Nº 2 - 2022
Eixo 6
Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação.
O ENSINO REMOTO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Aciléia Cristina Porto Pinheiro
Anatália Dejane Silva de Oliveira
GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DOS CONSELHEIROS ESCOLARES
Alexandre Viana Verde
POLÍTICA EDUCACIONAL, CIDADANIA GLOBAL E DIVERSIDADE TERRITORIAL: ESCOLAS DO CERRADO
Ana Maria de Albuquerque Moreira
Ana Paula Silva Machado
Carmenísia Jacobina Aires
DESAFIOS DO ENSINO REMOTO PARA A GESTÃO ESCOLAR: ANÁLISE DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL
Ana Paula Silva Machado
Alessandra de Oliveira Vilela
GESTÃO DEMOCRÁTICA: A FUNÇÃO POLÍTICA DO CONSELHO ESCOLAR
Antonia Rilzonete de Castro Batista
RELAÇÃO COMUNIDADE ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Arilene Maria Soares de Medeiros
Selma Mendonça Bezerra
DIÁLOGOS ENTRE ARQUITETURA EDUCACIONAL E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO PARTICIPATIVA E EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NA BAHIA
Cândida Maria Santos Daltro Alves
Marciléa Melo Alves Lima
A GESTÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MILITARIZADAS NO BRASIL E O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Carlos Augusto de Medeiros
Maria Vitória Oliveira dos Santos
O PROCESSO DE EMPRESARIZAÇÃO COMO REFERÊNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA CATEGORIA DOCENTE
Débora da Silva Olivo
EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: DESAFIOS DA PANDEMIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira
Alda Siqueira Lage
Tatiane Rodrigues Souza
OLHARES DOCENTES SOBRE A POLÍTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA
Diego Miranda da Silva
Ângela Cristina Alves Albino
Sheila Costa de Farias
O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERSPECTIVA DE DIRETORES(AS) DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MONGAGUÁ-SP
Edmar Lucas Ferreira Sehnem
Angela Maria Martins
AS DIMENSÕES DO CONHECIMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA NA BNCC: EM BUSCA DE SUA ESSÊNCIA
Eliane Maria de Almeida
AÇÕES E ESTRATÉGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA COVID-19: ESTUDOS DE CASOS DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
Elisabete Filomena dos Santos
Eric Ferdinando Kanai Passone
O PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR PARA O FORTALECIMENTO DO CONSELHO DE CLASSE ESCOLAR
Fabianne de Fatima de Jesus da Luz
Áurea Andrezza Silva dos Santos
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO IFSP/2014-2018: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E A EXPRESSÃO DAS DEMANDAS LOCAIS/REGIONAIS
Fernanda Neves Iadocicco
Oséias Santos de Oliveira
ALFABETIZAÇÃO E ENSINO REMOTO: DESAFIOS DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Francisca Edilma Braga Soares Aureliano
REPRESENTATIVIDADE DE PAIS/RESPONSÁVEIS EM CONSELHOS DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE MOSSORÓ-RN
Geniclébia de Oliveira Augusto
Arilene Maria Soares de Medeiros
GESTÃO DEMOCRÁTICA E FORMAÇÃO HUMANA
Gerciane Rondônia Vidal
Edlamar Oliveira dos Santos
UM OLHAR PARA AS INSTÂNCIAS COLEGIADAS COMO MECANISMOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
Giovanna Rodrigues Cabral
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO IFMA CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO: INSTRUMENTO DE CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA?
Giselle Ferreira Amaral de Miranda Azevedo
GESTÃO ESCOLAR NA PANDEMIA: NOVOS E VELHOS DESAFIOS
Glaucilene Sebastiana Nogueira Lima
Elenise Pinto Arruda
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
HOMESCHOOLING: RETRATO DO PASSADO E PRESENTE
Ivana Bittencourt Lima
José Ewerton Feitosa Cruz
Marcela Rêgo Pimentel
GESTÃO DEMOCRÁTICA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA
Izabela Dellangelica Carvalho de Oliveira
RELAÇÕES POLÍTICAS DE PODER ENTRE PROFESSORES, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E GESTORES ESCOLARES EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
Jane Cordeiro de Oliveira
INTERLOCUÇÃO DE GESTORES ESCOLARES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA TEIA EM CONSTRUÇÃO
Jânia Cardoso dos Santos
Simone Leal Souza Coité
Jorge Luiz Oliveira Costa
O CURRÍCULO E A INTERDISCIPLINARIDADE
Jéssica Muniz Braga
Mariângela Camba
A ESCOLA PÚBLICA COMO LOCAL DE TRABALHO HUMANIZADOR: REFLEXÕES INICIAIS
Joelma Alexandre Chumarque
Luana Ferreira de Oliveira
Natalina F. Mezzari Lopes
A IDENTIDADE DO DIRETOR DE ESCOLA E AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Joyce Mary Adam
Lígia Maria Sciarra Bissoli
A PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA: LENTES OUTRAS PARA O CAMPO CURRICULAR
Luana Carneiro Bezerra
Josenilda Maria Maués da Silva
CONSELHO ESCOLAR: ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVA
Luzitana Saraiva de Oliveira Almeida
Arilene Maria Soares de Medeiros
REVISÃO DE LITERATURA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA
Maria José Santos Rabelo
Arlete Maria Monte de Camargo
A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: O CASO DO DISTRITO FEDERAL
Mariana Moreno Dutra
REFORMAS E CURRÍCULO ÚNICO NA PRÁTICA ESCOLAR
Miguel Henrique Russo
MARXISMO: A INFLUÊNCIA SOBRE A PEDAGOGIA E A EMANCIPAÇÃO DO SER
Rafael Martins Farias
Susana Schneid Scherer
Maria de Fátima Cóssio
(RE)ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA PARAENSE EM TEMPOS DE COVID-19: A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR À LUZ DOS NOVOS ORDENAMENTOS JURÍDICOS
Reginaldo do Socorro Martins da Silva
Ney Cristina Monteiro de Oliveira
O ESVAZIAMENTO DO ENSINO DA ARTE NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DA LEI 13.415/17
Renata Baesso Janeiro
Alzira Batalha Alcântara
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DOS DADOS DO PROJETO DA REDE ESTADUAL PAULISTA
Ricardo Alexandre Marangoni
A GESTÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS ESTADUAIS PÚBLICAS NO DISTRITO DO OUTEIRO-BELÉM-PARÁ E SUA RELAÇÃO COM O CONSELHO ESCOLAR
Roberto César de Araújo Silva
José Pedro Garcia Oliveira
GESTÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO GESTOR ESCOLAR NA OFERTA DO ENSINO REMOTO
Sônia Maria Escobar de Matos Ferreira
REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA PRÁTICA COLETIVA BUSCANDO A AUTONOMIA ESCOLAR
Thaís Lane Cruz Anieri
Evellin Jerônimo de Araújo
Fabrícia Sousa Montenegro
Rosineide de Lima Santos
PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Verônica Soares Fernandes