Nº 3 - 2025

Eixo 9

Planos educacionais e participação social: monitoramento, acompanhamento e avaliação



POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE O INDICADOR 19A DA META 19 DO PNE 2014-2024
Alba Valéria Baensi
Rafaela Marchetti
Claúdia Alencar Lopes

A META 19 DO PNE: UMA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MARANHÃO
Amanda Marinho Bogea
Jusciane do Bom Parto Pinheiro Oliveira

DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: O QUE NOS INFORMA AS NORMAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM ATIBAIA
Augusto Costa e Silva

O PISA NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DA AMÉRICA LATINA
Carlos da Fonseca Brandão
Jhonatan Almada

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: CONSENSOS E CONTRADIÇÕES NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO
Fernanda Karla de S. R. Argolo

AS PERSCPECTIVAS EDUCACIONAIS EM DISPUTA E AS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014 – 2024)
Flaviane Ferreira da Silva

CONFERÊNCIA TERRITORIAL EXTRAORDINÁRIA DE EDUCAÇÃO DO TERRITÓRIO DO SISAL NA BAHIA: DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Gregório Luís de Jesus
Maria Couto Cunha
Maura da Silva Miranda

CENÁRIOS  DA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO: UM OLHAR COMPARATIVO DA META 19 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) NO ANO DE  2020 EM RELAÇÃO AO BRASIL E AO NORDESTE
Henrique Guimaraes Coutinho
Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches

O MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PAÇO DO LUMIAR/MA 2014-2024: DO IDEAL AO REAL
Hilberlene Barbosa Santos Rodrigues
Chiara Maria Fernandes da Silva
Luciana Mesquita Nunes Santos Nascimento

A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): BALANÇO DO CENÁRIO AMAPAENSE
Ilma de Andrade Barleta
Juliana Milena Ferreira Dias
Nayla Lidian Santos do Nascimento

A GESTÃO DEMOCRÁTICA (RE)DIMENSIONADA NO PLANO NACIONAL E NOS PLANOS ESTADUAIS E DISTRITAL DE EDUCAÇÃO: AVANÇOS, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS
Janete Palú
Ângelo Ricardo de Souza

PLANOS DE EDUCAÇÃO E O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS E TENSIONAMENTOS NA OFERTA DA CRECHE
Joélma de Souza Arbigaus
Janete Palú

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ELABORAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ/MA (2014-2023)
Jusciane do Bom Parto Pinheiro Oliveira
Renato Moreira Silva
Severino Vilar de Albuquerque

PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Luzinete Barbosa Lyrio
Nadja Maria Amado de Jesus
Vitalina Silva

OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Márcio Alexandre Barbosa Lima
Ana Elizabeth M. de Albuquerque
Robson dos Santos

A AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERLÂNDIA-MG (2015-2025): O QUE REVELAM OS DADOS?
Marcos Antonio Lima Pereira

TRANSDISCIPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UM PPP DEMOCRÁTICO
Maria Cristina do Nascimento Silva
Verônica Soares Fernandes

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE MOSSORÓ/RN (2017 a 2020)
Maria Goretti da Silva
Gercina Dalva
Eugênia Morais de Albuquerque

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE 2014/2024): AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE PLANOS DE CARREIRA, PSPN E JORNADA DE TRABALHO
Mariana Sayd Bellé

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL: PARTICIPAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DA CONAE
Paulo Vinícius Santos Sulli Luduvice

OS DESAFIOS NO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PALMAS/TO
Poliane Martins Ribeiro
Ana Cléia Gomes da Silva

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO E MONITORAMENTO DE PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Rafael Oliveira Veiga Santos
Regilson Maciel Borges
André Randazzo Ortega

CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS DE PARTICIPAÇÃO
Rafaela Marchetti
Alba Valéria Baensi
Cristina Danielle Pinto Lobato
Marcela Luiz Corrêa da Silva

IMPLEMENTAÇÃO DA META 02 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MIRANDA DO NORTE - MA (2015-2024): DESAFIOS PARA A GARANTIA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Renato Moreira Silva

PARTICIPAÇÃO DOS FAMILIARES NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA E DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Rita de Cássia Rosa da Silva
Maria Carolina Rosa Orlando Barbosa
Renata Pierini Ramos

GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: MOVIMENTO DE LUTA E DISPUTA COMO EXPRESSÃO DA DIREÇÃO E DOMÍNIO DE CLASSE
Roberto Francisco de Carvalho

APRENDIZAGENS AO LONGO DO MONITORAMENTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014–2024
Robson dos Santos
Ana Elizabeth M. de Albuquerque
Gustavo H. Moraes

MONITORAMENTO DAS DESIGUALDADES ASSOCIADAS ÀS METAS DE EDUCAÇÃO: O EXEMPLO DO TEMPO INTEGRAL
Rodrigo Travitzki,

A TRAJETÓRIA DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL (PNE 2001- 2010) (2014 -2024)
Samára Assunção Valles Jorge
Marilda de Oliveira Costa

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM MUNICÍPIOS MARANHENSES: A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS/MA
Severino Vilar de Albuquerque
Jusciane do Bom Parto Pinheiro Oliveira

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESAFIOS PARA O PRÓXIMO DECÊNIO
Simone de Fátima Flach

A DIMENSÃO FORMATIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR
Verônica Soares Fernandes
Maria Cristina do Nascimento Silva

AS CONFERÊNCIAS EXTRAORDINÁRIAS DE EDUCAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA OS NOVOS PLANOS
Vitalina Silva
Luzinete Barbosa Lyrio

AVALIAÇÃO DA/NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (2015-2025) DE TERESINA (PME)
Zélia Maria Carvalho e Silva
Lívia Maria Fraga Vieira