Nº 3 - 2025

Eixo 8

Regulação, avaliação de políticas e qualidade da educação





A VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NOS INSTITUTOS FEDERAIS E A REPERCUSSÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Adaildes Bispo Dourado

REGULAÇÃO EDUCACIONAL POR RESULTADOS NOTAS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O TEMA
Aline Bettiolo dos Santos
Elton Luiz Nardi

ESTADO AVALIADOR: IMPACTO NO USO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS
Aline Maria Costa Gonçalves

AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: DEBATES, PRESSUPOSTOS E INICIATIVAS
Altina Abadia da Silva

FORMAÇÃO DE RECURSOS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PROFISSIONAL - CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE TEXTO
Ana Carolina Kayser

A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO PARA RESULTADOS DE APRENDIZAGEM NO RIO DE JANEIRO: UM OLHAR PARA A ATUAÇÃO DOS BUROCRATAS
Ana Cristina Prado de Oliveira
Rosângela Cristina Rocha Passos Felix

AS RELAÇÕES ENTRE GOVERNOS ESTADUAL E MUNICIPAIS NO CEARÁ: A DISSEMINAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO
Arlane Markely dos Santos Freire

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB): PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES DAS REGIÕES BRASILEIRAS
Camila Regina Rostirola
Marilda Pasqual Schneider
Mary Ângela Teixeira Brandalise

O VÍNCULO DAS ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS EXTERNAS COM POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NACIONAL (Pisa)
Carmem Lucia Albrecht da Silveira
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
Sandra Maria Zardo-Morescho

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ELEMENTOS PARA A ANÁLISE DA (AUTO)AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Caroline Figueiredo Belo
Rayanne Iris de Souza Paolicchi da Costa

ROBÓTICA EDUCACIONAL: POLÍTICAS, CONCEPÇÕES, DESAFIOS
Claudia Juliette do Nascimento Araújo Maia
Luciane Terra dos Santos Garcia

POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: UMA FACETA DO ESTADO AVALIADOR
Deiziane da Silva Aguiar

A POLÍTICA DE ACCOUNTABILITY NO ESTADO DO TOCANTINS: PRÊMIO ESCOLA QUE TRANSFORMA
Diogo Teixeira de Castro Silva
Ítalo Bruno Paiva Gonçalves
Celestina Maria Pereira de Souza
Rosilene Lagares

REGULAÇÃO EDUCACIONAL POR RESULTADOS: ACCOUNTABILITY NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM MUNICÍPIOS CATARINENSES
Elton Luiz Nardi
Aline Bettiolo dos Santos

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): REFLEXÕES SOBRE A META 5 NO DISTRITO FEDERAL
Emely Crystina da Sila Viana 
Maria Elena Tavares de Pinho
Girlene Ribeiro de Jesus

RESPONSABILIZAÇÃO ESCOLAR (SCHOOL ACCOUNTABILITY): O QUE DIZEM OS ESTUDOS NO BRASIL?
Eric Ferdinando Passone

REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO E O ENSINO DE CIÊNCIAS
Fernando Lieberknecht
Jorge Alberto Lago Fonseca

NOVO PERFIL DO ESTUDANTE E AÇÕES DE NIVELAMENTO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS:  O QUE DIZEM OS RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (2018-2021)?
Daniella Ribeiro Guimarães Mendes
Geusiani Pereira Silva e Nascimento

REPERCUSSÕES DO DISCURSO DA “EDUCAÇÃO DE QUALIDADE”: AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO NO ESTADO DE PERNAMBUCO
Gleyce Kelly dos Santos Leão
Cibele Maria Lima Rodrigues

PERFIL DOS CONCLUINTES DE LICENCIATURAS DA UnB, UEG E UEMA: ANÁLISE COM BASE NA VARIÁVEL ESCOLARIDADE DA MÃE
José Vieira de Sousa

A AUTONOMIA DAS COMISSÕES PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO E SEU CARÁTER DEMOCRÁTICO
Júlia Flávia Araújo Carvalhaes
Suzana dos Santos Gomes

TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): CONTRIBUIÇÕES PARA POLÍTICAS E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Luciano Toledo Forte
Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo
Daniela da Costa Britto Pereira Lima

PERSPECTIVAS DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA
Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca

INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO SAEB: PRIMEIROS ACHADOS NA LITERATURA ACADÊMICA
Maria Luiza Rodrigues Flores
Melina Mörschbächer
Giselda Siqueira da Silva Schneider

PERFIL DE CONCLUINTES DE PEDAGOGIA: UM RECORTE DE CARACTERÍSTICAS A PARTIR DOS DADOS DO ENADE 2021
Marina Vianna de Souza
Edson Machado de Sousa Filho
Adriana Rezende Vargas
José Vieira de Sousa

O ESTADO AVALIADOR: IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA
Mary Ane de Souza

IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO NO RIO DE JANEIRO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM FOCO
Mayara Faustino

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR NO CONTEXTO PANDÊMICO: ESTUDO A PARTIR DE DOCUMENTOS
Onária Belo de Sousa
Allan Solano Souza

NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO NOS EDITORIAIS DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
Pâmella Tamires A. de Sousa

O IMPACTO DO TEMPO DE PERMANÊNCIA NA GESTÃO ESCOLAR: EXPLORANDO DADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PERNAMBUCO
Paulo Bruno José Ferreira de Brito
Ana Lúcia Félix dos Santos

O DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NOS MARCOS LEGAIS
Renata de Almeida e Rebouças
Maria Edgleuma de Andrade

INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO IF GOIANO CAMPUS AVANÇADO IPAMERI: ABORDAGENS INICIAIS
Rhennan Lazaro de Paulo Lima
José dos Santos Souza

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES PLANEJADAS POR MUNICÍPIOS CATARINENSES
Ricardo Hack
Camila Regina Rostirola

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLETINDO A PARTIR DAS PROPOSIÇÕES DO PNE
Rosiley dos Santos Vieira
Maria Edgleuma de Andrade

O ACIRRAMENTO DA REGULAÇÃO GERENCIAL NA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO E AS REPERCUSSÕES PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA
Sabrina Bucci Rosa
Maria Simone Ferraz Pereira

A ATUAÇÃO DAS COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO NA UFPE: O SEU PAPEL FRENTE AO CRESCENTE NEOCONSERVADORISMO ULTRALIBERAL
Shirley Cristiane Monteiro da Silva
Maria da Conceição Couto da Silva
Raab Albuquerque dos Santos Gomes

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: DADOS DO TRIÊNIO 2020–2022
Thaís Pessoa Ramos
José Vieira de Sousa,

ENTENDIMENTO SOBRE A CONCEPÇÃO DE MATERIALIZAÇÃO DAS  POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
Vitor Sergio de Almeida
Magna França