ESTUDANTES SURDOS E OS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADES NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO TRIÂNGULO MINEIRO DE 2010-2020 Adriana Cristina de Castro Lázara Cristina da Silva
EDUCAÇÃO ESPECIAL, O FINANCIAMENTO PÚBLICO COMO GARANTIA DE DIREITOS. Alberto Lopes dos S. Freitas Paulo Bruno José Ferreira de Brito
DESIGUALDADES ESCOLARES NA PANDEMIA: QUEM SÃO OS ESTUDANTES COM MAIOR RISCO DE ABANDONO Amélia Art
TENSÕES DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL Ana Cléia Gomes da Silva Mônica Aparecida da Rocha Silva
DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA EM TRINDADE-GOIÁS Ana Paula Ferreira
DIREITOS HUMANOS E DIREITOS CULTURAIS: UM DIÁLOGO INTERCULTURAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Angelina Accetta Rojas
EDUCAÇÃO E DECOLONIALIDADE: DISCURSOS SOBRE IMIGRANTES Antonia de Paula Ribeiro
CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CIEJAs): ALTERNATIVA PARA UMA EJA DE QUALIDADE? Bárbara Fernanda de Freitas José Marcelino de Rezende Pinto
COMO VOCÊ QUER QUE EU TE CHAME: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVIOSIONADO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES Chiara Maria Fernandes da Silva Luciana Mesquita Nunes Santos Nascimento Hilberlene Barbosa Santos Rodrigues
O PAPEL DO PROFESSOR E SEUS DESAFIOS NA EJA, NO CONTEXTO DE PRIVAÇÃODE LIBERDADE Cloris Violeta Alves Lopes
ENSINO SUPERIOR NA ROTA DA INCLUSÃO: NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE E O DIREITOS A EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Duartina Ana Dias
PEGADAS DE PAULO FREIRE: A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS TRABALHADORES DO DISTRITO FEDERAL Eliene Novaes Rocha Leila Maria de Jesus Oliveira Beatriz Miranda Gomes
JOVENS QUILOMBOLAS: UMA LEITURA POR MEIO DA ANTROPOLOGIA CULTURAL Elzilene Maria Lopes de Souza Cinara Rejane Viana Arantes Cruvinel
XADREZ: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL Eriene Macêdo de Moraes Cinthia Brenda Siqueira Santiago
ANÁLISE TEÓRICA SOBRE A INFLUÊNCIA DA COLONIALIDADE NOS CURRÍCULOS ESCOLARES Euza Alves de Souza Tesch
INCLUSÃO ESCOLAR COMO DIREITO SOCIAL: APONTAMENTOS DE ESTUDOS PREGRESSOS (2015-2021) Franciele Cristina da Silva
IMPACTO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES XACRIABÁS DO CAMPUS URUTAÍ DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO Janaína Neves Estrela de Cantuário
UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL MAIS DO QUE NECESSÁRIA PARA UM SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO João Danilo Batista de Oliveira Maria Couto Cunha
AS DESIGUALDADES E A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPACTOS DA PANDEMIA E OS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS Juciley Silva Evangelista Freire
O “NEGACIONISMO DA CIÊNCIA” E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO DE ESCOLARES DO NOVO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DA CIDADE DE PALMEIRAS DE GOIÁS - GO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL Kátia Pereira Coelho Camargo
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O MÉTODO ONTOLÓGICO MARXISTA: APROXIMAÇÕES E PERSPECTIVAS Laura Helena de Arruda Silva Carina Elisabeth Maciel
RELAÇÕES DE GÊNERO NA UNIVERSIDADE: O ESPAÇO OCUPADO PELAS ALUNAS E PROFESSORAS NA UFPB Laura Suênia Felipe dos Santos Fabrícia Sousa Montenegro
NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE NAS IES: ORGANIZAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES NA ÁREA NA ÚLTIMA DÉCADA Lázara Cristina da Silva Duartina Ana Dias Vilma Aparecida de Souza Stella Santana da Silva Jacinto
“MARIA DA PENHA VAI À ESCOLA”: EDUCAR PARA DESNATURALIZAR E COMBATER Leonara Flores Mergareno Roberto Silva Pereira
EXPANSÃO DO ACESSO E OS DESAFIOS DA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NEGROS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Maria Carolina Rosa Orlando Barbosa Aline Cristina de Souza Rita de Cássia Rosa da Silva
EJA A DISTÂNCIA EM GOIÁS: DAS ESCOLAS RADIOFÔNICAS ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS Maria Margarida Machado Hugo Tallyton Lopes Santos
POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS Nádia Carvalho Arcênio Fraga Maria Marta Lopes Flores
PERSPECTIVAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS NA MENSURAÇÃO DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS Naira Muylaert Willer Moravia
PROMOÇÃO DA IGUALDADE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO: DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL Paulo Afonso Tavares
MONITORAMENTO DA META 4 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: AVANÇOS, REFLEXÕES, PERMANÊNCIAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA Renata Costa Pereira Kadydja Karla Nascimento Chagas
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS SOB A PERSPECTIVA DA GOVERNANÇA Rosiane Dias Rodrigues
UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOCUMENTOS DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NO BRASIL Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Wylana Cristina Alves de Souza Samanta Santos da Vara Vanini
O PROCESSO DEMOCRÁTICO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DO DIÁLOGO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ANÁLISE Sawana Araújo Lopes de Souza Wilson Honorato Aragão
CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE BOURDIEU NO CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE ARTIGOS DA RBPAE NO PERÍODO 2019 A 2023 Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto
RELAÇÕES CAPACITISTAS NA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR EM SANTOS/SP Ubirajara da Silva Caetano Rosângela Gavioli Prieto
A EDUCAÇÃO LIBERTADORA DE PAULO FREIRE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO Uriah Pereira Ferreira Fabiane Lopes de Oliveira
RELATÓRIO ATAQUES ÀS ESCOLAS NO BRASIL: ANÁLISE DO FENÔMENO E RECOMENDAÇÕES PARA A AÇÃO GOVERNAMENTAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PROPOSTAS DE ENFRENTAMENTO Vanessa Costa Gonçalves Andréia Nunes Militão
A INSERÇÃO DA MULHER ESTUDANTE EM CURSOS DE TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE PRODUÇÕES DA ÚLTIMA DÉCADA Vanessa dos Santos Tavares Éric Ferdinando Passone
DIRETOR ESCOLAR UM BUROCRATA DE RUA? VIVÊNCIAS NA GESTÃO ESCOLAR JUNTO A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA Viviane Fátima Lima do Prado Samanta Santos da Vara Vanini Wylana Cristina Alves de Souza
DIREITO À EDUCAÇÃO EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO: UMA REALIDADE (IM)POSSIVEL? Washington Luis de Andrade Cardoso Jr Gilvanice Barbosa da Silva Musial Vanderlei Rocha Lima
“É O QUE A CASA OFERECE”: APONTAMENTOS SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Wylana Cristina Alves de Souza Samanta dos Santos Vara Vanini Viviane Fátima Lima do Prado