PARA ALÉM DA URNA: GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO PERMEADA PELA TECNOLOGIA Adriana da Silva Lisboa Tomaz Augusto Schwager de Carvalho Sheila da Silva Ferreira Arantes
CLIMA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM RELACIONAL COM A GESTÃO ESCOLAR Ana Cristina Prado de Oliveira Adriana Norbert Gomes de Araujo
A ELEIÇÃO DE GESTORES ESCOLARES COMO MECANISMO DE EFETIVAÇÃO DA NOVA GESTÃO PÚBLICA NAS REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Bárbara Jennifer Nascimento Silva Rodrigo da Silva Pereira
OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: UMA NOVA PROPOSTA COM A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL Cinara Rejane Viana Arantes
PLATAFORMAS ELETRÔNICAS NA GESTÃO ESCOLAR: AUTONOMIA OU CONTROLE? Daniela Cunha Terto
METODOLOGIZAÇÃO DA EaD: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO DESAFIO CONTEMPORÂNEO Daniela da Costa Britto Pereira Lima Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca Marina Campos Nori Rodrigues
SELEÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES NO RIO DE JANEIRO: AS CREDENCIAIS MERITOCRÁTICAS À FORMAÇÃO DOS CANDIDATOS Daniela Patti do Amaral Marcela Moraes de Castro,
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE EM GUARULHOS/SP NOS GOVERNOS PETISTAS (2001-2016) Edvaldo dos Reis Oliveira Filho
A RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO ADEQUADA DE PROFESSORES E A PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE E DE LIDERANÇA PEDAGÓGICA EM PRÉ-ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO Emilia Carolina B. S. Augusto Hiago César Franklin
A GESTÃO ESCOLAR E AS MUDANÇAS LEGISLATIVAS EM MATO GROSSO Ester Assalin Marilda Costa
DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA/UERN: ESTÁGIO SUPERVISIONADO III DE GESTÃO NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES Eugenia Morais de Albuquerque
O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA NACIONAL DA ESCOLA DE GESTORES Fabiana Gheysa do Nascimento Sanches Solange Jarcem Fernandes
FÓRUM DAS LICENCIATURAS DA UFG: ESPAÇO POLÍTICO E PEDAGÓGICO DE DEFESA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Fabiane Lopes de Oliveira Priscilla Andrade Ximenes José Firmino de Oliveira Neto
FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: A EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS, GOIÁS Fernanda Maria Siqueira Tavares Edson Ferreira Alves
O PARFOR COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE: A COSTURA DE UMA POLÍTICA E O REGIME DE COLABORAÇÃO NO ESTADO DO ACRE Francisca do Nascimento Pereira Filha Mark Assen de Carvalho Lúcia de Fátima Melo
IMPLEMENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES – UMA EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO Helena Ferreira da Silva Ana Cristina Prado de Oliveira
AS ASSOCIAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS ENTRE AS PRÁTICAS DE LIDERANÇA DO DIRETOR, DIMENSÕES DO CLIMA ESCOLAR E OS RESULTADOS ACADÊMICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO Hiago César Franklin
FORMAÇÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DE PROFESSORES: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO João Roberto Resende Ferreira
O ENSINO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS Juliana Chioca Ipolito
PARA ONDE VAI A POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES? UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS ARRANJOS MULTINÍVEIS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID 2007-2022 Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE SE DESENHA EM ESTUDOS SOBRE O BRASIL CHILE E CUBA A PARTIR DO CONCEITO GRAMSCIANO DE APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA Leonardo Bezerra do Carmo
A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O ESTÁGIO CURRICULAR COMO PROPOSTA REFLEXIVA Letícia Leão de Carvalho Pimenta Fabiane Lopes de Oliveira
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE DIRETORES NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS-SP Lívia Cuartero Gimenes Profª. Dra. Cristiane Machado
EXPLORACIÓN DE LA TUTORIZACIÓN EN LA FORMACIÓN DE ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN FÍSICA: UN ANÁLISIS DESDE LAS PERSPECTIVAS DE PRÁCTICA PEDAGÓGICA Luis Henríquez-Alvear Catalina Rivera-Gutiérrez
OS CENTROS ESTADUAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS Maira Vieira Amorim Franco Shirleide Pereira da Silva Cruz Danyela Martins Medeiros
RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS DE DIRETORES: GESTÃO DEMOCRÁTICA E A META 19 DO PNE (2014-2024) Marcela Luiz Côrrea da Silva Maria Cecília Luiz
PLANO DE GESTÃO DO DIRETOR ESCOLAR: DO PROCESSO SELETIVO DEMOCRÁTICO À NOVA GESTÃO PÚBLICA Marcela Moraes de Castro Daniela Patti do Amaral
GESTÃO DEMOCRÁTICA E A META 19 DO PNE: FORMAÇÃO EM MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES Maria Cecília Luiz Ana Lúcia Calbaiser da Silva Jéssica Veloso Morito Laura Helena Calbaiser da Silva
E-CIDADANIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS María José Morales Gámez Genessi Borba Gomes Alves Santos Daniela da Costa Britto Pereira Lima
GESTÃO DEMOCRÁTICA E O ACOLHIMENTO INICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE O TEMA NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS Marina Gonçalves Matão Jardim Maria Aparecida Guedes Monção
O DIÁLOGO NA PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR Michela Fernanda Ganzella Mota Laís Miranda Moro
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E LEGISLAÇÃO DE ENSINO: CONCEITOS E COMPREENSÕES INICIAIS SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL Mirian Souza da Silva Mark Clark Assen de Carvalho Adão Rogério Xavier Silva
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NO SÉCULO XXI PARA FORMAR PROFESSORES. Nalva dos Santos Camargo Silva Profª Dra. Karine Nunes de Morais - Orientadora
GESTÃO DEMOCRÁTICA SOB UM VIÉS GERENCIALISTA: PERCEPÇÕES DO PROCESSO SELETIVO DE DIRETORES ESCOLARES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO (RJ) Pamela Mota Rosângela Felix
IMPORTÂNCIA DA EQUIPE GESTORA NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Patrícia Andréa Gomes Barbosa Ana Lúcia Cunha Duarte
A ENTIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE CONQUISTAS, RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS Priscilla Andrade Ximenes Renato Barros de Almeida Rodrigo Roncato Anes Denise Silva Araújo
BRASIL E URUGUAI: CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ÂMBITO NORMATIVO Regina Celia de Morais Alves Silva Mônica de Souza Silva Aline Lima Quintana Moraes Andréia Vicência Vitor Alves
FORMAÇÃO CONTINUADA DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS: EM FOCO AS PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Rute de Paula Ramos Maria Aparecida Guedes Monção
O SICREDI E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO RIO GRANDE DO SUL Susana Schneid Scherer Daniela Oliveira Lopes Luis Eduardo dos Santos Celente Maria de Fátima Cóssio
AS POLÍTICAS NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM NOVO CENÁRIO NEOLIBERAL: RUPTURAS E CONTINUIDADES NA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL(SEDF) Tayane Dias Gomes Pessoa
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS E AUXILIARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SALVADOR: SABERES, EXPERIÊNCIAS E TROCAS NO CONTEXTO ESCOLAR Uilma Rodrigues de Matos
IMPLICAÇÕES DA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02/2019 NOS PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Vanêssa Xavier Silva Sousa Andréia Nunes Militão
PROGRAMA MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES: FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS? Victória Almeida Corrêia Porto Praça