Nº 3 - 2025

Eixo7

Educação, desigualdades, direitos humanos, diversidade e inclusãoeducação, desigualdades, direitos humanos, diversidade e inclusão





ESTUDANTES SURDOS E OS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADES NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR  DO TRIÂNGULO MINEIRO DE 2010-2020
Adriana Cristina de Castro
Lázara Cristina da Silva

EDUCAÇÃO ESPECIAL, O FINANCIAMENTO PÚBLICO COMO GARANTIA DE DIREITOS.
Alberto Lopes dos S. Freitas
Paulo Bruno José Ferreira de Brito

DESIGUALDADES ESCOLARES NA PANDEMIA: QUEM SÃO OS ESTUDANTES COM MAIOR RISCO DE ABANDONO
Amélia Art

TENSÕES DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Ana Cléia Gomes da Silva
Mônica Aparecida da Rocha Silva

DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA EM TRINDADE-GOIÁS
Ana Paula Ferreira

DIREITOS HUMANOS E DIREITOS CULTURAIS: UM DIÁLOGO INTERCULTURAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Angelina Accetta Rojas

EDUCAÇÃO E DECOLONIALIDADE: DISCURSOS SOBRE IMIGRANTES
Antonia de Paula Ribeiro

CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CIEJAs): ALTERNATIVA PARA UMA EJA DE QUALIDADE?
Bárbara Fernanda de Freitas
José Marcelino de Rezende Pinto

COMO VOCÊ QUER QUE EU TE CHAME: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVIOSIONADO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES
Chiara Maria Fernandes da Silva
Luciana Mesquita Nunes Santos Nascimento
Hilberlene Barbosa Santos Rodrigues

O PAPEL DO PROFESSOR E SEUS DESAFIOS NA EJA, NO CONTEXTO DE PRIVAÇÃODE LIBERDADE
Cloris Violeta Alves Lopes

ENSINO SUPERIOR NA ROTA DA INCLUSÃO: NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE E O DIREITOS A EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Duartina Ana Dias

PEGADAS DE PAULO FREIRE: A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS TRABALHADORES DO DISTRITO FEDERAL
Eliene Novaes Rocha
Leila Maria de Jesus Oliveira
Beatriz Miranda Gomes

JOVENS QUILOMBOLAS: UMA LEITURA POR MEIO DA ANTROPOLOGIA CULTURAL
Elzilene Maria Lopes de Souza
Cinara Rejane Viana Arantes Cruvinel

XADREZ: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Eriene Macêdo de Moraes
Cinthia Brenda Siqueira Santiago

ANÁLISE TEÓRICA SOBRE A INFLUÊNCIA DA COLONIALIDADE NOS CURRÍCULOS ESCOLARES
Euza Alves de Souza Tesch

INCLUSÃO ESCOLAR COMO DIREITO SOCIAL: APONTAMENTOS DE ESTUDOS PREGRESSOS (2015-2021)
Franciele Cristina da Silva

IMPACTO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ACESSO E PERMANÊNCIA  DE ESTUDANTES XACRIABÁS DO CAMPUS URUTAÍ DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
Janaína Neves Estrela de Cantuário

UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL MAIS DO QUE NECESSÁRIA PARA UM SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO
João Danilo Batista de Oliveira
Maria Couto Cunha

AS DESIGUALDADES E A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPACTOS DA PANDEMIA E OS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS
Juciley Silva Evangelista Freire

O “NEGACIONISMO DA CIÊNCIA” E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO DE ESCOLARES DO NOVO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DA CIDADE DE PALMEIRAS DE GOIÁS - GO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL
Kátia Pereira Coelho Camargo

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O MÉTODO ONTOLÓGICO MARXISTA: APROXIMAÇÕES E PERSPECTIVAS
Laura Helena de Arruda Silva
Carina Elisabeth Maciel

RELAÇÕES DE GÊNERO NA UNIVERSIDADE: O ESPAÇO OCUPADO PELAS ALUNAS E PROFESSORAS NA UFPB
Laura Suênia Felipe dos Santos
Fabrícia Sousa Montenegro

NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE NAS IES: ORGANIZAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES NA ÁREA NA ÚLTIMA DÉCADA
Lázara Cristina da Silva
Duartina Ana Dias
Vilma Aparecida de Souza
Stella Santana da Silva Jacinto

“MARIA DA PENHA VAI À ESCOLA”: EDUCAR PARA DESNATURALIZAR E COMBATER
Leonara Flores Mergareno
Roberto Silva Pereira

EXPANSÃO DO ACESSO E OS DESAFIOS DA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NEGROS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Maria Carolina Rosa Orlando Barbosa
Aline Cristina de Souza
Rita de Cássia Rosa da Silva

EJA A DISTÂNCIA EM GOIÁS: DAS ESCOLAS RADIOFÔNICAS ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS
Maria Margarida Machado
Hugo Tallyton Lopes Santos

POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Nádia Carvalho Arcênio Fraga
Maria Marta Lopes Flores

PERSPECTIVAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS NA MENSURAÇÃO DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
Naira Muylaert
Willer Moravia

PROMOÇÃO DA IGUALDADE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO: DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Paulo Afonso Tavares

MONITORAMENTO DA META 4 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: AVANÇOS, REFLEXÕES, PERMANÊNCIAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA
Renata Costa Pereira
Kadydja Karla Nascimento Chagas

O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS SOB A PERSPECTIVA DA GOVERNANÇA
Rosiane Dias Rodrigues

UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOCUMENTOS DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NO BRASIL
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
Wylana Cristina Alves de Souza
Samanta Santos da Vara Vanini

O PROCESSO DEMOCRÁTICO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DO DIÁLOGO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ANÁLISE
Sawana Araújo Lopes de Souza
Wilson Honorato Aragão

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE BOURDIEU NO CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE ARTIGOS DA RBPAE NO PERÍODO 2019 A 2023
Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto

RELAÇÕES CAPACITISTAS NA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR EM SANTOS/SP
Ubirajara da Silva Caetano
Rosângela Gavioli Prieto

A EDUCAÇÃO LIBERTADORA DE PAULO FREIRE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO
Uriah Pereira Ferreira
Fabiane Lopes de Oliveira

RELATÓRIO ATAQUES ÀS ESCOLAS NO BRASIL: ANÁLISE DO FENÔMENO E RECOMENDAÇÕES PARA A AÇÃO GOVERNAMENTAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PROPOSTAS DE ENFRENTAMENTO
Vanessa Costa Gonçalves
Andréia Nunes Militão

A INSERÇÃO DA MULHER ESTUDANTE EM CURSOS DE TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE PRODUÇÕES DA ÚLTIMA DÉCADA
Vanessa dos Santos Tavares
Éric Ferdinando Passone

DIRETOR ESCOLAR UM BUROCRATA DE RUA? VIVÊNCIAS NA GESTÃO ESCOLAR JUNTO A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Viviane Fátima Lima do Prado
Samanta Santos da Vara Vanini
Wylana Cristina Alves de Souza

DIREITO À EDUCAÇÃO EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO: UMA REALIDADE (IM)POSSIVEL?
Washington Luis de Andrade Cardoso Jr
Gilvanice Barbosa da Silva Musial
Vanderlei Rocha Lima

“É O QUE A CASA OFERECE”: APONTAMENTOS SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Wylana Cristina Alves de Souza
Samanta dos Santos Vara Vanini
Viviane Fátima Lima do Prado