Nº 2 - 2022

Eixo 6

Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação.





O ENSINO REMOTO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Aciléia Cristina Porto Pinheiro
Anatália Dejane Silva de Oliveira

GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DOS CONSELHEIROS ESCOLARES
Alexandre Viana Verde

POLÍTICA EDUCACIONAL, CIDADANIA GLOBAL E DIVERSIDADE TERRITORIAL: ESCOLAS DO CERRADO
Ana Maria de Albuquerque Moreira
Ana Paula Silva Machado
Carmenísia Jacobina Aires

DESAFIOS DO ENSINO REMOTO PARA A GESTÃO ESCOLAR: ANÁLISE DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL 
Ana Paula Silva Machado
Alessandra de Oliveira Vilela 

GESTÃO DEMOCRÁTICA: A FUNÇÃO POLÍTICA DO CONSELHO ESCOLAR
Antonia Rilzonete de Castro Batista

RELAÇÃO COMUNIDADE ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Arilene Maria Soares de Medeiros
Selma Mendonça Bezerra

DIÁLOGOS ENTRE ARQUITETURA EDUCACIONAL E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO PARTICIPATIVA E EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NA BAHIA
Cândida Maria Santos Daltro Alves
Marciléa Melo Alves Lima 

A GESTÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MILITARIZADAS NO BRASIL E O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Carlos Augusto de Medeiros
Maria Vitória Oliveira dos Santos 

O PROCESSO DE EMPRESARIZAÇÃO COMO REFERÊNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA CATEGORIA DOCENTE
Débora da Silva Olivo

EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: DESAFIOS DA PANDEMIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira 
Alda Siqueira Lage 
Tatiane Rodrigues Souza 

OLHARES DOCENTES SOBRE A POLÍTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA
Diego Miranda da Silva 
Ângela Cristina Alves Albino
Sheila Costa de Farias

O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERSPECTIVA DE DIRETORES(AS) DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MONGAGUÁ-SP
Edmar Lucas Ferreira Sehnem
Angela Maria Martins

AS DIMENSÕES DO CONHECIMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA NA BNCC: EM BUSCA DE SUA ESSÊNCIA
Eliane Maria de Almeida

AÇÕES E ESTRATÉGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA COVID-19: ESTUDOS DE CASOS DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
Elisabete Filomena dos Santos
Eric Ferdinando Kanai Passone

O PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR PARA O FORTALECIMENTO DO CONSELHO DE CLASSE ESCOLAR
Fabianne de Fatima de Jesus da Luz
Áurea Andrezza Silva dos Santos

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO IFSP/2014-2018: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E A EXPRESSÃO DAS DEMANDAS LOCAIS/REGIONAIS
Fernanda Neves Iadocicco
Oséias Santos de Oliveira

ALFABETIZAÇÃO E ENSINO REMOTO: DESAFIOS DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Francisca Edilma Braga Soares Aureliano 

REPRESENTATIVIDADE DE PAIS/RESPONSÁVEIS EM CONSELHOS DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE MOSSORÓ-RN
Geniclébia de Oliveira Augusto
Arilene Maria Soares de Medeiros

GESTÃO DEMOCRÁTICA E FORMAÇÃO HUMANA
Gerciane Rondônia Vidal
Edlamar Oliveira dos Santos

UM OLHAR PARA AS INSTÂNCIAS COLEGIADAS COMO MECANISMOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
Giovanna Rodrigues Cabral 

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO IFMA CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO: INSTRUMENTO DE CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA?
Giselle Ferreira Amaral de Miranda Azevedo 

GESTÃO ESCOLAR NA PANDEMIA: NOVOS E VELHOS DESAFIOS
Glaucilene Sebastiana Nogueira Lima
Elenise Pinto Arruda
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares 

HOMESCHOOLING: RETRATO DO PASSADO E PRESENTE
Ivana Bittencourt Lima
José Ewerton Feitosa Cruz
Marcela Rêgo Pimentel

GESTÃO DEMOCRÁTICA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA
Izabela Dellangelica Carvalho de Oliveira

RELAÇÕES POLÍTICAS DE PODER ENTRE PROFESSORES, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E GESTORES ESCOLARES EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
Jane Cordeiro de Oliveira 

INTERLOCUÇÃO DE GESTORES ESCOLARES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA TEIA EM CONSTRUÇÃO
Jânia Cardoso dos Santos
Simone Leal Souza Coité
Jorge Luiz Oliveira Costa 

O CURRÍCULO E A INTERDISCIPLINARIDADE
Jéssica Muniz Braga
Mariângela Camba

A ESCOLA PÚBLICA COMO LOCAL DE TRABALHO HUMANIZADOR: REFLEXÕES INICIAIS
Joelma Alexandre Chumarque
Luana Ferreira de Oliveira
Natalina F. Mezzari Lopes

A IDENTIDADE DO DIRETOR DE ESCOLA E AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Joyce Mary Adam
Lígia Maria Sciarra Bissoli

A PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA: LENTES OUTRAS PARA O CAMPO CURRICULAR
Luana Carneiro Bezerra
Josenilda Maria Maués da Silva

CONSELHO ESCOLAR: ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVA
Luzitana Saraiva de Oliveira Almeida
Arilene Maria Soares de Medeiros

REVISÃO DE LITERATURA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA
Maria José Santos Rabelo
Arlete Maria Monte de Camargo

A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: O CASO DO DISTRITO FEDERAL
Mariana Moreno Dutra

REFORMAS E CURRÍCULO ÚNICO NA PRÁTICA ESCOLAR
Miguel Henrique Russo

MARXISMO: A INFLUÊNCIA SOBRE A PEDAGOGIA E A EMANCIPAÇÃO DO SER
Rafael Martins Farias 
Susana Schneid Scherer
Maria de Fátima Cóssio

(RE)ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA PARAENSE EM TEMPOS DE COVID-19: A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR À LUZ DOS NOVOS ORDENAMENTOS JURÍDICOS
Reginaldo do Socorro Martins da Silva
Ney Cristina Monteiro de Oliveira

O ESVAZIAMENTO DO ENSINO DA ARTE NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DA LEI 13.415/17
Renata Baesso Janeiro
Alzira Batalha Alcântara

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DOS DADOS DO PROJETO DA REDE ESTADUAL PAULISTA
Ricardo Alexandre Marangoni

A GESTÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS ESTADUAIS PÚBLICAS NO DISTRITO DO OUTEIRO-BELÉM-PARÁ E SUA RELAÇÃO COM O CONSELHO ESCOLAR
Roberto César de Araújo Silva 
José Pedro Garcia Oliveira 

GESTÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO GESTOR ESCOLAR NA OFERTA DO ENSINO REMOTO 
Sônia Maria Escobar de Matos Ferreira

REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA PRÁTICA COLETIVA BUSCANDO A AUTONOMIA ESCOLAR
Thaís Lane Cruz Anieri
Evellin Jerônimo de Araújo 
Fabrícia Sousa Montenegro
Rosineide de Lima Santos

PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Verônica Soares Fernandes