vieira Amorim Franco

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E O FINANCIAMENTO SUPLEMENTAR: DESAFIOS PARA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Dasy Lene Faria Coelho
Lucia de Fatima Valente

SELEÇÃO DE DIRETORES COMO DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM SÃO PAULO
Eduardo Gomes Neto

A ATUAÇÃO DO SETOR PRIVADO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: O CASO DO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROAJA) NO PIAUÍ
Efigênia Alves Neres - UFPI
Rosana Evangelista da Cruz

INSTITUTO AYRTON SENNA: “FÓRMULA DA VITÓRIA” DO GERENCIALISMO
Elenise Pinto de Arruda
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA ESCOLA PÚBLICA: O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA COMO POTENCIALIZADOR DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Emanuele Maria Silva Gonçalves

BANCO MUNDIAL E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO PARANÁ: QUAL O PROJETO?
Fernanda Cristina Zimmermann Dorne

A CÂMARA DO FUNDEB NO MUNICÍPIO DE ILHA COMPRIDA: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS
Gabriel Augusto Forati Sarcinella
Angela Maria Martins

ESPAÇOS CONQUISTADOS PELO PRIVADO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: O CASO DA FUNDAÇÃO LEMANN
Graziela Ferreira de Souza
Marisa Schneckenberg

SISTEMA PRIVADO DE ENSINO: CONTRADIÇÕES À PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Graziela Roberta Dorigan de Angeli

GASTO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA GESTÃO DOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UM MUNICÍPIO DO ES
Hellen Abreu Nascimento

PAPEL DO SEBRAE NA CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Heloísa Alves de Sousa

O PROGRAMA JOVEM DE FUTURO EM MINAS GERAIS: ESTRATÉGIA DE PRIVAÇÃO DA FORMAÇÃO DA JUVENTUDE MINEIRA?
Ilana Freitas Nunes
Maria Simone Ferraz Pereira

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: POLÍTICAS E MARCAS HISTÓRICAS
Ivone Garcia Barbosa
Elenice Belcholina da Serra
Fernanda Caroline Nascimento

O DEBATE DA POLÍTICA CURRICULAR BNCC: UMA ESTRATÉGIA DE REFORMA CURRICULAR PAUTADA EM REFERÊNCIAS NACIONAIS CURRICULARES
Jéssica Santos do Nascimento

UM ESTADO DA ARTE SOBRE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL  NO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 1989 A 2019
Joedson Brito dos Santos

ATUAÇÃO DO INSTITUTO NATURA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA (2010-2022)
Josineide Maria de Oliveira
Andréia Ferreira da Silva

MAPEAMENTO DOS MUNICÍPIOS PARANAENSES QUE BUSCAM O SETOR PRIVADO LUCRATIVO PARA OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Júlia Ribas Marinho
Universidade Federal do Paraná
Cassia Domiciano

A PRIVATIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DA B3 SOCIAL
Karine Morgan
Deyzielli dos Santos

A ATUAÇÃO DO GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS (GIFE) NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Kelly Letícia da Silva Sakata

A QUALIDADE NA OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS EM UBERLÂNDIA-MG
Laís Hilário Alves
Lucia de Fatima Valente

PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS: O CASO DO PROJETO TRILHAS DE FUTURO – EDUCADORES
Lara Cristina Evaristo Rodrigues
Maria Simone Ferraz Pereira

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E O CUSTO ALUNO- QUALIDADE INICIAL (CAQi): UMA REVISÃO DA LITERATURA
Lázaro Caio Rolim Pena
Andreia Soares de Almeida
Ângela Maria Gonçalves de Oliveira

ASSOCIAÇÕES DE APOIO À ESCOLA: DIVISOR DE ÁGUAS NA GESTÃO FINANCEIRA DE UM CEJA?
Luciana Bandeira Barcelos

A POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS INDICADORES DE QUALIDADE: INVESTIMENTO X RESULTADOS
Luciana Mesquita Nunes Santos Nascimento
Chiara Maria Fernandes da Silva
Severino Vilar de Albuquerque

