Nº 2 - 2022

Apresentação



Este segundo número da publicação "Simpósios Brasileiros da Anpae" foi composto pelos trabalhos apresentados nos dias 31 de agosto a 17 de setembro de 2021, no XXX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae).

O evento teve como tema central a "Comemoração dos 60 Anos da Anpae (1961- 2021)", entidade com forte tradição na área de política e administração da educação, a qual, por meio de sua atuação, congrega pesquisadores e profissionais atuantes em diferentes níveis, modalidades e espaços educacionais.

Por força da pandemia do Covid-19 que atinge o Brasil e o mundo, ceifando inúmeras vidas, algumas delas de integrantes de nossa associação, o Simpósio foi realizado de modo virtual. Esta opção viabilizou um espaço público de convivência nacional de educadores, pesquisadores e gestores interessados na construção e avaliação do conhecimento no campo da política e administração da educação e propiciou subsídios para resistência e enfrentamento da crise, não apenas sanitária, política, social, cultural, educacional, ambiental e econômica vivida em nosso país, adensada nos anos recentes por diferentes agendas reacionárias.

As atividades realizadas no Simpósio contemplaram conferências, mesas-redondas, painéis de pesquisa, sessões de comunicações orais, minicursos e oficinas, as quais vincularam-se aos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1 – Política e gestão dos sistemas de ensino
Trabalhos que tratam de caracterização e análise da organização e gestão de sistemas e redes de ensino e de políticas e programas educacionais relativos à Educação Básica no Brasil e do acompanhamento da sua implementação, considerando particularidades locais, regionais, nacionais e contextos internacionais. 

Eixo 2 – Política e gestão da educação superior
Trabalhos que analisam políticas, gestão e práticas no campo da educação superior (graduação e pós-graduação), que tratam, dentre outros, de temas relativos à expansão; autonomia universitária; acesso, permanência e evasão; regulação, avaliação e qualidade; trabalho docente; mercantilização; internacionalização e transnacionalização; ciência, tecnologia e inovação; produção e difusão de conhecimento.

Eixo 3 – Políticas e práticas de formação dos docentes e gestores escolares
Trabalhos que enfocam políticas, programas e/ou experiências de formação inicial e continuada de professores e gestores, abrangendo, dentre outros, aspectos relativos às concepções e estratégias de formação; tratamento dado à gestão democrática; tecnologias de formação de docentes e gestores escolares.

Eixo 4 – Planejamento, cooperação federativa e regime de colaboração entre sistemas na educação
Trabalhos que enfocam princípios, abordagens e instrumentos de planejamento e de monitoramento da educação no país, explorando, dentre outros, aspectos sobre pacto federativo e organização da educação brasileira; relações interfederativas e garantia do direito à educação; implantação do Sistema Nacional de Educação.

Eixo 5 – Políticas públicas, privatização e financiamento da educação
Trabalhos que discutem a redefinição do papel do Estado; formas de governança; financiamento da educação básica e superior; política de fundos; ação do empresariado nos sistemas educativos; atuação do setor privado na educação pública; diferentes formas de privatização na/da educação e suas implicações na oferta, gestão, currículo, serviços e infraestrutura.

Eixo 6 – Gestão da escola: pedagógica, curricular e organização do trabalho pedagógico
Trabalhos que analisam modelos de gestão da educação básica; gestão democrática e desafios no cenário atual; políticas curriculares e implicações na educação básica; disputas no campo políticas de currículo; BNCC e seus reflexos na educação básica; projeto político-pedagógico e a organização do trabalho escolar.

Eixo 7 – Educação, desigualdade, direitos humanos, diversidade e inclusão
Trabalhos que enfocam diversidade, desigualdade, justiça social, inclusão e direitos humanos em suas inter-relações com a educação e com a política e gestão educacional; abordagens interdisciplinares que estabeleçam interface dos temas com questões afetas ao direito à educação; processos de resistência e de lutas por projetos educacionais e sociais.

Eixo 8 – Regulação, avaliação e qualidade da educação
Trabalhos que discutem a natureza da avaliação, seu sentido e seu alcance na agenda das políticas educacionais do Brasil e de outros países e/ou que tratam de elementos e processos de regulação e avaliação da Educação Básica e sua relação com o tema da qualidade; propostas e/ou experiências que representam contribuições para o avanço de concepções e/ou proposições no campo da avaliação educacional.

Portanto, a publicação dos resumos expandidos das comunicações orais e painéis de pesquisa, além das ementas dos minicursos que foram ofertados no XXX Simpósio Brasileiro da Anpae fica disponibilizado para leitura e download. Esperamos que as contribuições aqui reunidas propiciem debates e proposições que se constituam em trilhas virtuosas na construção de novos rumos para a educação e a sociedade brasileira.