Nº 2 - 2022
Eixo7
Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social.
A ESPECIALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBICO PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE OS ÓRGÃOS DE COORDENAÇÃO NOS ESTADOS
Adriana A. Dragone Silveira
Barbara Cristina Hanauer Taporosky
Carolina Martins Marinho
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: EXPANSÃO E INCLUSÃO?
Adriana Carla Teixeira da Costa Brito
Giselle Cristina Martins Real
GARANTIAS DO DIREITO DE PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Adriane de Lima Penteado
O MOVIMENTO PELA EDUCAÇÃO DOMICILIAR NO BRASIL E O DIREITO À EDUCAÇÃO: BREVE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Ana Eduarda Taras Vaz
Carina Alves da Silva Darcoleto
BRINCAR E EDUCAR: OS DIREITOS DAS CRIANÇAS EM TRATAMENTO DE SAÚDE HOSPITALAR EXPRESSOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Andrea Bruscato
TEMPO INTEGRAL EM TERRITÓRIO URBANO E RURAL: O QUE OS INDICADORES TÊM A DIZER?
Bruna Vicente
Pamela Mota
Rosângela Felix
EDUCAÇÃO ESPECIAL: GESTÃO, INCLUSÃO E EXCLUSÃO
Cidnei Amaral de Mello
Maira Cristiane Benites
JUSTIÇA E EDUCAÇÃO: HÁ ESPAÇO PARA REFLEXÃO NA CONTEMPORANEIDADE ESCOLAR?
Cláudio Nascimento da Costa
PEDAGOGIA DE PROJETOS E O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: DA INTEGRAÇÃO À INCLUSÃO
Cristina Almeida da Silva
Mariângela Camba
POLÍTICAS DE INFORMÁTICA NA ESCOLA: DESCONTINUIDADES E CONSEQUÊNCIAS PARA AS DESIGUALDADES
Danilo Melo de Lima
Cibele Maria Lima Rodrigues
A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA ESCOLA: UMA DISCUSSÃO SOBRE BRANQUITUDE
Débora Cristina Schmidt Evangelista
FINALIDADE EDUCATIVA BRASILEIRA SOB A IMPIEDOSA PERSPECTIVA NEOLIBERAL
Edmar Moreira Alves
EQUIDADE EDUCACIONAL E VULNERABILIDADE SOCIAL NOS TERRITÓRIOS DE GUARULHOS
Emerson Soares Barbosa
Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz
Vanda Mendes Ribeiro
O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM ESTUDO DE ARTIGOS ACADÊMICOS
Erica Esch Machado
Elizabeth Serra
Tania Chalhub
EMPODERAMENTO FEMININO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PELA INFORMAÇÃO PARA GESTANTES DO CRAS DE BANANEIRAS-PB
Evellin Jerônimo de Araújo
Eline Santos Araújo
POLÍTICAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA E OS EFEITOS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL
Fábia Pereira Romão
REFLEXÕES PARA UMA UNIVERSIDADE TRANSCULTURAL: DIÁLOGOS A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL
Fábio Zambiasi
Marlize Rubin-Oliveira
DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGO, CONSCIENTIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA CRECHE COMUNITÁRIA
Fabrícia Sousa Montenegro
Evellin Jerônimo de Araújo
Rosineide de Lima Santos
Thaís Lane Cruz Anieri
PRECARIEDADE OU SINGULARIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL INDÍGENA? REFLEXÕES SOBRE DADOS DE INFRAESTRUTURA NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL
Franceline Rodrigues Silva
Daniel Santos Braga
DIREITO À EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS NEGRAS E COM DEFICIÊNCIA: OUTROS OLHARES POR MEIO DA INTERSECCIONALIDADE
Georgton Anderson da Silva
Shirley Silva
A PROBLEMÁTICA DA ALIENAÇÃO NAS PESQUISAS EM POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL (2008-2018)
Geovani Roberto Kreling
Carina Alves da Silva Darcoleto
O DIREITO À EDUCAÇÃO DAS PESSOAS ANALFABETAS NO BRASIL: ENTRE O LEGAL E O REAL
Hercules Guimarães Honorato
A RESERVA DE VAGAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO: UMA ANÁLISE À LUZ DO PRINCÍPIO DE DIFERENÇA, DE RAWLS
Jessica de Oliveira Araujo
O ENSINO REMOTO COM OS ALUNOS PNE EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA REFLEXÃO POSSÍVEL
Jocélia Nunes Antunes
Lizandra Karine Mota
Marcos Antônio Ribas de Neira
POLÍTICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DO OLHAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Letícia Paloma de Freitas Pereira Silva
Shirley Silva
PRINCÍPIO DA GESTÃO EDUCACIONAL ESTABELECIDO NOS MARCOS LEGAIS DO SISTEMA PRISIONAL
Marcela Rêgo Pimentel
Nauan Galasso Mariz Gomes
Gabriela Sousa Rêgo Pimentel
EXPERIÊNCIA DE UM NÚCLEO DE GÊNERO E RAÇA NO ENSINO MÉDIO EM PERNAMBUCO
Marcelo José de Araújo Batalha
Cibele Maria Lima Rodrigues
RESISTÊNCIA E LUTA POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Mariana de Paula Caetano
Mariangela Camba
Elisabeth dos Santos Tavares
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE GÊNERO: O DIREITO AO USO DO NOME SOCIAL COMO EXPRESSÃO DA LIBERDADE IDENTITÁRIA
Mariana Macahyba Marun
Marcelo Mocarzel
REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO
Marília Taya Amorim Moura
Sayarah Carol Mesquita dos Santos
BREVE ANÁLISE DOS PARÂMETROS NACIONAIS DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL (2018)
Mirian França Santos
Bianca Correa
NEOCONSERVADORISMO E A OFENSIVA ANTIGÊNERO NA EDUCAÇÃO: INVISIBILIZAÇÃO E CONTENÇÃO DE DIREITOS HUMANOS
Neiva Furlin
NOTAS SOBRE DEMOCRACIA E DESIGUALDADE DIGITAL NA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO PANDÊMICO
Noélia Carolina Silva de Melo
Viviane Rauane Bezerra Silva
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE E PARA EGRESSAS DO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DO PARÁ
Orlando Nobre Bezerra de Souza
Ruan Diego Araújo Maciel
UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE: INCLUSÃO DO IDOSO E DIREITO À EDUCAÇÃO
Rita de Cássia da Silva Oliveira
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE: AVANÇOS E RETROCESSOS
Romário da Rocha Sousa
Josenilda Maria Maués da Silva
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA
Sandra Rodrigues da Silva Chang
Shirley Silva
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O DIÁLOGO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DA OBRIGATORIEDADE à PRÁXIS PEDAGÓGICA
Sawana Araújo Lopes de Souza
Wilson Honorato Aragão
CIDADANIA SUBALTERNIZADA: AS LIMITAÇÕES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Serjane de Queiroz Vale Dantas
Karla Emanuelle Gomes Pessoa
Lucas Súllivam Marques Leite
DELINEAMENTO DA PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM CONSELHOS DE DIREITOS
Shirley Silva
Letícia Paloma de Freitas Pereira Silva
Georgton Anderson da Silva
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE CONFLITO COM A LEI NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO SOCIAL
Solange Maria Batista de Souza
HOMOFOBIA NA ESCOLA: FATORES SOCIAIS BRASILEIROS QUE CONTRIBUEM PARA ALTAS TAXAS DE VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS LGBTQIA+
Thiago Luiz Sartori