Nº 3 - 2025

Eixo 3

Políticas e práticas de formação dos docentes e gestores escolares





PARA ALÉM DA URNA: GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO PERMEADA PELA TECNOLOGIA
Adriana da Silva Lisboa Tomaz
Augusto Schwager de Carvalho
Sheila da Silva Ferreira Arantes

CLIMA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM RELACIONAL COM A GESTÃO ESCOLAR
Ana Cristina Prado de Oliveira
Adriana Norbert Gomes de Araujo

A ELEIÇÃO DE GESTORES ESCOLARES COMO MECANISMO DE EFETIVAÇÃO DA NOVA GESTÃO PÚBLICA NAS REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Bárbara Jennifer Nascimento Silva
Rodrigo da Silva Pereira

OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: UMA NOVA PROPOSTA COM A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL
Cinara Rejane Viana Arantes

PLATAFORMAS ELETRÔNICAS NA GESTÃO ESCOLAR: AUTONOMIA OU CONTROLE?
Daniela Cunha Terto

METODOLOGIZAÇÃO DA EaD: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO DESAFIO CONTEMPORÂNEO
Daniela da Costa Britto Pereira Lima
Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca
Marina Campos Nori Rodrigues

SELEÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES NO RIO DE JANEIRO: AS CREDENCIAIS MERITOCRÁTICAS À FORMAÇÃO DOS CANDIDATOS
Daniela Patti do Amaral
Marcela Moraes de Castro,

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE EM GUARULHOS/SP NOS GOVERNOS PETISTAS (2001-2016)
Edvaldo dos Reis Oliveira Filho

A RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO ADEQUADA DE PROFESSORES E A PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE E DE LIDERANÇA PEDAGÓGICA EM PRÉ-ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO
Emilia Carolina B. S. Augusto
Hiago César Franklin

A GESTÃO ESCOLAR E AS MUDANÇAS LEGISLATIVAS EM MATO GROSSO
Ester Assalin
Marilda Costa

DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA/UERN: ESTÁGIO SUPERVISIONADO III DE GESTÃO NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Eugenia Morais de Albuquerque

O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA NACIONAL DA ESCOLA DE GESTORES
Fabiana Gheysa do Nascimento Sanches
Solange Jarcem Fernandes

FÓRUM DAS LICENCIATURAS DA UFG: ESPAÇO POLÍTICO E PEDAGÓGICO DE DEFESA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Fabiane Lopes de Oliveira
Priscilla Andrade Ximenes
José Firmino de Oliveira Neto

FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: A EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS, GOIÁS
Fernanda Maria Siqueira Tavares
Edson Ferreira Alves

O PARFOR COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE: A COSTURA DE UMA POLÍTICA E O REGIME DE COLABORAÇÃO NO ESTADO DO ACRE
Francisca do Nascimento Pereira Filha
Mark Assen de Carvalho
Lúcia de Fátima Melo

IMPLEMENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES – UMA EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Helena Ferreira da Silva
Ana Cristina Prado de Oliveira

AS ASSOCIAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS ENTRE AS PRÁTICAS DE LIDERANÇA DO DIRETOR, DIMENSÕES DO CLIMA ESCOLAR E OS RESULTADOS ACADÊMICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Hiago César Franklin

FORMAÇÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DE PROFESSORES: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
João Roberto Resende Ferreira

O ENSINO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
Juliana Chioca Ipolito

PARA ONDE VAI A POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES?  UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS ARRANJOS MULTINÍVEIS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID 2007-2022
Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE SE DESENHA EM ESTUDOS SOBRE O BRASIL CHILE E CUBA A PARTIR DO CONCEITO GRAMSCIANO DE APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA
Leonardo Bezerra do Carmo

A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O ESTÁGIO CURRICULAR COMO PROPOSTA REFLEXIVA
Letícia Leão de Carvalho Pimenta
Fabiane Lopes de Oliveira

