Nº 3 - 2025

Eixo 10

Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, salários e condições de trabalho e saúde





A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO NO RIO DE JANEIRO: A PERSISTÊNCIA DE UM ANACRONISMO  
Adriana Cabral Pereira de Araujo
Lucília Augusta Lino

A RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE FRENTE A POLÍTICAS DE PREMIAÇÃO NA REDE ESTADUAL DO MATO GROSSO
Adriana Ester Reichert Palú

POLÍTICA DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DE DOCENTES ESTADUAIS EM MATO GROSSO DO SUL (2016-2023)
Alessandra Bertasi Nascimento

ORGANIZAÇÃO SINDICAL DOCENTE NO BRASIL E EM PORTUGAL: UM COMPARATIVO DOS PLANOS DE LUTAS DOS CONGRESSOS DA CNTE E FENPROF
Aline Chalus Vernick Carissimi

FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA SEEC/RN
Allan Solano Souza
Ciclene Alves da Silva
Larissa Maria da Costa Fernandes Oliveira
Rafael da Silva Pereira Roseno

A POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL DE PSICÓLOGOS ESCOLARES NO BRASIL
Ana Bela dos Santos
Marisa Schneckenberg

AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS IMPLEMENTADAS EM PROL DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM GOIÁS
Ana Maria Rodrigues de Resende
Ana Maria Marques Santos

O GASTO COM FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ/MT
Ana Paula dos Santos Pereira Coelho
Alessandra Biscaia de Andrade
Kawany Aparecida Padilha

CARREIRA DOCENTE NOS MUNICÍPIOS DE CUTIAS E ITUABAL-AP: INGRESSO, JORNADA E MOVIMENTAÇÃO
André Lins de Melo

PROFESSORES TEMPORÁRIOS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE SALARIAL: PANORARAMA A PARTIR DAS REDES MUNICIPAIS DO PARANÁ (2012-2022)
Andréa Barbosa Gouveia

A VALORIZAÇÃO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL: META 17 DO PEE (2014-2024)
Andréia Vicência Vitor Alves
Andrêssa Gomes de Rezende Alves
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes

CARREIRA DOCENTE DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA, GOIÁS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CUMPRIMENTO DA HORA-ATIVIDADE
Antônio Carlos dos Santos Gontijo

DIRETRIZES PARA PLANOS DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Assis Souza de Moura - UFCG

FORMAÇÃO INICIAL DO(A) PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA PARA ATUAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Carla Renata Capilé Silva
Andréia Nunes Militão

TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA E A SOBRECARGA FEMININA
Cinthya Karina Ventura de Macêdo

INCENTIVOS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS MUNICÍPIOS CAPITAIS DOS ESTADOS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Dalva Valente Guimarães Gutierres
Soraya de Nazaré Camargo Vargas
Ana Paula da Silva Carneiro

CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA: A PRECARIZAÇÃO COMO REGRA
Ellen Kauane Rutes
Carina Alves da Silva Darcoleto

TRABALHO DOCENTE NO PÓS-PANDEMIA: AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO
Emanuelle Carvalho Brasil de Albuquerque
Shirleide Silva Cruz

VIVÊNCIAS FORMATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA E NA ATUAÇÃO EM ESCOLAS DE GOVERNO
Érica Nayara Paulino Melo
Shirleide Pereira da Silva Cruz

A ADEQUAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: UMA ANÁLISE ENTRE 2014 A 2020
Gabriela Schneider
Adriana Dragone Silveira
Thiago Alves

EDUCAÇÃO NEOLIBERAL:  IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE DOCENTE.
Julienne Edienne Pereira Pantoja Monteiro
Laurimar de Matos Farias

ESTRUTURA DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE PORTO VELHO/RO E CAMPO GRANDE/MS
Kawany Aparecida Padilha
Ana Paula dos Santos Pereira Coelho
Alessandra Biscaia de Andrade

A SITUAÇÃO FUNCIONAL DO PROFESSOR DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA-PARÁ
Keila Simone dos Anjos
Dalva Valente Guimarães Gutierres

POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Laís Miranda Moro
Michela Fernanda Ganzella Mota

VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: ENTRE A PROFISSIONALIZAÇÃO E A PROLETARIZAÇÃO
Marcos Ferraz

POLÍTICA PÚBLICA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO DOS PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM GOIÁS
Maria Cristina Dutra Mesquita
Renato Barros de Almeida

A GESTÃO DOS SISTEMAS ESTADUAIS DE ENSINO FRENTE À FORÇA DE TRABALHO DOCENTE
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes

CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: REFLEXOS DA LEI 13.415/2017 EM MACAPÁ-AP (2017-2024)
Maria Izabel de Souza Monteiro
Suzinalda de Souza Freitas
Kátia de Nazaré Santos Fonsêca
Norma-Iracema de Barros Ferreira

CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Maria José Santos Rabelo

A ATRATIVIDADE PARA INGRESSO EM CURSOS DE LICENCIATURA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS DO PARANÁ: APROXIMAÇÕES INICIAIS DO OBJETO DE ESTUDO
Maria Letícia Neves Taiok
Michelle Fernandes Lima

INFRAESTRUTURA ESCOLAR E CONDIÇÕES DE TRABALHO: IMPACTOS PERCEBIDOS POR DOCENTES EM ESTUDO REALIZADO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE FLORIANO/PI
Mônica Núbia Albuquerque Dias
Lívia Maria Fraga Vieira

A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: ENTRE A FORMAÇÃO E A EXPLORAÇÃO DE ESTUDANTES
Sandra Cristina Demschinski
Simone de Fátima Flach

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA CONAE/2022 E CONAE/2024: CONCEPÇÕES, FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DA EE
Sandra Regina de Oliveira de Souza
Andréia Nunes Militão

IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE E O REGIME DE DESIGNAÇÃO TEMPORÁRIA (DT): UM OLHAR SOBRE A REALIDADE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL
Soila Maria Francisco Belo Ramos
Andréia Weiss

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE COCRIAÇÃO DOS ESTUDANTES
Taís Ferraz Duarte
Renata Marques Costa
Augusto Schwager de Carvalho
Adriana da Silva Lisboa Tomaz

PARFOR E SUAS INTERFACES NA VALORIZAÇÃO DOCENTE PREVISTAS NAS METAS DO PNE (2014)
Telma Rocha dos Santos Santos
Kelli Consuelo Almeida de Lima Queiroz

VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE EM FOCO: ANÁLISE DE FONTES DOCUMENTAIS
Vanessa Viebrantz Oster
Angela Maria Martins 
Edmar Lucas Ferreira Sehnem