Nº 3 - 2025

Eixo 6

Organização do trabalho pedagógico, currículo e avaliação escolar





EL TIEMPO CURRICULAR EN EL QUEHACER PEDAGÓGICO
Catalina Rivera-Gutiérrez
Luis Henríquez-Alvear

OS REUMOS DA EDUCAÇÃO – CONSIDERANDO OS DESTINATÁRIOS O CONTEÚDO E O MÉTODO
Edenice Santana

O LUGAR DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR E AS CONTRIBUIÇÕES DO PIRLS PARA A COMPREENSÃO DA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM
Clara Etiene Lima de Souza

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Cleide Diamantino Lopes
Juciley Silva Evangelista Freire

PLANEJAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS NO CONTEXTO DA BNCC: UMA (IM) POSSIBILIDADE
Denise Silva Araújo
Eulâmpia Neves Ferreira

PROGRAMA MUNICIPAL DE RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS: A EXPERIÊNCIA DA REDE DE ENSINO DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS, GOIÁS
Edson Ferreira Alves
Fernanda Maria Siqueira Tavares

BNCC: ANÁLISE DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jane de Oliveira Rezende
Andreia Weiss

A VISÃO DA OCDE SOBRE AS REFORMAS CURRICULARES DO BRASIL: a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio
Jhonatan Almada

A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO REGULATÓRIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Kaila Maria Sousa da Silva
Amanda Marinho Bogea

O PROGRAMA ALFAMAIS-GOIÁS E A EDUCAÇÃO INFANTIL
Kelce Rosa Coelho
Telma Aparecida Teles Martins Silveira

A AÇÃO DOS REFORMADORES EMPRESARIAIS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Lucilia Dias Furtado
Lourdes Christina dos Santos de Macêdo

AS IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÕES EXTERNAS COMO MECANISMO COLONIZANTE NO CURRÍCULO
Poliana Boone dos Santos

LIDERANÇAS EDUCACIONAIS/ ESCOLARES: UM ESTUDO CONCEITUAL
Renata Maria Moschen Nascente

DAS PROMESSAS DE LIBERDADE ÀS NOVAS FORMAS CONTROLE, PADRONIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Renata Peres Barbosa

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TUCANO-BAHIA
Sivaldo Coelho Matos Sousa
Gregório Luís de Jesus

RELAÇÕES ENTRE RESULTADOS DO SAEB E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA REDE MUNICPAL DE ENSINO DE DUQUE DE CAXIAS/RJ
Viviana da Silva Gmach Souza