Nº 2 - 2022

Eixo 2

Política e gestão da educação superior.





POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA POPULAÇÃO NEGRA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA
Alessandra Alfaro Bastos

INTERVENIENTES DA ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR
Ana Amélia Chaves Teixeira Adachi 

EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PRIVATIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE
André Rodrigues Guimarães
Leila Pio Mororó

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: DESAFIOS À GESTÃO ACADÊMICA
Adriana dos Santos Mármori Lima 
Christiane Andrade Regis 

INSERÇÃO DA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA PUC GOIÁS: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA DE IMPLEMENTAÇÃO DA EAD EM CURSOS PRESENCIAIS
Dilma Maria de Rezende Silva
Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita 

O LUGAR DAS ALUNAS E DAS PROFESSORAS NA UFPB: UM OLHAR PARA OS CAMPI DO INTERIOR
Erica Lopes Barbosa
Fabrícia Sousa Montenegro

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES DA BDTD 2010-2020 
Franciele Aparecida Henrique Taveira 
Kelly Cristina da Silva Ruas 
Carina Elisabeth Maciel 

PROJETO ALFA TUNING AMÉRICA LATINA NO BRASIL: METAGOVERNANÇA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
Jeinni Kelly Pereira Puziol

FORMAÇÃO SUPERIOR PRAGMÁTICA, IMEDIATISTA E INTERESSADA, NA MODALIDADE DE EaD E A CUSTO BAIXO: NOVO FILÃO DO MERCADO EDUCACIONAL BRASILEIRO
José dos Santos Souza

O CURSO DE PEDAGOGIA NO PARANÁ E A PEDAGOGIA SOCIAL
Letycia Chylajenko
Kelly Letícia da Silva Sakata

UNIVERSIDADE E EXTENSÃO: TRAJETÓRIAS PARALELAS
Luciana dos Santos Machado Baldoino
Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ NO CONTEXTO DE PLANOS PLURIANUAIS DO ESTADO
Lucineide Barros Medeiros 
Israel Felipe de Sousa Andrade

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: REINVENÇÕES OU MANUTENÇÕES DO CENÁRIO FORMATIVO NO ESTADO DE GOIÁS?
Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca
Fernando Wagner da Costa
Daniela da Costa Britto Pereira Lima

O DESPERDÍCIO DA EXPERIÊNCIA: AS CONTRADIÇÕES DA GESTÃO DO CURRÍCULO E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE
Maria Isabel da Cunha
Maria Janine Dalpiaz Reschke

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O QUE DIZ A CPA DA UNIFAP?
Maria Nazaré do Nascimento Guimarães
Maria Sonale de Queiroz

O PERFIL DOS ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL E SUAS EXPECTATIVAS QUANTO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
Natália Rodrigues Faria 
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO BRASIL
Pollyana Vieira de Andrade 
Daniela da Costa Britto Pereira Lima

AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES PUBLICADAS NOS ANAIS DAS REUNIÕES DA ANPED (2004-2018)
Regilson Maciel Borges
Mary Ângela Teixeira Brandalise

O PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A DEMOCRATIZAÇÃO DA PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: QUESTÕES A DISCUTIR
Regina Celi Alvarenga de Moura Castro
Alda Maria Duarte Araújo Castro

REFLEXÕES SOBRE OS ESTUDOS ACERCA DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Sabrina Borges Ramos de Carvalho
Silvia Helena Andrade de Brito

IMPASSES E POSSIBILIDADES NA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DO EDITAL ATAC 031/2021 DA FFCLRP/USP
Santiago Castigio e Monteiro

ESTUDANTES TRANSEXUAIS E TRAVESTIS NA UFMS: ACESSO POR MEIO DAS COTAS
Tatiane Lima
Carina Elisabeth Maciel