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE DIRETORES NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS-SP
Lívia Cuartero Gimenes
Profª. Dra. Cristiane Machado

EXPLORACIÓN DE LA TUTORIZACIÓN EN LA FORMACIÓN DE ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN FÍSICA: UN ANÁLISIS DESDE LAS PERSPECTIVAS DE PRÁCTICA PEDAGÓGICA
Luis Henríquez-Alvear
Catalina Rivera-Gutiérrez

OS CENTROS ESTADUAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS
Maira Vieira Amorim Franco
Shirleide Pereira da Silva Cruz
Danyela Martins Medeiros

RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS DE DIRETORES: GESTÃO DEMOCRÁTICA E A META 19 DO PNE (2014-2024)
Marcela Luiz Côrrea da Silva
Maria Cecília Luiz

PLANO DE GESTÃO DO DIRETOR ESCOLAR: DO PROCESSO SELETIVO DEMOCRÁTICO À NOVA GESTÃO PÚBLICA
Marcela Moraes de Castro
Daniela Patti do Amaral

GESTÃO DEMOCRÁTICA E A META 19 DO PNE: FORMAÇÃO EM MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES
Maria Cecília Luiz
Ana Lúcia Calbaiser da Silva
Jéssica Veloso Morito
Laura Helena Calbaiser da Silva

E-CIDADANIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
María José Morales Gámez
Genessi Borba Gomes Alves Santos
Daniela da Costa Britto Pereira Lima

GESTÃO DEMOCRÁTICA E O ACOLHIMENTO INICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE O TEMA NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS
Marina Gonçalves Matão Jardim
Maria Aparecida Guedes Monção

O DIÁLOGO NA PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR
Michela Fernanda Ganzella Mota
Laís Miranda Moro

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E LEGISLAÇÃO DE ENSINO: CONCEITOS E COMPREENSÕES INICIAIS SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL
Mirian Souza da Silva
Mark Clark Assen de Carvalho
Adão Rogério Xavier Silva

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NO SÉCULO XXI PARA FORMAR PROFESSORES.
Nalva dos Santos Camargo Silva
Profª Dra. Karine Nunes de Morais - Orientadora

GESTÃO DEMOCRÁTICA SOB UM VIÉS GERENCIALISTA: PERCEPÇÕES  DO PROCESSO SELETIVO DE DIRETORES ESCOLARES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO (RJ)
Pamela Mota
Rosângela Felix

IMPORTÂNCIA DA EQUIPE GESTORA NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Patrícia Andréa Gomes Barbosa
Ana Lúcia Cunha Duarte

A ENTIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE CONQUISTAS, RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS
Priscilla Andrade Ximenes
Renato Barros de Almeida
Rodrigo Roncato Anes
Denise Silva Araújo

BRASIL E URUGUAI: CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ÂMBITO NORMATIVO
Regina Celia de Morais Alves Silva
Mônica de Souza Silva
Aline Lima Quintana Moraes
Andréia Vicência Vitor Alves

FORMAÇÃO CONTINUADA DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS: EM FOCO AS PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rute de Paula Ramos
Maria Aparecida Guedes Monção

O SICREDI E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO RIO GRANDE DO SUL
Susana Schneid Scherer
Daniela Oliveira Lopes
Luis Eduardo dos Santos Celente
Maria de Fátima Cóssio

AS POLÍTICAS NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM NOVO CENÁRIO NEOLIBERAL: RUPTURAS E CONTINUIDADES NA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL(SEDF)
Tayane Dias Gomes Pessoa

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS E AUXILIARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SALVADOR: SABERES, EXPERIÊNCIAS E TROCAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Uilma Rodrigues de Matos

IMPLICAÇÕES DA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02/2019 NOS PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Vanêssa Xavier Silva Sousa
Andréia Nunes Militão

PROGRAMA MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES: FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS? 
Victória Almeida Corrêia Porto Praça