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS: ANÁLISE DE CONSULTORIA EM GESTÃO
Luis Eduardo dos Santos Celente
Maria de Fátima Cóssio

INFLUÊNCIA DO TERCEIRO SETOR NO DIREITO À EDUCAÇÃO
Mardeli Maria da Mata

A EDUCAÇÃO VOLTOU? A CONAEE 2024 E OS EMBATES EM DEFESA DA ESFERA PÚBLICA
Maria da Conceição Calmon Arruda
Lucília Augusta Lino

A PRODUÇÃO EM FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO NORDESTE: O QUE REVELA O LATTES
Maria de Jesus Rodrigues Duarte
Rosana Evangelista da Cruz

PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NA REALIDADE MINEIRA E POTIGUAR
Leonice Matilde Richter
Luciane Terra Garcia
Maria Vieira Silva

NOVA GESTÃO PÚBLICA EM PERNAMBUCO: ANÁLISE DO ARCABOUÇO INSTITUICIONAL LIGADO NGP DO ANO DE 2007 A 2022
Matheus Henrique Magalhães Cavalcanti

ENSINO REMOTO, PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DA BAHIA
Micaela Balsamo de Mello
Catarina Cerqueira de Freitas

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM CAMPO DE DISPUTAS
Mirian França Santos
Bianca Correa

A MILITARIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE GOIÁS (2019-2023) E A EXPROPRIAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Neusa Sousa Rêgo Ferreira

ANÁLISE DOS PROGRAMAS PARA CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS DE IDADE NO BRASIL
Pâmella Fernandes Araújo
Telma Aparecida Teles Martins Silveira

IMPLICAÇÕES DA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA POLÍTICA/GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA TOCANTINENSE
Raimundo Ferreira Rodrigues
Leonardo Victor dos Santos.

O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE WEBERIANA
Regina Farias de Souza

A REFORMA EMPRESARIAL DA EDUCAÇÃO: UM DESAFIO A MAIS PARA A GESTÃO ESCOLAR FRENTE A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Ruth Silva Nunes

CONTRADIÇÕES DA POLÍTICA EM TEMPO INTEGRAL DO RECIFE PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sarah Porto da P. B. Pereira
Cibele Maria Lima Rodrigues
Matheus H. M. Cavalcanti

PANORAMA DOS RECURSOS RECEBIDOS PELOS MUNICÍPIOS DE UBERLÂNDIA E MONTES CLAROS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA NO PERÍODO DE 2017-2022
Silvani Aparecida Ribeiro de Paiva
Maria Simone Ferraz Pereira

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: NUANCES DA GESTÃO PÚBLICA NÃO-ESTATAL
Suzinalda de S. Freitas
Maria Izabel de S. Monteiro
Kátia de Nazaré S. Fonsêca
Norma-Iracema de B. Ferreira

A DESQUALIFICAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) DE ESCOLA PÚBLICA NA MÍDIA BRASILEIRA: ASPECTOS DE UMA NARRATIVA PRIVATISTA
Thais Rodrigues Marin

EDUCAÇÃO ESPECIAL E QUALIDADE DE ENSINO: EXIGÊNCIAS DA INCLUSÃO ESCOLAR
Vanessa Dias Bueno de Castro
Rosângela Gavioli Prieto

OS ATORES E SUAS LÓGICAS NAS PPPS DE MATERIAL DIDÁTICO E SISTEMAS DE ENSINO NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DO RS
Verônica Rodrigues de Lima
Susana Schneid Scherer
Daniela Oliveira Lopes

Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): DESEMPENHO DAS ESCOLAS DA REGIÃO SUDESTE NO IDEGES-PDDE
Vilma Aparecida de Souza

A TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO DE RECURSOS NAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS EM EDUCAÇÃO: O QUE CONSTA NO “NADA CONSTA”?
Viviane da Silva Lemos
Luis Eduardo dos Santos Celente

MUDANÇAS EXÓGENAS NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO: IMPLICAÇÕES DA REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA
Willer Moravia
Naira Muylaert