Nº 3 - 2025


Editorial

O XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação ocorreu no período de 03 a 05/04/2024, na cidade de Goiânia/Goiás, nas dependências da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Promovido em parceria com a Faculdade de Educação da UFG, Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC, Universidade Estadual de Goiás, Instituto Federal de Goiás e Instituto Federal Goiano, contou com apoio dos Programas de Pós-graduação em Educação da UFG, UEG, PUC Goiás, IFG, IFGOIANO. O evento teve como tema central: "Estado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva”. Como evento com forte tradição na área de políticas e administração da educação, desde 1961 o Simpósio Nacional ocorre de forma bianual.

A edição de 2024 teve uma participação expressiva, contando com mais de 1.200 participantes. O Simpósio teve por objetivo reunir professores/as da educação superior e da educação básica, pesquisadores/as, estudantes e dirigentes educacionais para um exercício de socialização e análise de estudos e experiências em matéria de políticas, gestão e práticas de administração e avaliação da educação nos diferentes níveis, etapas e modalidades de educação.

A programação final do evento contou com 02 conferências com um total de 800 participantes, 01 Colóquio Internacional com a participação de mais 150 profissionais da educação, 10 Minicursos com a participação de 400 pessoas, 26 Painéis totalizando 800 participantes, 20 Mesas Redondas com aproximadamente 900 participantes, 19 livros lançados om a presença de  300 pessoas circulando na atividade, 05 atividades culturais, 97 convidados (representantes das Seções Estaduais e Diretorias da ANPAE, de Associações Parceiras no campo da Educação, de Órgãos Governamentais, de Sindicatos e Organizações comunitárias) para as mesas de debates e 105 convidados para os painéis de debates com uma média de 150 participantes.

Enfim, o Simpósio foi concebido como espaço público de convivência nacional de educadores, pesquisadores, estudantes e gestores interessados na construção e avaliação do conhecimento, especialmente da área de política e administração da educação.